Neon

Neon

neon

Neon, da autoria de Rita Alfaiate.

Em outubro, a editora Escorpião Azul publicou a mais recente banda desenhada da autoria de Rita Alfaiate, intitulada Neon. Tal como já tinha acontecido com o conjunto inédito de páginas na edição integral de O Caderno da Tangerina, lançada no ano passado, a autora continua a explorar a utilização da cor, desta vez presente em todo o álbum.

Neon é o terceiro álbum de banda desenhada de Rita Alfaiate publicado pela Escorpião Azul, a qual já tinha publicado também um ensaio em seu nome, que correspondia à sua dissertação de mestrado e no qual se acompanha o making of do álbum No Caderno da Tangerina original.

Uma cidade inteira a funcionar só para ela, o ruído das máquinas é incessante e o que produzem ou transformam está restrito às suas necessidades e de mais ninguém. As luzes que nunca se apagam brilham apenas para iluminar o seu fardo. Num Mundo, onde a completa solidão define a vida e o quotidiano, esta cidade é afinal o cenário de uma história que existiu.

Rita Alfaiate nasceu em Lisboa em 1992. É autora de banda desenhada e ilustradora. O seu percurso passou pela publicação dos seguintes álbuns: No Caderno da Tangerina em 2017, Tangerina em 2019, e Banda Desenhada — Ensaio Sobre a Incoerência Estilística em 2019. Em 2022, foi publicado O Caderno da Tangerina, o livro integral sobre o universo da Tangerina. Participou com bandas desenhadas curtas para várias antologias: “O Segredo” em 2018 para o livro Humanus da editora Escorpião Azul, “Nós” em parceria com Nuno Duarte para a Legendary Horror Stories em 2019 e “Nic” em colaboração com André Oliveira para a Umbra n.°4 em 2023. Neon é o seu terceiro álbum de BD original e resulta da investigação artística no âmbito do Doutoramento em Belas-Artes.

Deixa um comentário