Melhores LeR 16

Melhores LeR 16

Melhores LeR 16

Melhores LeR 16 prossegue a rubrica Melhores Leituras e Releituras.

E eis que surgem as aguardadas Melhores LeR 16. Há mais de um semestre que não publicamos o artigo periódico com as nossas Melhores LeR (Leituras e Releituras). Como resultado, as pilhas e pilhas de bandas desenhadas que elegemos para fazerem parte desta rubrica têm-se acumulado.

Nesse sentido, optei por assumir a solo esta rubrica, regressando ao seu modo semanal, de modo a, num relativamente curto espaço de tempo, nos irmos aproximando dos lançamentos mais imediatos, prosseguindo o trabalho do Bandas Desenhadas em realizar um conjunto de sugestões ecléticas. Como era habitual, em cada artigo das Melhores LeR encontrarão 10 bandas desenhadas que, pelas mais variadas razões, se distinguiram durante a sua leitura.

Como gostamos de ressalvar, se, por um lado, as obras de/sobre banda desenhada e demais livros ilustrados (re)lidos durantes estes meses podem não ter tido data de lançamento nesses meses ou sequer nesses anos, por outro lado não há, obviamente, nenhum tipo de hierarquização entre as obras que surgem em Melhores LeR 16 e Melhores LeR 17 e seguintes, tendo a numeração dos artigos apenas o propósito de os distinguir.

As diferentes propostas estão dispostas por ordem alfabética, desde as que geraram prazer na leitura até às intelectualmente estimulantes, passando pelos mais variados géneros literários, faixas etárias dos principais públicos-alvo e países de origem (Portugal, França, Bélgica, EUA e Japão).

Melhores LeR 16

4LIFE vol. 1: CREPÚSCULO

ANTOINE DOLE, VINHNYU
Levoir, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

No primeiro volume desta série, o argumentista consegue responder ao anseio de muitos cosplayers e entusiastas de BD de super-heróis, uma vez que as heroínas cosplayers desta estória realizam o seu maior desejo: a aquisição de superpoderes. Curiosamente, a narrativa desta manfra é cativante.

Melhores LeR 16

4LIFE vol. 2: ALVORADA

ANTOINE DOLE, VINHNYU
Levoir, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Sem querer realizar nenhum tipo de spoiler, apenas menciono que o argumentista faz um twist na narrativa, com uma conclusão comovente.

Melhores LeR 16

ARENA vol. 1

LE CHEF OTAKU, CLARITY
ASA, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Mais uma manfra com uma estória cativante ou o protagonista não fosse um psicopata colocado num planeta onde todos os seus maus instintos são recompensados. Apesar do trabalho de ilustração estar adequado à faixa etária, acreditamos que esta narrativa merecia ser ilustrada de um modo menos limpo, o que, nas raras vezes que é tentado, nem sempre atinge um bom resultado, em parte devido à técnica digital.

Melhores LeR 16

ASSOMBRADA

SHAGHAYEGH MOAZZAMI
Levoir, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

A autora iraniana cria um alter ego sob a forma de uma idosa assustadora, personagem digna de aterrorizantes pesadelos, que está constantemente a denegri-la e a mantê-la cativa no país que abandonou. À importante temática, alia-se uma história bem construída e um traço a que o leitor não fica indiferente. Encontra-se nomeada para a Melhor Obra Estrangeira na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

Melhores LeR 16

O BREVE PASSADO E OUTRAS HISTÓRIAS

MIGUEL SANTOS
Escorpião Azul, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta obra reúne um conjunto de bandas desenhadas curtas do autor com ambiências de ficção científica, algumas delas inspiradas na cultura africana. Como é habitual neste género, quando bem explorado, a obra obriga a uma reflexão não só sobre o presente mas também para onde desejamos caminhar. A obra tem ainda a particularidade de apresentar um generoso conjunto de extras sobre a forma de ilustração, bem como textos introdutórios da autoria de Santos a cada uma das bandas desenhadas compiladas. Encontra-se nomeada para Melhor Obra Nacional e Melhor Argumento em Obra Nacional na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

Melhores LeR 16

CONTOS DO CAMPO

LUCAS ALMEIDA
Chili Com Carne | Oficinas do Vale Mau, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta obra evidencia o quão boa pode ser uma banda desenhada quando a sua conceção é muito bem conseguida. Destaca-se o traço e a cor, cujo trabalho de fusão torna merecida per se uma releitura do livro.

Melhores LeR 16

CRÓNICAS DO TEMPO E DO ESPAÇO – vol. I

MARCO FRAGA DA SILVA et al.
Associação Tentáculo, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta coletânea de crónicas do universo criado por Marco Fraga da Silva evidencia o poder imaginativo do autor. Como seria de esperar numa obra que reúne mais de uma dezena de ilustradores, os resultados de cada banda desenhada são muito desiguais, mas persiste, ao longo de toda o livro, uma boa composição de argumento e desenho. Um digno de sucessor de Uluru, que já tínhamos destacado aqui.

FEYNMAN

JIM OTTAVIANI, LELAND MYRIC
Gradiva, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta obra biográfica sobre Richard P. Feynman mostra como é possível construir bandas desenhadas veramente interessantes neste género. O leitor fica não somente a conhecer melhor este Prémio Nobel da Física, como ao seu trabalho e à sua abordagem às questões que o inquietavam, numa obra que não é condescendente para com o leitor. Esta obra encontra-se nomeada para Melhor Argumento Estrangeiro na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

LET’S PLAY vol. 2

LEEANNE M. KRECIC
Iguana, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Se já tinha destacado aqui o 1.º volume desta série, a qual ilustra uma perspetiva feminina da criação de videojogos, desta vez importa salientar que a narrativa é construída através de um conjunto de personagens realistas, com um enredo que sabe utilizar os twists para manter o interesse do leitor.

A MENINA QUE VEIO DO OUTRO LADO, SIÚIL, A RÚN vol. I

NAGABE
Presença Comics, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Com um ambiente de contos de fadas com alguns laivos assustadores e desenhos delicodoces, este primeiro volume da série narra a estória de dois personagens opostos, espicaçando a curiosidade do leitor para o que há de vir.

Deixa um comentário