O Indispensável da Mafalda

O Indispensável da Mafalda

O Indispensável da Mafalda

O Indispensável da Mafalda, da autoria de Quino.

No próximo dia 29 de setembro de 2024, a Mafalda comemora 60 anos. Entretanto, a chancela Iguana edita a obra O Indispensável da Mafalda.

Da autoria do argentino Quino, a banda desenhada da Mafalda tem, desde maio de 1970, sido apreciada por várias gerações de leitores portugueses em diferentes formatos. As Publicações Dom Quixote lançaram uma primeira antologia denominada 13 Anos com Mafalda, à qual se seguiu o integral Toda a Mafalda, ostentando na capa a frase “da primeira à última tira”, ao longo de 420 páginas. Esta antologia veio a ser engrossada pela Bertrand Editora para 560 páginas, sob o título O Mundo de Mafalda, onde se reuniram as tiras, os inéditos e alguns testemunhos, numa edição alusiva aos 30 anos da personagem.

Mais recentemente, a Mafalda tem vindo a ser publicada quer em pequenos álbuns (p.e., 4 livros pela ASA em distribuição com a revista Visão em 2013 ou 4 livros pela Verbo em 2018) ou em grossos livros comemorativos (Toda a Mafalda: Edição Comemorativa dos 50 Anos, pela Verbo em 2014). A Iguana apresenta este mês uma compilação de 192 páginas com uma seleção das tiras da Mafalda e uma entrevista ao ser criador.

O regresso da irreverente e contestatária Mafalda, que completa 60 anos em 2024.
Originalmente criada para uma campanha de publicidade de eletrodomésticos, Mafalda ficou na gaveta durante cerca de um ano antes de começar a ser publicada como tira cómica num jornal. A partir daí, rapidamente conquistou fãs, tornando-se numa das personagens de BD mais acarinhadas em todo o mundo.
O Indispensável da Mafalda reúne uma seleção das melhores tiras publicadas ao longo de dez anos (1964-1973), agrupadas pelos temas e personagens mais icónicos: A família, O bairro, A escola, Assim vai o mundo, Mafalda e a sopa, As férias, A TV, O Gui, A Susanita, O Filipe, O Manelito, O Miguelito e A Liberdade.
No final do livro há ainda uma entrevista exclusiva a Quino.
Uma das personagens mais icónicas da BD,  a encantadora e contestatária Mafalda, na Iguana!
Mafalda, a irreverente e contestatária criança com angústias existenciais e defensora dos direitos humanos, é uma das personagens de banda desenhada mais acarinhadas de sempre. Através da Mafalda e dos seus amigos, o inigualável cartoonista argentino Quino reflete com um humor crítico sobre política, economia e sociedade em geral. Este livro reúne uma seleção das melhores tiras da Mafalda publicadas ao longo de dez anos agrupadas por temas. No fim, encontra-se uma comovente e reveladora entrevista concedida por Quino ao jornalista italiano Rodolfo Braceli.

Quino, pseudónimo de Joaquín Salvador Lavado, foi um autor de banda desenhada, caricaturista e ilustrador argentino que nasceu em 1932 e que faleceu no dia 30 de setembro de 2020, com oitenta e oito anos. Formou-se em Belas-Artes e trabalhou desde então como desenhador, mas só viu o seu trabalho devidamente reconhecido quando, de uma campanha publicitária malsucedida, nasceu Mafalda, a sua personagem mais emblemática. As tiras de Mafalda foram publicadas ao longo de dez anos em vários jornais argentinos, tendo alcançado um enorme sucesso em diversos países e sido traduzidas para inúmeras línguas. Quino foi distinguido várias vezes. Recebeu o Troféu Palma de Ouro do Salão Internacional de Humorismo de Bordighera, o Prémio B’nai B’rith Derechos Humanos e o Prémio Quevedos de Humor Gráfico (2001). Em 2014, ganhou o prestigiado Prémio Príncipe das Astúrias na categoria de Comunicação e Humanidades.

O Indispensável da Mafalda
QUINO
Editora: Iguana
Páginas: 192, preto e branco
Encadernação: capa dura
Dimensões: 200 x 280 mm
ISBN: 9789897874574
PVP: 19,95€

Deixa um comentário