Turma da Mónica: Laços, da autoria de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi.
Uma das novidades do Amadora BD 2023 foi o lançamento do álbum Turma da Mónica: Laços, da autoria de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, recentemente nomeado na categoria de Melhor BD infantil da 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.
Deste modo, cerca de 10 anos após a distribuição da publicação brasileira nos pontos de venda de periódicos portugueses, a chancela Bicho Carpinteiro da cooperativa editorial A Seita torna a disponibilizar a obra aos leitores portugueses, tendo, contudo, adaptado a norma brasileira à norma europeia da língua portuguesa, razão pela qual na capa se lê o nome Mónica, ao invés de Mônica.
Não querendo menosprezar o trabalho envolvido na adaptação da norma brasileira à europeia (cuja revisão poderia ter sido mais cuidada para não alterar a grafia do nome do criador Mauricio de Sousa com a colocação do acento agudo no primeiro i, uma vez que não é suposto alterar o nome dos autores), é, na nossa opinião uma estratégia com a qual não concordamos, uma vez que acreditamos que em qualquer obra literária ou outro meio de expressão (seja na poesia, prosa, banda desenhada, dobragem de filmes ou séries ou outros), ao “traduzir” (adaptar de uma norma para outra) está-se a empobrecer a língua portuguesa, a qual é expressa ao redor do mundo de forma rica e diferente. Por outro lado, três outros factos reforçam a nossa posição:
a) os portugueses estarem habituados a ler banda desenhada na norma brasileira;
b) os portugueses sempre terem lido as bandas desenhadas do universo da Turma da Mônica na norma brasileira e continuarem a fazê-lo com as publicações que, ainda hoje, são distribuídas mensalmente nos pontos de venda de periódicos; e
c) o próprio Mauricio de Sousa ter expresso mais do que uma vez nas suas visitas a Portugal que quando inquere os leitores portugueses se prefeririam que as revistas da Turma estivessem na norma europeia eles responderem que preferem que continuem na norma brasileira.
De qualquer modo, apesar de não concordamos com a adaptação da norma, saudamos, obviamente, a edição da obra nosso país, como comprovou a nomeação da mesma nos Prémios supramencionados.
Entretanto, importa esclarecer, como a escolha da publicação do 2.º volume da série Graphic MSP para publicação no nosso país permite prever, que o lançamento de Turma da Mónica: Laços em Portugal não pressupõe que a Bicho Carpinteiro publique integralmente a coleção brasileira. De facto, caso as vendas deste volume apontem nesse sentido, o plano passará por publicar os restantes dois livros da Turma da Mônica (ou Turma da Mónica, neste caso) dos mesmos autores, Lições (8.º volume da coleção brasileira) e Lembranças (17.º volume da coleção brasileira). E, no caso de tal se revelar um sucesso, equacionar a publicação de um ou outro volume selecionado desta coleção.
Aproveitamos para dar a indicação de que em novembro de 2023 foi lançado no Brasil um volume integral da Turma da Mônica com as 3 bandas desenhadas dos irmãos Cafaggi, contendo como extra a banda desenhada inédita “Ligações” (obviamente, tinha de começar novamente pela letra “L”), deixando nós o repto à Bicho Carpinteiro de incluir a mesma no último volume da trilogia, caso publiquem os restantes dois livros.
Refira-se que, até ao momento, a coleção Graphic MSP é composta por 40 volumes, estando mais 5 anunciados. Dos 40 volumes já publicados, para além dos três volumes da Turma da Mônica, as restantes bandas desenhadas são dedicadas a:
– Astronauta (6 volumes por Danilo Beyruth);
– Chico Bento (1 volume por Gustavo Duarte e 2 por Orlandeli);
– Piteco (1 volume por Shiko e 2 por Eduardo Ferigato);
– Bidu (2 volumes de Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho);
– Penadinho (2 volumes de Paulo Crumbim e Cristina Eiko);
– Turma da Mata (1 volume por Artur Fujita, Roger Cruz e Davi Calil);
– Louco (1 volume por Rogério Coelho);
– Papa-Capim (1 volume por Marcela Godoy e Renato Guedes);
– Mônica (3 volumes por Bianca Pinheiro);
– Capitão Feio (2 volumes por Magno Costa e Marcelo Costa);
– Jeremias (3 volumes por Rafael Calça e Jefferson Costa);
– Horácio (1 volume por Fábio Coala);
– Cebolinha (1 volume por Gustavo Borges);
– Tina (1 volume por Fefê Torquato);
– Cascão (1 volume por Camilo Solano);
– Anjinho (1 volume por Max Andrade);
– Denise (1 volume por Cora Ottoni);
– Franjinha (1 volume por Vitor Cafaggi);
– Mingau (1 volume por Ana Cardoso);
– Xaveco (1 volume por Guilherme de Sousa);
– Magali (1 volume por Carol Rossetti).
Quanto à adaptação dos primeiros dois livros da Turma da Mônica de Vitor e Lu Cafaggi para o cinema, respetivamente em 2019 e 2021, se o primeiro não se encontra disponível no streaming no nosso país, Lições está disponível atualmente na Prime Video. A título de curiosidade registe-se que o filme Lições teve direito a uma sequela com guião original na televisão em 2022, Turma da Mônica – A Série, cuja primeira temporada teve direito a 8 episódios, estando prevista uma segunda temporada em 2024.
A icónica Turma da Mónica, criada por Mauricio de Sousa, celebra, em 2023, os seus 60 anos de existência, conquistando os corações de leitores de todas as idades no Brasil, mas também em Portugal. Por isso, também A Seita, através da chancela Bicho Carpinteiro, se une às celebrações com o lançamento do livro Turma da Mónica – Laços.
Turma da Mónica – Laços é uma emocionante aventura que combina nostalgia com uma narrativa atualizada, escrita e desenhada pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. A história acompanha a Turma da Mónica – Mónica, Cebolinha, Cascão e Magali – numa jornada repleta de amizade e descobertas, na procura do Floquinho, o cãozinho do Cebolinha que desaparece misteriosamente. Não será surpresa se dissermos que toda a história nos traz, como sempre nos trouxe, uma aventura que nos levará a recordar o passado e fortalecer os nossos laços de carinho perante cada um dos personagens.
Em 2017, Turma da Mónica – Laços foi adaptado para cinema e tornou-se o filme mais visto do ano no Brasil! Por cá, o filme não estreou, mas o livro que o inspirou chega-nos agora naquela que é a primeira edição portuguesa (em português de Portugal) de sempre!
Vitor Cafaggi nasceu em Belo Horizonte, em 1978. Graduou-se em Desenho Industrial pela Universidade do Estado de Minas Gerais, em 2002. Formado em Design Gráfico, trabalhou na área desenvolvendo peças gráficas, logomarcas, storyboards, layouts para sites, ilustrações para campanhas publicitárias e material didático. Em 2008, criou a webcomic Puny Parker, uma série de tiras com uma paródia infantil do alter ego do Homem-Aranha. O sucesso do trabalho valeu-lhe convites para as coletâneas Pequenos Heróis e MSP 50 Artistas, na qual fez uma história do Chico Bento. Dois anos depois, foi convidado pelo jornal O Globo a criar uma série de tiras dominicais, o que originou Valente. Em 2011, lançou, de forma independente, o livro Valente Para Sempre, a primeira coletânea de tiras do personagem, e Duotone, que lhe garantiu o Troféu HQ Mix de 2012, na categoria Novo Talento – Roteirista. Em 2015, os irmãos Vitor e Lu lançaram a continuação de Laços, denominada Turma da Mônica: Lições, que ganhou o 28.º Troféu HQ Mix na categoria de Melhor Publicação Juvenil. Em 2017, foi a vez de Turma da Mônica: Lembranças. Por fim, em 2022, Vitor Cafaggi lançou no Brasil uma banda desenhada focada noutro personagem de Mauricio de Sousa, o Franjinha.
Lu Cafaggi nasceu em 1988, na capital de Minas Gerais. Estuda Jornalismo e trabalha como ilustradora. A sua arte pode ser vista em coleções de livros didáticos da editora LeYa e na reedição de Mariana – Menina e mulher, de Pedro Bandeira, pela Ática. Começou a publicar BD em 2010, no seu blog pessoal “Los Pantozelos”. No ano seguinte, lançou de maneira independente, Mixtape, uma coletânea com quatro BD curtas que contam histórias inspiradas em músicas. Em 2013, foi convidada a criar, conjuntamente com o irmão Vitor Cafaggi, a Graphic MSP Turma da Mônica: Laços. Em 2015, os irmãos Vitor e Lu lançaram a continuação de Laços, denominada Turma da Mônica: Lições, que ganhou o 28.º Troféu HQ Mix na categoria de Melhor Publicação Juvenil. Em 2017, foi a vez de Turma da Mônica: Lembranças.
Turma da Mónia: Laços
VITOR CAFAGGI, LU CAFAGGI
Editora: Bicho Carpinteiro (A Seita)
Páginas: 80, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 19 x 27,5 cm
ISBN: 9789893513248
PVP: 16,95€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.