Tempo – Em busca da felicidade perdida

Tempo – Em busca da felicidade perdida

tempo - em busca da felicidade perdida

Tempo – Em busca da felicidade perdida, da autoria de Jorge Pinto, Evandro Renan e Talita Nozomi.

Em fevereiro, a Iguana lança a sua primeira banda desenhada de 2024. Trata-se de Tempo – Em busca da felicidade perdida, da autoria de Jorge Pinto, Evandro Renan e Talita Nozomi.

É o primeiro livro de BD com argumento de Jorge Pinto após Amadeo – A vida e obra entre Amarante e Paris, editado pela chancela Desassossego da editora Saída de Emergência em 2018, com ilustrações de Eduardo Viana, apesar do duo criativo ter também assinado a BD “Unconditional Freedom 2049” no Green European Journal volume 18, em 2019.

Desta feita, em Tempo – Em busca da felicidade perdida, as ilustrações estão a cargo dos brasileiros Evandro Renan (que já tinha ilustrado a BD curta “Fala na Secção de Perdidos e Achados“) e Talita Nozomi.

«A minha relação com o tempo é de respeitoso pânico. Desde que há uns anos li a passagem de Albert Camus que abre esta banda desenhada, oiço em permanência o ruído da areia que cai numa enorme ampulheta. Como um incómodo tinido que por vezes conseguimos olvidar, apenas para que regresse mais forte, mais intrusivo, mais alarmista sobre tudo o que estamos a deixar por fazer.» – Jorge Pinto.
Esta é uma história sobre o tempo, o tempo que não para, sobre aqueles que só conseguem ser felizes no passado e que, além de lembrar, precisam de desesquecer. Uma história sobre um homem que todos os dias atualiza um calendário feito de pequenos arbustos, um homem que se castiga e cumpre uma penitência auto imposta, esquecido pelo seus, por um crime acidental. Um livro sobre solidão, amor e o imparável avanço dos ponteiros do relógio.

Jorge Pinto

É formado em Engenharia do Ambiente e doutor em Filosofia Social e Política. A nível académico, é o autor do livro A Liberdade dos Futuros – Ecorrepublicanismo para o Século XXI (Tinta-da-China, 2021) e coautor do livro Rendimento Básico Incondicional: Uma Defesa da Liberdade (Edições 70, 2019), vencedor do Prémio Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia. A nível de banda desenhada é coautor do livro Amadeo (Saída de Emergência, 2018), incluído no Plano Nacional de Leitura, e da banda desenhada curta “Liberdade Incondicional 2049” (publicada no Green European Journal volume 18, 2019). Escreveu ainda o livro Tamem Digo (Officina Noctua, 2022).

Evandro Renan

É formado em Belas Artes na Universidade do Estado de Minas Gerais (Brasil) e realizou o mestrado em Ilustração na Escola Superior Artística do Porto – Guimarães (Portugal). Atua como ilustrador freelancer para diversos clientes e é autor do projeto Rabiscodelia. Desenvolve o seu trabalho a utilizar a aguarela e a tinta da China como meio de expressão, explorando o potencial dessas técnicas à procura de diferentes registos. Publicou projetos autorais no campo do álbum ilustrado e, após curtas contribuições em fanzines, Tempo é a sua primeira viagem longa pela banda desenhada. Obteve os prémios Coca de Monção (2022) e Aveiro Jovem Criador na categoria de Ilustração (2021).

Talita Nozomi

É formada em Design de Joias pelo Istituto Europeo di Design- Brasil, tendo concluído o mestrado em Desenho e Técnicas de Impressão na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (Portugal) e em Knitting Design (Bélgica). Fez residências artísticas no centro de educacional de sustentabilidade para crianças Morobius (Japão) no estúdio especialista em técnicas tradicionais de gravura CAP Studio (Tailândia). Com a sua identidade e formação multiculutral, utiliza diversas técnicas no seu trabalho, estando isso presente na mais de dezena e meia de livros publicados. Em 2023, foi selecionada, pela segunda vez, para a Exposição de Ilustradores da Feira do Livro infantil de Bolonha.

Deixa um comentário