
Capital e Ideologia segundo o livro de Thomas Piketty, da autoria de Claire Alet e Benjamin Adam.
A Temas e Debates publica a banda desenhada Capital e Ideologia segundo o livro de Thomas Piketty, da autoria de Claire Alet e Benjamin Adam. Como o nome indica, a obra é uma versão do livro Capital e Ideologia da autoria de Thomas Piketty, com o propósito de transmitir os principais conceitos do mesmo, sob a forma de uma saga familiar.
Thomas Piketty é um economista francês, conhecido pelo seu trabalho sobre a desigualdade económica em todo o mundo. Publicou em 2012 o ensaio O Capital no Século XXI, que vendeu vários milhões de exemplares. Capital e Ideologia ,lançado originalmente em 2019, é uma sequela independente, desenhada para preencher as lacunas daquela primeira obra. De acordo com Piketty, O Capital no Século XXI era “demasiado centrado no Ocidente” e não se baseava suficientemente na história para analisar a evolução das ideologias desigualitárias.
A adaptação desta obra para banda desenhada foi realizada por Claire Alet e Benjamin Adam, tendo sido coeditada em livro pela La Revue Dessinée e a Seuil em 18 de novembro de 2022.
Capital e Ideologia em BD: um fascinante e divertido livro para compreender melhor a obra de Thomas Piketty.
Uma saga familiar que explica as desigualdades mundiais de forma clara, acessível e com toques de humor.
Paris, 23 de fevereiro de 1901. Jules, um rico e privilegiado proprietário numa sociedade hiperdesigualitária, toma o pequeno-almoço enquanto lê o Figaro. Subitamente, o título de uma notícia espoleta a sua indignação (mas não o suficiente que o faça perder o apetite): avizinha-se um novo projeto de imposto sobre o rendimento. Não se trata de algo novo. Desde 1894 (com a exceção de Raymond Poincaré) que todos os ministros das Finanças franceses apresentam um projeto de imposto sobre o rendimento. Todavia, o protesto de Jules neste dia 23 de fevereiro de 1901 será o ponto de partida para uma impressionante e didática viagem que, tomando como matriz a árvore genealógica do nosso protagonista, acompanhará oito gerações enquanto o mundo acontece. Da Revolução Francesa ao eclodir da Primeira Guerra Mundial, da Grande Depressão ao final dos Trinta Gloriosos, da queda do Muro de Berlim à pandemia da COVID-19, os personagens desta história, arquétipos sociais que nos ajudam a compreender o impacto dos fenómenos que vão alterando a conjuntura mundial, juntam-se à grande galeria de nomes bem conhecidos – Adam Smith, Franklin Roosevelt, Richard Nixon, Margaret Thatcher, Donald Trump ou Jair Bolsonaro – para nos contar a história das desigualdades sociais.
Em Capital e Ideologia segundo o livro de Thomas Piketty, que a Temas e Debates faz chegar às livrarias a 12 de outubro, a jornalista Claire Alet e o autor Benjamin Adam exploram, com brilhantismo e humor, os principais conceitos e ideias da obra do professor catedrático na École des Hautes Études en Sciences Sociales e codiretor do World Inequality Lab através de uma divertida saga familiar em banda desenhada – que, enriquecida com gráficos, diagramas, dados estatísticos globais e glossário, aproxima todos os públicos da importantíssima investigação histórica de um dos economistas mais influentes da nossa era.
De onde vêm as desigualdades e porque perduram? Da escravatura ao hipercapitalismo, como justificam as sociedades humanas os seus regimes económicos e políticos? Para responder a estas perguntas, Claire Alet e Benjamin Adam apresentam uma versão em banda desenhada, acessível a todas e todos, do best-seller de Thomas Piketty Capital e Ideologia, sob a forma de saga familiar. Um estudo límpido e com toques de humor para melhor compreender a obra de Thomas Piketty, cujas análises e propostas marcam o pensamento económico de há vinte anos a esta parte. Pierre, o proprietário rural. Jules, o capitalista. Marguerite, a jornalista. Christine, a professora… Da Revolução francesa até aos nossos dias, oito gerações atravessam as épocas para nos fazer viver a evolução das riquezas e dos modelos sociais. Até Léa, uma jovem contemporânea que vai descobrir o segredo pesado que se encontra na origem do património familiar. E, então, a pequena história vai unir-se à grande…
Claire Alet trabalhou como jornalista e, depois, como redatora-chefe adjunta, durante uma quinzena de anos, na revista Alternatives économiques. Ademais, exerceu uma atividade de autora de documentários sobre temas de economia e de história das ideias, difundidos no canal Arte. Desde o início de 2020, codirige uma coleção de literatura jornalística na editora Bayard. Empenhada no combate às desigualdades entre homens e mulheres, foi cofundadora, em 2014, da associação de mulheres jornalistas Prenons la une.
Benjamin Adam é autor de banda desenhada. Tendo-se formado em Artes Decorativas em Estrasburgo, em 2007, trabalha regularmente para La Revue Déssinée, Topo XXI e Libération. Também publica obras
de ficção onde transparecem o seu interesse pelos códigos gráficos e narrativos do documentário e as suas preocupações sociais, políticas e ambientais. Últimas obras publicadas: Lartigues & Prévert (2013, La Pastèque); Joker (2015, La Pastèque); Soon, com Thomas Cadène (2019, Dargaud); Fluide, com Joseph Safieddine e Thomas Cadène (2021, Dargaud) e UOS (2021, Éditions 2024).
Capital e Ideologia segundo o livro de Thomas Piketty
CLAIRE ALET, BENJAMIN ADAM
Editora: Temas e Debates
Páginas: 176, a cores
Encadernação: capa mole
Dimensões: 19 x 25,5 cm
ISBN: 9789896447878
PVP: 20,90€

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.