As Aventuras de Tintin: As Joias de Castafiore (Versão da revista Tintin), da autoria de Hergé.
Em 1963, foi editado pela Casterman o álbum As Aventuras de Tintin: As Joias de Castafiore, da autoria de Hergé. Esta banda desenhada tinha sido pré-publicada, simultaneamente na Bélgica e Holanda, respetivamente nas revista Tintin e Kuifje (a revista Tintin holandesa), entre 4 de julho de 1961 e 4 de setembro de 1962 (e, com um desfasamento de 16 dias em França, na revista Tintin francesa, entre 20 de julho de 1961 e 20 de setembro de 1962).
Para celebrar os 60 anos da edição do 21.º álbum de As Aventuras de Tintin, é lançada a obra As Aventuras de Tintin: As Joias de Castafiore (Versão da revista Tintin), na qual se apresenta a versão desta banda desenhada, tal como foi publicada no referido hebdomadário. Por outro lado, o livro é complementado por um dossier de 14 páginas, ricamente ilustrado, no qual são feitos diversos apontamentos sobre a criação da obra.
Esta versão de As Joias de Castafiore foi realizada a partir das cianotipias destinada à publicação na revista Tintin, as quais foram alvo de um minucioso restauro. Esta versão é também mais fiel às cores originais do que a própria revista Tintin, que muitas vezes tinha erros de calibragem e era prejudicada pela má qualidade do papel.
A existência de duas versões de cada banda desenhada de As Aventuras de Tintin, era uma prática comum desde O Templo do Sol (a primeira BD publicada na revista Tintin, que corresponde ao 14.º álbum). Hergé adquiriu o hábito de fazer modificações nas imagens para apresentar a versão melhor conseguida no suporte final, o álbum.
Na versão em álbum de As Joias de Castafiore, por exemplo, Hergé acrescenta pormenores esquecidos (como o relógio de pulso de Tintin numa vinheta), altera itens decorativos, adiciona personagens em várias cenas de grupo, divide vinhetas para modificar a cronologia, modifica ligeiramente enquadramentos de vinhetas, entre outras alterações. Deste modo, a primeira versão, realizada para a revista Tintin, difere consideravelmente da que Hergé elaborou para a edição definitiva.
Quanto à capa desta edição comemorativa é inédita, sendo baseada no primeiro esboço realizado por Hergé para a capa do álbum.
No início dos anos sessenta, Hergé é um homem realizado.
As Aventuras de Tintin são agora distribuídas em muitos países e a notoriedade do seu autor é crescente. Nessa época, Hergé começa a distanciar-se da banda desenhada, para se interessar pela arte contemporânea. Além disso, quando mergulha na criação de uma nova aventura de Tintin, é pelo prazer de subverter os códigos que ele próprio estabelecera.
É assim que, com As Joias de Castafiore, ele entrega o seu trabalho mais inesperado.
Antes de projetar a edição definitiva, conhecida no mundo inteiro, o desenhador tinha elaborado uma primeira versão, publicada na revista Tintin, e cujos originais estavam adormecidos nos seus arquivos, há 60 anos. Restaurados com cuidado e minúcia, esses documentos permitem-nos hoje oferecer-lhe a história de As Joias de Castafiore, tal qual apareceu, na íntegra, na revista para jovens dos 7 aos 77 anos, entre 1961 e 1962.
Hergé era o pseudónimo de Georges Remi. Nascido a 22 de maio de 1907 em Etterbeek, assinou inúmeras ilustrações para revistas de escuteiros durante a sua juventude sob o nome de Hergé. Foi em 10 de janeiro de 1929 que “deu à luz” o repórter Tintin nas páginas do Petit Vingtième, suplemento juvenil de um jornal diário católico belga. O seu herói rapidamente se tornou a personagem mais emblemático da BD francófona. Curioso por tudo o que compõe o seu século, Hergé colecionou imagens e signos míticos e históricos. Através da sua arte de desenhar e da sua ciência de contar histórias, ele deu à BD europeia o reconhecimento mundial inquestionável. Faleceu em 3 de março de 1983 em Woluwe-Saint-Lambert.
As Aventuras de Tintin: As Joias de Castafiore (Versão da revista Tintin)
HERGÉ
Editora: ASA
Páginas: 84, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 319 x 238 mm
ISBN: 9789892359557
PVP: 17,50€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.