Tóquio Zombie, de Yusaku Hanakuma.
A Sendai e a Chili Com Carne coeditam Tóquio Zombie, da autoria de Yusaku Hanakuma. Esta manga foi originalmente produzida entre 1998 e 1999 para a revista bimestral Ax da editora japonesa Seirinkogeisha. A banda desenhada insere-se no estilo heta-uma, apresentando a edição portuguesa uma posfácio da autoria de Hetamoé a contextualizar este estilo.
A manga Tóquio Zombie tem sido publicada em diversos países e teve, inclusivamente, uma adaptação para o cinema em 2005, realizada por Sakichi Sato (cf. imagem).
No dia 2 de dezembro, pelas 16h00, a obra é apresentada por Hetamoé na Fundação Oriente, sita em Lisboa.
Publicar um livro de zombies depois da primeira década deste milénio pode parecer um ato anacrónico, mas eis que Tóquio Zombie, de Yusaku Hanakuma, é muito mais do que uma cómica história de terror, pois vive da grande tradição das narrativas de zombies em que se critica o status quo. Tudo começa nos aterros do Fuji Negro, onde lixo e cadáveres são enterrados sem qualquer pudor, e que acaba por dar origem a uma praga zombie que mudará o mundo. E é lá que encontramos os nossos heróis Fujio e Mitsuo, operários fabris praticantes de jiu-jitsu. Mas será que esta arte marcial que dá-lhes vantagem de sobrevivência na maldição zombie, também os ajudará a resistir a uma nova sociedade distópica entre muralhas? Entre burgueses, porcos e escravos, eles devem lutar para sobreviver numa Tóquio Zombie!
Esta obra foi produzida entre 1998 e 1999 para a revista AX, insere-se no estilo “heta-uma” (mau, mas bom) e apesar do seu grafismo destabilizador, teve uma adaptação para cinema em 2005, pelo realizador Sakichi Sato, com participações dos atores Tadanobu Asano (Ichi, o Assassino) e Show Aikawa (Dead or Alive).
Exclusivo da edição nacional, um posfácio a contextualizar o heta-uma pela artista e pesquisadora portuguesa Hetamoé.
Da presente edição foram feitos 200 exemplares com uma capa e sobrecapa diferentes, inseridos na coleção Rubi da Associação Chili Com Carne.
Yusaku Hanakuma nasceu em Tóquio, em 1967. Aos 20 anos, de dia trabalhava numa fábrica de extintores e à noite desenhava histórias que enviava para revistas de mangas. Tudo mudou quando ganhou o segundo Prémio Nagai Katsuichi, da revista Garo. Pouco tempo depois, despediu-se da fábrica para dedicar-se ás mangas a tempo inteiro. Os seus personagens Afro e Careca estão em praticamente todas as suas criações. Adora filmes, luta livre e artes marciais. É faixa preta em jiu-jitsu brasileiro. A sua banda favorita são os Kamaboiler e já foi convidado para ilustrar a capa de um álbum deles. Além de mangas, faz ilustrações para campanhas publicitárias, livros e produtos próprios que podem ser comprados em seu site.
Tóquio Zombie
YUSAKU HANAKUMA
Editora: Sendai | Chili Com Carne
Páginas: 160, a preto e branco
Encadernação: capa mole (Sendai) | rústica, com sobrecapa (Chili Com Carne)
Dimensões: A5
ISBN: ISBN: 9789895493487
PVP: 15,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.