O Breve Passado e outras histórias

O Breve Passado e outras histórias

o breve passado

O Breve Passado e outras histórias, da autoria de Miguel Santos.

O Breve Passado e outras histórias, da autoria de Miguel Santos, foi lançado em setembro deste ano pela Escorpião Azul. Este livro reúne um conjunto de bandas desenhadas curtas do autor com ambiências de ficção científica, algumas delas inspiradas na cultura africana.

Como é habitual neste género, quando bem explorado, a obra obriga a uma reflexão não só sobre o presente mas também para onde desejamos caminhar. O volume tem ainda a particularidade de apresentar um generoso conjunto de extras sobre a forma de ilustração, bem como textos introdutórios da autoria de Santos a cada uma das bandas desenhadas compiladas.

Esta banda desenhada teve direito a nomeação nas categorias de Melhor Obra Nacional e Melhor Argumento em Obra Nacional dos Prémios Bandas Desenhadas 2023.

Este livro é uma antologia que reúne um conjunto de Bandas Desenhadas curtas. Algumas delas são inéditas e outras já foram publicadas em fanzines e revistas de BD. Tratam-se de histórias de ficção científica que vão beber a vários subgéneros como o Cyberpunk, o Futurismo Africano e ainda o Solarpunk. Distopias e utopias inspiradas e, por vezes, baseadas em eventos jornalísticos mais ou menos reais.

Miguel Santos é ilustrador em publicações de ficção especulativa e RPG, tendo três dos quais sido premiados nos Ennies Awards: “Chronica Feurialis” em 2010 – “Honor + Intrigue” em 2012 e “Rocket Age” em 2020. Autopublicou fanzines e bandas desenhadas curtas. Tem desenhado e escrito para banda desenhada nas revistas Zona, H-Alt, Bang! e colaborou ainda na Gerador #2. Participou também em alguns livros antológicos como Portugal 2055 (Associação Tentáculo), Humanus (editora Escorpião Azul) e Rafael Bordalo Pinheiro — Uma Vida em Desenhos (Museu Bordalo Pinheiro, Associação Tentáculo e EGEAC). É o autor da série Ermal, publicada pela editora Escorpião Azul.

Deixa um comentário