A Ilha

A Ilha

a ilha

A Ilha, da autoria de Mayte Alvarado.

No final de outubro, a Levoir lançou a banda desenhada A Ilha, da autoria da espanhola Mayte Alvarado. Esta obra, lançada originalmente em 2021 pela chancela espanhola Reservoir Books do Penguin Random House Grupo Editorial, foi galardoada no país vizinho com o Prémio ACDCómic – Asociación de Críticos y Divulgadores de Cómic na categoria de Melhor Autora Revelação e o Prémio Antifaz do Salón del Cómic de València para a Melhor Obra Nacional.

Esta publicação portuguesa apresenta formato, papel e tipo de impressão idênticos ao da edição espanhola.

Entretanto, quanto às duas outras obras anunciadas pela editora para o último trimestre, a Levoir comunicou que quer Ovelha de Zeina Abirached, quer A Árvore Despida de Keum Suk Gendry-Kim, têm o seu lançamento adiado para janeiro de 2024 devido ao anunciado ataque informático à gráfica onde são impressos os livros, o qual já tinha impedido o lançamento atempado da obra Léa Não se Lembra como Funciona o Aspirador.

Os habitantes da ilha vivem sob a ameaça de uma antiga lenda: um conto de marinheiros segundo o qual uma grande onda chegará um dia para varrer tudo no seu caminho e submergir as suas casas nas profundezas do oceano. As personagens que dão vida a esta história percorrem a sua paisagem nua e crua: uma jovem rapariga que reflecte sobre os limites do seu pequeno mundo, um homem que vive a dor de uma perda grave e um cão que parece ser o devaneio vivo da lenda da ilha.
A solidão é um dos temas desta obra, algo que pode acontecer a qualquer um de nós, mesmo quando estamos rodeados de multidões, mas que é potenciado pelo ambiente fechado e isolado, tanto física como mentalmente, em que A Ilha decorre, onde quase todas as personagens secundárias só olham para si próprias. Mas a culpa também desempenha um papel importante, sobretudo para o louco, e a decisão da protagonista de não ser mãe, algo que os coloca a ambos no mesmo sítio, não só física, mas também mentalmente.

Mayte Alvarado

É uma autora de banda desenhada, nascida em Badajoz em 1978. Estudou Comunicação Audiovisual, o que a ajudou a trabalhar em empresas de produção audiovisual. Desde 2013 que trabalha como ilustradora e argumentista de banda desenhada em obras como E-19 (2015), Descalzos: los doce apóstoles de México (2017), El lago (2018) e, em colaboração com Borja González, o díptico Jardín / Una caja vacía (2019).

A Ilha
MAYTE ALVARADO
Editora: Levoir
Páginas: 152, a cores
Encadernação: cartonada com acabamento rústico
Dimensões: 200 x 265 mm
ISBN: 9789896829261
PVP: 27,90€

Deixa um comentário