Invencível Temporada 2: Crítica. Estreia 3 de novembro!

Invencível Temporada 2: Crítica. Estreia 3 de novembro!

Invencível Temporada 2 estreia a 3 de novembro.

Invencível Temporada 2 vai estrear em exclusivo na Prime Video em mais de 240 países e territórios de todo o mundo, incluindo Portugal, no dia 3 de novembro. Já vimos os episódios! Esta é a nossa crítica, sem spoilers!

Após a estreia de Invencível Temporada 2 no dia 3 de novembro, segue-se o lançamento semanal de mais 3 episódios até ao final da primeira parte da 2.ª temporada, a 24 de novembro. Quanto aos últimos quatro episódios da 2.ª temporada, serão lançados no início de 2024.

Relembre-se que esta série de animação é baseada na banda desenhada homónima de Robert Kirkman, Cory Walker e Ryan Ottley, inédita no nosso país. A série de BD foi publicada nos EUA pela Image entre janeiro de 2003 e fevereiro de 2018, ao longo de 144 números de revistas, para além de alguns especiais e spin-offs.

Invencível Temporada 2

A série conta a história de Mark Grayson, de 18 anos, que é como qualquer outro rapaz da sua idade – exceto que o seu pai é (ou foi) o super-herói mais poderoso do planeta. Ainda a ressentir-se da traição de Nolan na primeira temporada, Mark luta para reconstruir a sua vida enquanto enfrenta uma série de novas ameaças, ao mesmo tempo que luta contra o seu maior medo – o de se tornar o seu pai sem sequer o saber.

A série é protagonizada por Steven Yeun (Minari) e conta no elenco com nomes como Sandra Oh (Anatomia de Grey), Zazie Beetz (Atlanta), Grey DeLisle, Chris Diamantopoulos (Mrs. Davis), Walton Goggins (Justified), Gillian Jacobs (Community), Jason Mantzoukas (O Ditador), Ross Marquand (The Walking Dead), Khary Payton (Teen Titans Go!), Zachary Quinto (Star Trek: Além da Escuridão), Andrew Rannells (The Prom), Kevin Michael Richardson (Young Justice), Seth Rogen (Salsicha Party, Isto é o Fim!) e J.K. Simmons (La La Land: Melodia de Amor,). Os produtores executivos são Kirkman, David Alpert, Catherine Winder, Simon Racioppa, Margaret M. Dean, Rogen e Evan Goldberg, e os coprodutores executivos são Helen Leigh e Walker.

Invencível Temporada 2

Antes da 2.ª temporada, a Prime Video lançou em julho deste ano um especial, centrado em Atom Eve, o qual é uma prequela da série. Após termos visionado os 4 episódios que constituem a primeira parte da 2.ª temporada, garantimos que não é obrigatória a visualização do especial antes de começarem a ver a 2.ª temporada, mas não há nenhuma razão válida para não o fazer, estando o especial ao mesmo nível de qualidade da primeira temporada. Entretanto, uma terceira temporada está também já confirmada.

Trailer de Invencível Temporada 2

Crítica sem absolutamente nenhuns spoilers

Invencível Temporada 2

Para os que nunca visualizaram a série, é quase impossível discutir a série sem spoilers, uma vez que, ocasionalmente, a série realiza importantes twists que mudam o status quo da mesma. Inclusivamente, tal acontece logo no final do primeiro episódio da primeira temporada e saber o que acontece no seu final antes do visualizar praticamente estraga a experiência pretendida.

Assim sendo, façamos algumas considerações gerais que possam ser lidas por quem nunca visualizou a série, fazendo posteriormente neste artigo algumas considerações exclusivas para os que já visualizaram a primeira temporada.

Quando a primeira temporada se inicia, Mark Grayson, o protagonista, tem 17 anos e é filho de Omni-Man, o super-herói mais poderoso do planeta. E podemos assistir à sua transformação em super-herói quando desenvolve superpoderes num universo semelhante ao nosso, mas no qual existem super-heróis e supervilões, à semelhança de tantos universos que se dedicam a este subgénero. Inclusivamente, muitos personagens piscam o olho mais ou menos descaradamente a outros personagens bem conhecidos de outros universos, preferencialmente à DC Comics.

Os novos episódios, tais como os da 1.ª temporada e o especial, têm entre 43 a 46 minutos, o que não é frequente nas séries de animação. Isto significa também que, por vezes, se é suposto haver um twist específico no final de um episódio, a narrativa tenha de se encaminhar ou lentamente para esse ponto ou ir introduzindo pequenos arcos narrativos secundários que podem ter ou não interesse para o espetador.

Invencível Temporada 2

Por exemplo, apesar da série estar recomendada para maiores de 18 anos, em parte devido à violência, a série apresenta por vezes características mais próprias de séries para adolescentes (relembre-se que alguns dos personagens têm 17 anos no início da 1.ª temporada), como os primeiros relacionamentos amorosos, acabar o secundário, entrar numa faculdade ou perceber o que querem fazer profissionalmente.

Nestes 4 novos episódios, não faltam também o “vilão ou vilões do episódio”, que geram frequentemente pequenos arcos desinteressantes, que em nada ou pouco contribuem para o arco principal.

Invencível Temporada 2

Apesar destas pequenas questões, a série merece a receção que tem tido pelo público e crítica especializada. Tal como outras séries de humanos superpoderosos têm realizado, também esta se baseia numa banda desenhada que mais do que ser sobre super-heróis procura ter uma posição crítica sobre o próprio subgénero e ter um ângulo original.

A banda sonora destes novos episódios está também muito bem conseguida, com o tema “Karma Police” dos Radiohead (primeiro episódio da 2.ª temporada) e “Avalanche” de Nick Cave (no 4.º episódio) muito bem escolhidos.

Após o sucesso da série televisiva The Walking Dead e o fracasso da série televisiva Outcast, ambas baseadas em bandas desenhadas criadas e escritas por Robert Kirkman, Invencível merece o sucesso que tem tido por mérito próprio.

Caso nunca tenham visualizado a série, fiquem na leitura deste artigo por aqui e deem uma oportunidade à série televisiva para verem se vai de encontro aos vossos gostos. Caso já tenham visualizado a primeira temporada, está na altura de continuarem a ler o artigo com alguns spoilers relativos à primeira temporada (mas não há segunda, não se preocupem).

Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.

SEGUINTE »

Deixa um comentário