Aristóteles

Aristóteles

aristóteles

Aristóteles, de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos.

A Gradiva lança a banda desenhada Aristóteles, da autoria de Tassos Apostolidis e Alecos Papadatos. Este álbum já tinha sido lançado no mercado francófono pela Dargaud em setembro de 2012.

Recorde-se que ambas as bandas desenhadas anteriores cocriadas por Padatos se encontram publicadas no nosso país, Logicomix (Gradiva, 2014) – uma das Leituras Recomendadas do Bandas Desenhadas – e Democracia (Bertrand, 2016), tendo estado, inclusivamente, o autor presente no Amadora BD 2016.

Todos conhecem o nome dele, aparece em todos os livros escolares: «Aristóteles, filósofo grego, nascido em 384 a. C.» É verdade, mas quem era esse Aristóteles que atravessou séculos? O que melhor o caracterizava era ser um homem curioso sobre o mundo. Tudo o fascinava: a astronomia e a biologia, assim como a política e a metafísica. Observava tudo, refletia sobre tudo. O filósofo estava longe de imaginar que, 2300 anos após o seu desaparecimento, as suas teorias continuariam a ser estudadas e discutidas com paixão. E que no século XXI a sua vida e obra seriam contadas em banda desenhada, neste álbum alegre que mistura humor e erudição!

Tassos Apostolidis nasceu em 1947 na cidade grega de Tessalónica. Depois de estudar matemática, trabalhou durante 42 anos como professor do ensino secundário numa escola pública. Em 1973, publicou a obra “Écrits gais pour gens moroses“, e numerosos guiões de banda desenhada baseados nos clássicos da Grécia Antiga. Em 2021, ao lado de Alecos Papadatos, cria a obra Aristóteles. Escreveu e dirigiu peças de teatro e stand-up. É membro da Sociedade de Encenadores Gregos, da Federação Europeia de Encenadores (F.E.R.A.) e da Federação Internacional de Encenadores (M.E.I.).

Alecos Papadatos nasceu em Salónica, na Grécia, em 1959. Depois de se ter licenciado em economia no seu país natal, prosseguiu os seus estudos em França, na Universidade Paris-Sorbonne. Em 1984, mudou completamente de carreira, dedicando-se à banda desenhada. Durante seis anos, trabalhou como animador para os Cartooneurs Associés e para o estúdio Ellipse (filial do CANAL+). Em 1990, Alecos regressa a Atenas juntamente com a sua mulher e colaboradora, Annie Di Donna. Fundou o seu próprio estúdio de produção de desenhos animados, Spicy Toons. Em 2003, começou a desenhar a banda desenhada Logicomix, com argumento de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, que concluiu em 2008. Em 2015, com coargumento de Abraham Kawa, viu publicada a banda desenhada Democracia. Em 2022, é lançada a banda desenhada Aristóteles, com argumento de Tassos Apostolidis.

Aristóteles
TASSOS APOSTOLIDIS, ALECOS PAPADATOS
Editora: Gradiva
Páginas: 216, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 24 x 17 cm
ISBN: 978-989-785-233-6
PVP: 26,50€

Deixa um comentário