As Cidades Obscuras: O Regresso do Capitão Nemo, da autoria de François Schuiten e Benoît Peeters.
A Colecção Novela Gráfica VII da Levoir encerra com As Cidades Obscuras: O Regresso do Capitão Nemo, uma obra de um duo de autores dos quais já tinha publicado dois livros em coleções anteriores, nomeadamente a reedição de A Febre de Urbicanda na série V (2009) e a edição integral de Rever Paris na série VI (2010).
Na verdade, François Schuiten e Benoît Peeters criaram a série As Cidades Obscuras (da qual A Febre de Urbicanda é o 2.º tomo) na década de 80 do século passado. Até ao momento, foram publicados 12 volumes, para além de 15 hors-séries e 2 catálogos de exposições no mercado francófono.
O Regresso do Capitão Nemo, o 12.º volume de As Cidades Obscuras, é o mais recente álbum da série, tendo sido editado pela Casterman no mercado francófono a 25 de outubro deste ano e conhecendo a versão portuguesa pela Levoir no dia 2 de novembro. Como o título indica, baseia-se na obra de Júlio Verne.
Apesar de se tratar do derradeiro volume da Colecção Novela Gráfica VII, não foi possível que o design da capa, da lombada e da contracapa seguissem as regras da referida coleção.
Este livro é uma mistura de banda desenhada, narrativa ilustrada e a história de Júlio Verne, que se instalou em Amiens, onde em breve será erguida uma monumental escultura de bronze do Nauti-polvo. Desta forma, os autores de As Cidades Obscuras dão vida a uma personagem inesquecível que virou a imaginação de pernas para o ar…
O Regresso do Capitão Nemo, é baseado no romance de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas, publicado entre 1869 e 1870, que conta as aventuras de três náufragos capturados pelo Capitão Nemo, um inventor e marinheiro que viaja pelos mares no seu navio Nautilus.
Uma criatura híbrida emerge das águas. Parte criatura animal, parte embarcação subaquática, o Nauti-polvo transporta um homem com amnésia. Onde é que esta pequena embarcação o levará enquanto viaja por lugares mais ou menos familiares? “Capitão, eu era um capitão… Eu sou o Capitão Nemo. Com imagens impressionantes a preto e branco, a história segue o herói dos romances de Júlio Verne Vinte Mil Léguas Submarinas e A Ilha Misteriosa, para quem Schuiten e Peeters imaginam um novo destino.
As Cidades Obscuras 12: O Regresso do Capitão Nemo
Inspirada na obra de Júlio Verne
FRANÇOIS SCHUITEN, BENOÎT PEETERS
Editora: Levoir
Páginas: 96, preto e branco e cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23 x 31 cm
PVP: 13,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.