Tamanhas Eram as Alegrias

Tamanhas Eram as Alegrias

tamanhas eram as alegrias

Tamanhas Eram as Alegrias, a adaptação para banda desenhada da obra de George Orwell por Sean Michael Wilson e Jaime Huxtable.

Dois anos após ter publicado a adaptação para banda desenhada da obra de George Orwell 1984: Novela Gráfica, a chancela Cavalo de Ferro publica mais uma adaptação da obra de Orwell, desta feita Tamanhas Eram as Alegrias, com argumento de Sean Michael Wilson e Jaime Huxtable.

Tamanhas Eram as Alegrias é um ensaio biográfico de Orwell sobre os seus anos de criança, enquanto aluno na escola preparatória de St. Cyprian’s (1911-1916). A primeira versão da obra foi publicada postumamente na revista Partisan Review, em 1952. O ensaio foi tendo diferentes versões até ao ano 2000, com a publicação da obra Completed Works, na qual o texto original de Tamanhas Eram as Alegrias foi integralmente restaurado, incluindo os nomes verdadeiros dos profissionais e colegas da escola.

Quanto à presente adaptação para banda desenhada, foi originalmente editada no Reino Unido pela Pluto Press em agosto de 2021.

Escrito em 1947, mas apenas publicado após a morte de Orwell, em sucessivas edições expurgadas, Tamanhas Eram as Alegrias é a descrição pretensamente fiel dos anos de formação do autor de 1984 e de A Quinta dos Animais, entre os oito e os treze anos, de 1911 a 1916, enquanto aluno no colégio interno de St. Cyprian’s, em Inglaterra. Conhecido pela sua crítica aos mecanismos do Poder e da Autoridade, Orwell narra a sua experiência pessoal, as prepotências e as iniquidades que sofreu nessa escola de elite, tecendo uma implacável crítica aos métodos de ensino da época, dirigidos à perpetuação de uma sociedade inglesa classista e injusta. Esta elogiada versão, com adaptação de Sean Michael Wilson e ilustrações de Jaime Huxtable, repõe e traduz visualmente todo o poder imagético do texto original de Orwell.

George Orwell (1903–1950), pseudónimo de Eric Arthur Blair, nasceu na Índia e frequentou o prestigiado colégio interno inglês de Eton. Combateu ao lado dos republicanos na Guerra Civil Espanhola e, durante a Segunda Guerra Mundial, serviu a organização britânica Home Guard e trabalhou para a BBC. Tornou-se colaborador do Tribune e, mais tarde, correspondente de guerra do Observer. A par com a sua produção jornalística, Orwell dedicou-se ao ensaio, à poesia e à ficção. A alegoria política A Quinta dos Animais, publicada em 1945 e, um ano mais tarde, a distopia 1984 abriram caminho para a fama internacional de Orwell, uma das figuras mais destacadas e influentes da literatura do século XX.

Sean Michael Wilson é um argumentista de banda desenhada, nascido em Edimburgo, na Escócia. Tem mais de 40 bandas desenhadas publicadas nos EUA, Reino Unido e Japão. Com nomeações para os prémios Eisner e Harvey, tem vindo a ser galardoado com outros prémios de outras entidades, incluindo, em 2016, ter sido o primeiro britânico a receber o Prémio Internacional de Manga pelo governo japonês, conjuntamente com Akiko Shimojima, pela obra Secrets of the Ninja.

Jaime Huxtable é um autor de banda desenhada que reside em Worthing, em West Sussex, na Inglaterra. A adaptação para banda desenhada da obra de George Orwell Tamanhas Eram as Alegrias, com o argumentista Sean Michael Wilson, foi publicada pela Pluto Press em agosto de 2021 e apoiada com financiamento público da National Lottery através do Arts Council England. Outros trabalhos incluem a série lo-fi de crimes sobrenaturais Drowse (com Frank Verano e Nick Klinger) ou uma banda desenhada sobre a história da Federação Geral de Sindicatos (General Federation of Trade Unions: 120 Years Supporting Unions, também com Sean Michael Wilson), para além da aplicação de banda desenhada interativa o aplicativo de história em quadrinhos interativo Think Like Churchill (publicado para iPhone/iPad, da Touchpress), em que o leitor é solicitado a se colocar no lugar do líder do tempo de guerra. Alguns dos seus projetos anteriores incluem G Bear & Jammo, bem como Makers of Monsters (com o argumentista Mark Pembrey), Off the Rails (publicado na antologia Brighton: The Graphic Novel e escrita por Rob Simpson) e The Afanc (um webcomic sobre um monstro do lago que se parece muito com um castor). 

Deixa um comentário