
Um álbum que convida a desligar
Uma Família Desligada, é um livro da autoria da dupla belga Amélie Javaux e Annick Masson, publicado pela Fábula, uma chancela da Penguin Random House Grupo Editorial.
A história aborda um tema bastante atual, e transversal a todos, a excessiva utilização dos ecrãs e a forma como interferem nas relações familiares.
Amélie Javaux é psicóloga clínica de profissão, habituada a trabalhar com crianças e adolescentes, as suas obras abordam temáticas como: as emoções, o fim da vida, o bullying nas escolas, o uso abusivo dos ecrãs, entre outros.

E é o uso abusivo dos ecrãs o tema central desta obra, sem pretender fazer juízos de valor e até de uma forma bem engraçada, que somos apresentados ao cãozinho Biscoito, pois é ele o narrador de toda a história. Biscoito é o fiel amigo preferido dos irmãos Chico, Amélia e Baltasar, até ao dia em que as consolas, os smartphones e os tablets “invadem” a sua casa. A partir deste ponto, Biscoito é praticamente ignorado e nem os adultos são solução, assim, Biscoito toma a decisão de fugir de casa…
A fuga é um alerta que põe toda a família em alvoroço, e as coisas estão prestes a mudar.

De leitura simples e bastante intuitiva, estamos perante uma história que nos faz refletir sobre muitas situações que acontecem no dia-a-dia, de uma forma objectiva e sem radicalismos, procurando um ponto de equilíbrio entre as tecnologias, as relações humanas, o ambiente familiar e os velhos hábitos, como ler este livro na companhia dos mais pequenos!
Este é o primeiro álbum da dupla Amélie Javaux e Annick Masson publicado na língua portuguesa, espero que a Penguin Random House continue a apostar na sua publicação, pois as suas temáticas são deveras interessantes.

Eis a sinopse da editora:
O Biscoito era o cão mais feliz do mundo… até ao dia em que os tablets, os smartphones e as consolas entraram lá a casa.
Agora a sua família passa o tempo colada aos ecrãs. Já ninguém lhe presta atenção. Ele tem de arranjar uma maneira de os (des)ligar!

Amélie Javaux é uma autora belga. Depois de um primeiro álbum que toca, com muita sensibilidade, no tema do fim da vida, no Uma Família Desligada aborda com rigor e um olhar construtivo as grandes questões da nossa sociedade, como o lugar dos ecrãs na vida familiar.
Amélie Javaux é psicóloga em Liège, onde acompanha crianças e adolescentes.
Uma Família Desligada
Amélie Javaux & Annick Masson
Editora: Fábula
Páginas: 40, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 250 x 280 mm
ISBN: 978-989-7871-75-7
PVP: 13,95€

É administrador do site. Licenciado em Informática, agrega no Bandas Desenhadas dois mundos que adora – a web e a banda desenhada.