Koinsky relata… meia dúzia de coisas que sei sobre eles é o título mais recente da coleção Obras de Pratt da Ala dos Livros.
A Ala dos Livros prossegue a coleção Obras de Pratt com a banda desenhada Koinsky relata… meia dúzia de coisas que sei sobre eles.
Em 1959, Hugo Pratt começou a desenhar, a partir de argumentos de diversos autores, bandas desenhadas para publicações de pequeno formato, em preto e branco, da editora britânica Fleetway, como Battle Picture Library, Thriller Picture Library, War Picture Library e War at Sea Picture Library. Até 1963, desenharia 12 bandas desenhadas para aquela editora.
Alguns anos mais tarde, viria a reelaborar algumas dessas bandas desenhadas, retrabalhando-as. Inclusivamente, por exemplo, a banda desenhada “The Big Arena” viria a conhecer mais do que uma versão reescrita publicada. Para além da alteração dos diálogos e da introdução da cor, o plano de Pratt passava por incluir nas mesmas o Major Koinsky, personagem de Os Escorpiões do Deserto, emprestando-lhe, deste modo, memórias de guerra extraídas das histórias assim reescritas e retrabalhadas.
Koinsky relata… meia dúzia de coisas que sei sobre eles compila essas bandas desenhadas retrabalhadas, bem como outras duas que não foram publicadas originalmente no Reino Unido mas sim em Itália.
Os leitores conhecem Koinsky da série Os Escorpiões do Deserto, na qual acompanhámos as suas aventuras militares no norte de África. Koinsky relata … meia dúzia de coisas que sei sobre eles, são histórias retiradas das memórias de guerra que este major polaco escreveu durante a campanha italiana de 1943/45. Estas histórias foram desenhadas por Hugo Pratt durante o período em que permaneceu em Londres (1956-1957) e foram publicadas na revista Corto Maltese entre 1988 e 1992. Das areias do deserto da Líbia às florestas infestadas de japoneses, das lagoas de Comacchio, em Itália, aos prostíbulos em África, estas aventuras de guerra constituem as histórias “menores” de homens que diariamente têm de lidar com as mais variadas situações, as quais, no entanto, marcarão a diferença entre viver ou morrer. Nas 196 páginas que constituem esta obra – que se insere na colecção Obras de Pratt da Ala dos Livros -, o leitor encontra cinco estórias até agora inéditas em álbum em Portugal, bem como um caderno extra que contém aguarelas do autor e textos que as contextualizam.
Hugo Pratt (1927-1995) é unanimemente considerado um dos maiores desenhadores do mundo. As suas obras de banda desenhada, as suas obras gráficas e as suas aguarelas são expostas nos mais conceituados museus, do Grand Palais à Pinacothèque de Paris, passando pelo Vittoriano, em Roma, o Ca’ Pesaro, em Veneza ou o Santa Maria della Scala, em Siena. Pratt definia as suas histórias utilizando o termo “literatura desenhada”. É citado por autores e artistas como Tim Burton, Frank Miller, Woody Allen, Umberto Eco ou Paolo Conte. Viveu em Itália, na Argentina, em Inglaterra, em França e na Suíça. Viajante incansável, atravessou praticamente todo o resto do mundo.
Koinsky relata… meia dúzia de coisas que sei sobre eles
HUGO PRATT
Editora: Ala dos Livros
Encadernação: capa dura
Páginas: 196, cores
Dimensões: 235 x 320 mm
ISBN: 978-989-9108-31-8
PVP: 39,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.