Blacksad 7

Blacksad 7

blacksad 7

Blacksad 7: Então, Tudo Cai – Segunda Parte, da autoria de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido.

A Ala dos Livros prossegue a edição da série Blacksad, da autoria de Juan Díaz Canales e Juanjo Guarnido, com a publicação de Blacksad 7: Então, Tudo Cai – Segunda Parte. Este álbum foi originalmente editado a 3 de novembro deste ano pela editora francesa Dargaud.

Relembra-se que a Ala dos Livros encontra-se também a reeditar os 5 primeiros álbuns da série (tendo, no nosso país, os 4 primeiros sido publicados pela ASA e o quinto pela Arcádia), já tendo reeditado os primeiros dois volumes.

Ao efectuar algumas investigações sobre Solomon, o grande construtor em Nova Iorque que está na origem da imensa ponte que se encontra em construção, Blacksad descobre que o império do falcão se encontra edificado sobre um amontoado de cadáveres, e que Iris Allen, a directora do teatro, não é a sua primeira vítima. Caindo numa armadilha montada por Solomon, Weekly é acusado de assassínio. Inicia-se então para Blacksad uma verdadeira corrida contra o tempo. E enquanto Blacksad tenta reunir provas que inocentem o seu amigo e permitam derrubar o arquitecto, reencontra Alma, o seu amor do passado, cujo papel neste caso será determinante.
Segundo e último tomo do díptico realizado pelos mestres Juanjo Guarnido e Juan Diaz Canales, Então, Tudo Cai – Segunda Parte, é editado em Portugal pela Ala dos Livros, em simultâneo com a edição francesa.

Juan Díaz Canales nasceu em Madrid, Espanha, em 1972. Começa a ler banda desenhada desde muito novo, antes ainda de se interessar por desenhos animados! E é da animação que, aos 18 anos, fará a sua profissão, ao ingressar num estúdio de desenhos animados chamado “Lápiz Azul”, onde conheceu Juanjo Guarnido.
Juan permanece em Espanha enquanto Juanjo é contratado para trabalhar nos novos estúdios de animação da Disney, em Paris. Mas a distância não os impede de pensar num projecto de BD que virá a obter um tremendo êxito: Blacksad.
Entretanto, Juan Díaz Canales continuou a frequentar a Escola de Belas Artes na Universidade de Madrid, até que em 1996, funda com Teresa Valero e mais dois designers uma empresa de animação chamada “Tridente Animation”.
A partir dessa altura a sua actividade profissional divide-se entre a sua faceta de desenhador de pré-produção para séries de televisão e longa-metragens de animação, e a de argumentista de banda desenhada que inclui títulos como “Los Patricios”, com Gabor, “Fraternity”, com José Luis Munuera, para além de assinar, com Rubén Pellejero, as novas aventuras de Corto Maltese.
Em 2016 escreveu e desenhou “Como Viaja a Água” (a sua primeira obra como autor a solo) e em 2020, assina com Teresa Valero o argumento de “Gentlemind”.

Juanjo Guarnido nasceu em Granada, Espanha, em 1967. Com o Curso de desenho obtido na Faculdade de Belas Artes de Granada, participa na realização de diversos fanzines e trabalha esporadicamente com a Cómics Forum (uma chancela da Planeta DeAgostini) para a edição espanhola da Marvel, o que lhe permite chegar a um público bastante alargado. Nos inícios dos anos 90 muda-se para Madrid, dedicando-se à realização de storyboards para diversas produtoras de televisão e em 1993 muda-se para Paris, passando a integrar os estúdios Walt Disney em Montreuil, estúdios onde trabalha como animador até ao seu encerramento.
Adepto de longa data da banda desenhada europeia, inicia pacientemente aquilo que será o longo processo de produção do seu primeiro álbum, o tomo 1 da série “Blacksad” (Dargaud), publicado no ano 2000.
Para além desta obra magna que conta até à data com 5 títulos publicados e vários prémios, Guarnido assina posteriormente projetos como “Sorcelleries” (Dargaud), com Teresa Valero, ou “Voyageur” (Glénat, projeto coletivo). Entre os seus trabalhos mais recentes, destacam-se “O Burlão nas Índias”, desenvolvido em parceria com o francês Alain Ayroles e a série Blacksad da qual a Ala dos Livros publicou também o Então, Tudo Cai, o sexto e sétimo volumes da série, pela primeira vez editado em duas partes.

Blacksad 7: Então, Tudo Cai – Segunda Parte
JUAN DÍAZ CANALES, JUANJO GUARNIDO
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 54, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-9108-35-6
PVP: 17,50€

Deixa um comentário