Ilíada 1

Ilíada 1

ilíada 1

Ilíada 1: O Pomo da Discórdia.

Em janeiro, a Gradiva começou a publicar a trilogia Ilíada, inserida na coleção A Sabedoria dos Mitos. Este primeiro volume subintitula-se Ilíada 1: O Pomo da Discórdia.

A série A Sabedoria dos Mitos, concebida pelo francês Luc Ferry, antigo professor de filosofia e ciência política que foi também Ministro da Juventude, Educação Nacional e Investigação, pretende combinar a erudição com a simplicidade, permitindo uma introdução atual à mitologia grega em banda desenhada, acompanhada por texto ilustrado em posfácio para um maior aprofundamento da temática de cada tomo. A partir de 2023, esta série francesa alterou um pouco o seu tópico, ao expandir-se para além da mitologia grega.

A série portuguesa, publicada pela Gradiva, não segue a ordem cronológica de publicação da série original, tendo o primeiro volume de Ilíada sido originalmente publicado pela Glénat em 14 de setembro de 2016. Trata-se, inclusivamente, do 1.º volume da coleção francesa, a qual conta atualmente com 47 volumes publicados e mais 2 anunciados, a editar em abril.

Para além de Luc Ferry, este 8.º volume da série portuguesa conta, como é habitual, com o argumento de Clotilde Bruneau, a direção artística de Didier Poli e a capa de Fred Vignaux, cabendo, desta feita, os desenhos da banda desenhada a Pierre Taranzano (que assume os desenhos de todos os 3 livros de Ilíada), coloridos por Stambecco (aka Bruno Tatti).

O exército grego encontra-se diante da cidadela inexpugnável de Troia. Há já dez anos que se arrasta aquela guerra terrível… Para Menelau, rei de Esparta, é uma questão de honra, uma vez que a sua mulher, a bela Helena, foi levada por Páris, um príncipe troiano. Agamémnon, irmão de Menelau, vê naquilo um pretexto para conquistar a mítica cidade e expandir o seu império. Aquiles, o mais valoroso dos guerreiros, espreita, por seu turno, uma ocasião para se tornar lendário. Mas estes homens ignoram que, pese embora serem poderosos, não passam de peões: Troia é o tabuleiro de uma funesta partida de xadrez da qual apenas os deuses sairão vencedores…

Luc Ferry

É um autor de referência sobre a mitologia grega, com várias obras publicadas acerca do tema. Nascido em Colombes em 1951, Luc Ferry é um filósofo e político francês. Foi Ministro da Educação em dois governos sucessivos. É autor de muitas obras filosóficas, incluindo Le Nouvel ordre écologique (Prémio Médicis de ensaios e Jean-Jacques Rousseau em 1992). Entre outros temas, dedica-se ao estudo das ligações entre a filosofia e a mitologia grega, no qual se enquadra a série de banda desenhada A Sabedoria dos Mitos.

Clotilde Bruneau

Nasceu em Paris em 1987 e, desde cedo, revelou uma intensa paixão por arte e literatura. Com formação em artes gráficas, começou a estudar cinema e trabalhou como cenógrafa e decoradora sem nunca esquecer a escrita. Colaborou com as séries Le Petit Prince – Les Nouvelles Aventures e Eles Fizeram História.Atualmente trabalha na coleção A Sabedoria dos Mitos da Glénat e nalguns outros projetos da editora. Alguns dos seus álbuns de banda desenhada não pertencentes a séries são La coupe du monde de la pâtisserie, desenhado por Christine Chatal (2019) e Mal Tournée!, desenhado por Isa Phyton (2020).

Pierre Taranzano

Nasceu em Marselha em 1971. Depois de estudar Artes Aplicadas, participou em vários grupos artísticos e experimentou pintura. Seguidamente, trabalhou como cenógrafo e desenhador de storyboards para estúdios de desenhos animados, enquanto desenvolvia o projecto Les Portes de Shamballah (quatro volumes publicados pela Clair de Lune, entre 2007 e 2016). Desenhou ainda a trilogia Les Thanatonautes, com argumento adaptado por Éric Corbeyran a partir da obra de Bernard Werber (Glénat, 2011-2014). Para a coleção A Sabedoria dos Mitos, desenhou a trilogia Ilíada (Glénat, 2016-2018), bem como a trilogia Gilgamesh (Glénat, 2019-2022).

Deixa um comentário