Partir a Loiça (Toda), de Luís Barreto, foi a BD vencedora do 10.º concurso “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!”.
Partir a Loiça (Toda), da autoria de Luís Barreto, foi a obra vencedora do 10.º concurso interno da Associação Chili Com Carne “Toma Lá 500 Paus e Faz uma BD!” em fevereiro do ano passado, tendo sido editada este mês. Nesta banda desenhada, o autor regressa ao universo de Danny & Arby. Este concurso contou com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e da Tinta nos Nervos.
A obra constitui o Mesinha de Cabeceira #42, tendo a particularidade de conter um CD de áudio, com 6 temas interpretados por Sindicato do Punk (“Horário de Trabalho” e “Intimidade”), Entre Outros (“Tabaco” e “Shitcoin”) e TINNITRUS (“A Fome Mata” e “Toda a Gente Fala Durante o Solo de Baixo”), captados e coproduzidos pelo próprio Barreto. É uma coedição da Chili Com Carne e Culetivo Feira.
A Chili Com Carne relembra que, graças a este concurso, já tinham sido publicados dez livros: O Cuidado dos Pássaros / The Care of Birds de Francisco Sousa Lobo (vencedor de 2013), Askar, O General de Dileydi Florez, O Subtraído à Vista de Filipe Felizardo, Acedia de André Coelho (vencedor de 2015), Nódoa Negra de várias autoras (vencedor de 2018), All Watched Over by Machines of Loving Grace de vários autores (vencedor de 2019), Bottoms Up de Rodolfo Mariano (vencedor de 2020), Hoje Não de Ana Margarida Matos (vencedor de 2021), Sinapses de Ivo Puiupo (vencedor de 2022) e Vale dos Vencidos de José Smith Vargas (vencedor de 2014).
Danny e Arby e os seus amigos Cassie e Buddy metem-se num comboio e vão até à Metrópole. Vão ao primeiro concerto do Sindicato do Punk, a banda de Bobi, um amigue do duo. A banda já ganhou alguma tracção com o seu EP de estreia por isso a sala está cheia de fãs ansiosos pela estreia ao vivo da nova sensação do punk nacional. O concerto é absolutamente caótico, envolvendo vibradores, confettis, finos entornados e muito, muito mosh. Mas a actuação do Sindicato do Punk é apenas o concerto de abertura para os TINNITRUS, uma banda local de noise extremo que destrói tímpanos e PAs por onde quer que passe. Na sua actuação, vale tudo, como um guitarrista a desmontar o seu instrumento, um baterista a tocar com utensílios de cozinha e um vocalista que usa os seus movimentos intestinais como expressão artística. No final do concerto, os nossos quatro heróis voltam de boleia com Bobi, que conduz como alguém saído directamente da série Fast & Furious e, com alguma dificuldade, o grupo consegue voltar a casa no final da aventura.
Luís Barreto (Porto,1997) vive em Santo Tirso e trabalha num armazém. Tem um mestrado em Tradução, sendo portanto um autodidata na música e BD, áreas por onde se expressa artisticamente. A sua banda O Triunfo dos Acéfalos já passou no Portugal Fashion, o disco OX foi considerado um dos 50 melhores discos portugueses do ano 2020 por uma revista espanhola, bem como Vivemos num Inferno em 2023, e tocaram na primeira Marcha LGBT de Esposende. Já participou no jornal Monde Diplomatique (versão portuguesa) e nos fanzines Mesinha de Cabeceira e Bomba Zine. O seu trabalho teve direito a uma homenagem pelo autor Rudolfo na agenda açoriana Yuzin.
Partir a Loiça (Toda)
LUÍS BARRETO
Coleção: Mesinha de Cabeceira #42
Editora: Chili Com Carne | Culetivo Feira
Páginas: 40, preto
Encadernação: agrafes
Dimensões: 21 x 15 cm
CD áudio: 6 faixas
PVP: 10,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.