Peyroteo: A fantástica história do maior goleador de todos os tempos e dos lendários 5 Violinos, da autoria de Vasco Parracho.
Em novembro, a Prime Books editou a banda desenhada Peyroteo: A fantástica história do maior goleador de todos os tempos e dos lendários 5 Violinos, da autoria de Vasco Parracho. Tomando como ponto de partida a autobiografia Memórias de Peyroteo, Parracho realizou uma pesquisa histórica e gráfica para a elaboração deste álbum de banda desenhada.
A fantástica história do maior goleador de todos os tempos e dos lendários Cinco Violinos.
A vida do mais importante jogador da longa história do Sporting Clube de Portugal e, ainda hoje, o avançado com maior média de golos por jogo do futebol mundial. Contada em banda desenhada pelo traço único de Vasco Parracho, validada pelo filho de Fernando Peyroteo, esta aventura verdadeiramente épica, que nos remete para um período áureo do Sporting CP, o dos famosos Cinco Violinos, teve como ponto de partida a autobiografia oficial de Fernando Peyroteo.
Peyroteo é uma história de amizade, de sacrifício, de superação, mas também de honra e sentido de compromisso, que retrata o futebol e a Lisboa dos anos 40 e 50. Fará a delícia de todos sportinguistas, mas também dos que, não sendo adeptos do clube, são apaixonados por futebol e/ou por BD.
O retrato que faltava da vida de Fernando Peyroteo, o avançado com a maior média de golos por jogo do futebol mundial. Sabendo-se que a sua carreira desportiva correspondeu a um período de significativo atraso tecnológico, sobrando, por isso, muito poucos registos vídeo dos seus golos, arrancadas, remates e exibições empolgantes, a opção pela linguagem da banda desenhada foi no sentido de poder restaurar e recuperar parte da memória coletiva de uma época extraordinária.
À autobiografia Memórias de Peyroteo, que foi o ponto de partida do trabalho, o autor, Vasco Parracho, juntou uma extensa pesquisa histórica e gráfica. Peyroteo é uma história de amizade, de sacrifício, de superação, mas, acima de tudo, de honra e sentido de compromisso. Retrata um período áureo do Sporting Clube de Portugal, com a equipa que ficou conhecida por “Cinco Violinos”, que, se não tivesse coexistido com o período da II Guerra Mundial, teria tido um palmarés internacional invejável.
Uma época em que o futebol não possuía o atual nível de profissionalização e em que ainda se jogava por “amor à camisola”! Trata-se, portanto, de uma história que fará as delícias dos sportinguistas, mas também de todos os que são apaixonados por futebol ou por banda desenhada. Contudo, não se pense que as páginas de Peyroteo são apenas enquadramentos dos golos e das vitórias do avançado do Sporting e da Seleção Nacional.
Elas remetem-nos também para as tardes quentes da juventude em Angola, para a cidade de Lisboa da primeira metade do século XX, os relatos de Artur Agostinho, os comentários nas bancadas, o cheiro dos couratos e as peripécias nos balneários.
Vasco Parracho nasceu em 1980, em Lisboa. A paixão pela banda desenhada surgiu ainda na infância e, bem cedo, destacou-se pela sua capacidade para desenhar ao vencer, com 14 anos, o prémio de banda desenhada “Iron Maiden”, promovido pela Rádio Marginal. Estudou na Escola Secundária de Linda-a-Velha e concluiu, em 2004, a licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Estudou cinema de animação na Academia de Minerva, em Groninguen, nos Países Baixos, a que juntou os cursos de banda desenhada e animação pelo CITEN, na Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2011, concluiu o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela Universidade de Lisboa. Iniciou a carreira em 2008 com as ilustrações para o episódio Viagens da Minha Terra, da série televisiva Grandes Livros (RTP). Na área da ilustração, destaca-se a realização de storyboards para agências de publicidade nacionais e internacionais ao longo de vários anos e a colaboração com o jornal Record, iniciada em 2016. No últimos anos, tem alternado a atividade de docente e de ilustrador, sendo atualmente professor de Artes Visuais na escola Artística António Arroio, onde coordena o projeto “Fanzine de B.D. – A António Arroio”, financiado pelo Plano Nacional de Leitura. Nos últimos anos, esta coletânea tem permitido a publicação de trabalhos de centenas de jovens alunos desta escola artística.
Peyroteo
VASCO PARRACHO
Editora: Prime Books
Páginas: 56, a cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 211 x 297 mm
ISBN: 978-989-655-505-4
PVP: 16,50€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.