Fear the Walking Dead Temporada 9 Parte 2 chega em outubro.
Apenas um ano após o final da série televisiva The Walking Dead, baseada na banda desenhada homónima de Rick Kirkman, Tony Moore e Charlie Adlard, estão quase a chegar os últimos seis episódios da sua primeira série televisiva spin-off, Fear the Walking Dead. Alguns meses após ter sido exibida a primeira metade da oitava e última temporada, surge o trailer de Fear The Walking Dead Temporada 9 Parte 2, mostrando algumas dos acontecimentos que marcarão o final da história, com estreia agenda nos EUA para dia 22 de outubro, e em Portugal no dia 23 de outubro, às 22h10, no canal por cabo AMC.
Apropriadamente intitulado “A Fight Till The End”, o trailer está repleto de explosões, aventura e – é claro – muitos zombies. O trailer inicia-se com Victor (Colman Domingo) diante de uma questão de vida ou morte – entregar Madison (Kim Dickens) ou enfrentar toda a força do inimigo. Embora não se ouça a sua resposta, podemos presumir qual foi quando o vemos, de seguida, a esmagar cabeças de zombies na companhia de Madison. Com um número impressionante de inimigos, tanto vivos quanto mortos, Victor explica que os dias de Madison no PADRE estão contados – isto é, a menos que ela aceite alguma ajuda. O resto do vídeo mostra alguns rostos familiares e, novamente, muitos zombies.
Chegando a uma conclusão num final com duas partes a 19 de novembro nos EUA (20 de novembro em Portugal), o elenco da Temporada 9 inclui também Lennie James (The Walking Dead), Danay Garcia (Prison Break ), Karen David (Galavant), Rubén Blades (The Josephine Baker Story , Austin Amelio (Everybody Wants Some!!), Jenna Elfman (Dharma & Greg) e Christine Evangelista (The Kill Point).
No final da primeira parte desta temporada, Morgan partiu para encontrar Rick Grimes, deixando o grupo sob a liderança de Madison. Agora que a antiga líder do PADRE (Maya Eshet) e a sua influência desapareceram, Madison pretende transformar o PADRE no porto seguro que o antigo estádio deveria ser. Mas, ao fazê-lo, a ilha torna-se um alvo e também um farol à medida que a notícia de Madison e esta terra de recursos se espalha, atraindo uma atenção indesejada, a qual coloca o PADRE novamente em perigo e coloca em questão se merece ser salvo.
Com apenas seis novos episódios por exibir, a nona temporada de Fear the Walking Dead promete oferecer aos fãs da série um clímax imperdível, reunindo os sobreviventes para um conflito com garra e esperança.
Trailer
O futuro da franquia The Walking Dead
Apesar da conclusão de Fear The Walking Dead, o universo desta franchise está longe de chegar ao fim, continuando a sua expansão através da introdução de novas histórias e personagens neste mundo rico e diverso.
Este verão, estreou nos EUA a primeira temporada de The Walking Dead: Dead City, liderada por Negan (Jeffrey Dean Morgan) e Maggie (Lauren Cohan), a qual tem uma segunda temporada a caminho.
No início deste mês, Norman Reedus retomou o seu papel Daryl como o protagonista da série The Walking Dead: Daryl Dixon, tendo já sido exibidos 2 episódios nos EUA desta série passada em França. Até ao momento, as críticas têm sidos positivas e bastante mais efusivas que as de Dead City.
Para 2024, o universo pós-apocalíptico promete continuar a entreter os fãs de todo o mundo com a estreia da série The Walking Dead: The Ones Who Live, com Rick Grimes (Andrew Lincoln) e Michonne (Danai Gurria), inicialmente anunciada para 2023.
Foi também anunciada, ainda sem data específica, uma nova série antológica, com o título provisório More Tales from the Walking Dead Universe.
Spin-offs indisponíveis em Portugal
Em Portugal, se a série The Walking Dead foi transmitida integralmente no canal por cabo Fox (atualmente disponível por streaming na Netflix e Disney+), o primeiro e segundo spin-offs, Fear The Walking Dead e The Walking Dead: World Beyond, foram transmitidos no canal por cabo AMC (quanto a streaming, estão disponíveis na Prime Video). Todas as 3 séries foram exibidas no nosso país em simultâneo com o seu lançamento nos EUA.
No entanto, esta prática foi alterada em 2022 com o terceiro spin-off, a série antológica Tales of the Walking Dead. Essa série, tal como as recentes séries TWD: Dead City e TWD: Daryl Dixon, continuam inéditas no nosso país, não sendo exibidas na AMC nem nenhum outro canal nem serviço de streaming.
A verdade é que estas séries estão a ser disponibilizadas internacionalmente no serviço de streaming AMC+ nos países onde o mesmo existe. E, portanto, a AMC Networks International Iberia disponibiliza essas 3 séries nesse serviço de streaming aos nossos vizinhos espanhóis. A AMC+ tinha planos para se expandir para vários territórios (de qualquer modo, Portugal não seria um dos países, pelo menos num futuro próximo) mas, devido a reestruturações recentes, a AMC Networks International suspendeu tal plano.
Não é a primeira vez que os portugueses se veem privados de continuarem a visualizar séries de franquias internacionalmente famosas, devido a alterações das políticas internacionais das empresas que as detêm. Em 2021, quando a Paramount decidiu retirar as séries de Star Trek da Netflix na véspera da estreia da 4.ª temporada de Star Trek: Discovery para as colocar somente no serviço de streaming Paramount+, esta série deixou de estar disponível no nosso país, enquanto que no país vizinho a situação foi resolvida ao disponibilizá-la no serviço de streaming gratuito Pluto TV, pertencente à Paramount Global, inexistente em Portugal. Por outro lado, em 2023, foi retirada a 3.ª temporada de Star Trek: Lower Decks da Prime Video, não tendo a 4.ª temporada estreado no nosso país. E, nem com a chegada do serviço de streaming SkyShowtime a Portugal (uma joint venture da Paramount Global e da Comcast), este tipo de situações foi solucionada até ao momento (estando a SkyShowtime Iberia, responsável pelos 2 países ibéricos, localizada em Madrid), mantendo-se também inédita em Portugal a 2.ª temporada de Star Trek: Short Treks, lançada nos EUA entre 2009 e 2010.
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.