
As minhas exposições favoritas no AmadoraBD 2023.
Mais uma vez, é chegado aquele momento especial do ano em que a romaria se faz para o AmadoraBD 2023, o maior festival dedicado à 9.ª Arte que se realiza em Portugal.
Para mim, é sempre um momento de controlada euforia poder estar com os meus autores favoritos nas sessões de autógrafos, assistir às palestras (que são muitas e boas), fazer algumas compras e conviver com alguns amigos e experientes editores.
As razões para visitarem o AmadoraBD 2023 são muitas, nomeadamente pela riqueza das exposições.
Exposições que este ano continuam a ser muito cuidadas (embora cenograficamente não tão elaboradas quanto as da edição anterior). Temos quatro exposições comemorativas dos aniversários de quatro personagens relevantes para o público português: os 85 anos do Super-Homem, os 75 anos de Tex (que está na Bedeteca da Amadora e, por isso, não está contemplada neste artigo), os 60 anos da Mônica e os 45 anos do Garfield. Para além destas, temos umas quantas outras que merecem o meu favoritismo.
Por isso, vamos às minhas favoritas!
85 Anos do Super-Homem
Há 85 anos chegava de foguetão ao nosso planeta um bebé oriundo do longínquo planeta Krypton que acabava de explodir.
Encontrado num campo cerealífero por Jonathan e Martha Kent, o bebé Kal-El foi por eles adoptado na pequena cidade rural de Smallville. Aí passou a sua juventude e, ao longo dos anos, foi descobrindo que tinha super-poderes que não eram partilhados pelos outros humanos e que derivavam do sol amarelo que banha a Terra com os seus raios (ao contrário do sol vermelho de Krypton).
Em adulto, Kal-El vai para a cidade de Metropolis e utiliza a sua identidade secreta de Clark Kent para exercer a profissão de repórter no jornal Daily Planet em conjunto com a sua paixão Lois Lane. Humanista por natureza, dedica a maior parte do tempo a lutar contra vilões e a salvar a humanidade, envergando o seu inconfundível uniforme azul e encarnado.
Há 85 anos, os jovens Jerry Siegel (argumentista) e Joe Shuster criaram o personagem do Super-Homem para o número 1 da revista Action Comics. E o resto é (muita) história…
No AmadoraBD 2023 o comissariado da exposição de Super-Homem está a cargo de Andrew Farago e tem a colaboração do Cartoon Art Museum de São Francisco. Nela podemos contemplar a arte de alguns dos famosos ilustradores de Super-Homem ao longo dos tempos, através das suas pranchas, desenhos e esboços originais.
Do lendário Fred Ray com esta capa de Action Comics #44 datada de 1942…
…a Ed Hannigan e o famoso Klaus Janson com a primeira página da World’s Finest #293, de 1983.
A exposição é muito variada graficamente e nela pode encontrar-se a arte do português Miguel Mendonça…

…Jon Bogdanove e o seu revivalismo…



…Patrick Gleason e Mick Gray…
E Bob McLeod, já conhecido dos visitantes do Festival.

Mas os autores expostos não se limitam a estes e os visitantes podem esperar ser surpreendidos por vários desenhos originais e por uma cenografia que mostra toda a força de um herói que caminha a passos largos para os seus 100 anos.

Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.

Amante da literatura em geral, apaixonado pela BD desde a infância, a sua vida adulta passa-a toda rodeado de livros como editor. Outra das suas grandes paixões é o cinema e a sua DVDteca.