Fukushima

Fukushima

fukushima

Fukushima: Crónica de um desastre sem fim, da autoria de Bertrand Galic e Roger Vidal.

Em outubro, a Gradiva publicou Fukushima: Crónica de um desastre sem fim, da autoria de Bertrand Galic e Roger Vidal. Este álbum de banda desenhada foi originalmente editado em França pela editora Glénat em 3 de março de 2021.

Japão, 11 de março de 2011.
Um terrível terramoto deu origem a uma enorme onda, que atingiu o nordeste do país com toda a força. É aí que se situa a central elétrica de Fukushima Daiichi. A violência sem precedentes do cataclismo conduziu a um acidente nuclear devastador. Como devemos reagir ao caos? O que fazer quando o inconcebível acaba de acontecer? Masao Yoshida, o diretor da central, tem de responder com urgência. A reputação do país está em jogo e as vidas dos seus colaboradores e concidadãos dependem disso. Os primeiros cinco dias serão decisivos. Num cenário catastrófico, em que os edifícios estão mergulhados na escuridão, as explosões multiplicam-se e a radiação se torna-se cada vez mais tóxica, há que tomar decisões difíceis. Mais tarde uma comissão de inquérito ouve o testemunho de Yoshida, para compreender a magnitude da tragédia que tiveram de enfrentar.
Este é o seu relato.

Bertrand Galic (França, 1974) é professor e argumentista. Profundamente ligado à Bretanha, a região inspirou as suas primeiras histórias. Le Cheval d’Orgueil foi publicado em 2015 pela Soleil, na coleção “Noctambule”. Nuit noire sur Brest, escrito em conjunto com Kris, foi publicado um ano mais tarde pela Futuropolis. Combinando as suas paixões comuns pela história e pelo desporto, o duo também publicou Un Maillot pour l’Algérie (Dupuis, coleção “Aire libre”), Sept Athlètes (Delcourt) e Violette Morris – À abattre par tous moyens (Futuropolis). Para a coleção “Noctambule”, Bertrand regressou com Les voyages de Gulliver – De Laputa au Japon, publicado em 2020. Fukushima – Chronique d’un accident sans fin, publicado em 2021, foi o seu primeiro álbum para a Glénat.

Roger Vidal (Espanha, 1992) tem banda desenhada publicada no país vizinho desde 2015. O seu álbum Ojos Grises com argumento de Fernando Llor (argumentista publicado em Portugal com a obra O Espírito do Escorpião: A Máscara do Genocídio de Srebrenica, Menção Honrosa da Categoria de Argumento Estrangeiro nos Prémios Bandas Desenhadas 2019), editado em 2016 pela Evolution Comics em Espanha, conheceu publicação francesa pela EP Media em 2018. O primeiro trabalho original editado em França foi Fukushima, pela Glénat, em 2021. Seguiu-se no mesmo ano Macadam Shooters – Vol. 1, Chef du Clan, com argumento do francês Mike Zonnenberg, publicado pela Jungle. Em 2023, novamente com Galic, foi publicado o álbum La petite fille et le postman na Vents d’Ouest.

Fukushima: Crónica de um desastre sem fim
BERTRAND GALIC, ROGER VIDAL
Editora: Gradiva
Páginas: 136, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 284 x 210 mm
ISBN: 978-989-785-248-0
PVP: 27,50€

Deixa um comentário