Patos: Dois anos nas areias petrolíferas, da autoria de Kate Beaton.
Este mês, a Relógio d’Água lançou a multipremiada banda desenhada Patos: Dois anos nas areias petrolíferas, da autoria de Kate Beaton. Esta banda desenhada autobiográfica da autora canadiana foi editada originalmente pela Drawn & Quarterly em 13 de setembro de 2022, sendo uma extensão de um webcomic de cinco partes que Beaton publicou inicialmente no Tumblr em 2014.
Trata-se de um relato da experiência da autora como uma mulher do Canadá Atlântico a trabalhar nas areias betuminosas de Athabasca, em Alberta, para pagar seus empréstimos estudantis. O título evoca um desastre ambiental no qual morreram centenas de patos após pousarem numa barragem de resíduos tóxicos em 2008.
Vencedor de dois Will Eisner Comic Industry Awards 2023, nas categorias de Melhor Livro de Memórias Gráfico e de Melhor Escritor/Artista.
Antes de Kate Beaton, cartoonista de Hark! A Vagrant, existia Katie Beaton dos Beatons de Cabo Bretão, especificamente de Mabou, uma comunidade à beira-mar onde as lagostas são tão abundantes como as praias, os violinos e as canções folclóricas gaélicas. Com o objetivo de pagar os seus empréstimos estudantis, Katie viaja para o Oeste para aproveitar a corrida ao petróleo em Alberta — parte da longa tradição dos habitantes da Costa Leste que procuram um emprego lucrativo noutro lugar quando não o encontram na terra natal que amam. Katie depara-se com a dura realidade da vida nas areias petrolíferas, onde o trauma é ocorrência quotidiana, mas nunca é discutido.
A habilidade natural de Kate Beaton para o desenho torna-se evidente ao retratar maquinaria colossal em cenários sublimes de Alberta, com vida selvagem, auroras e orestas boreais. A sua primeira narrativa gráfica longa, Patos: Dois Anos nas Areias Petrolíferas, é uma história desconhecida de um país que se orgulha do seu ethos igualitário e da sua beleza natural, enquanto simultaneamente explora tanto as riquezas da sua terra quanto a humanidade do seu povo.
Kate Beaton nasceu e cresceu em Cabo Bretão, Canadá. Depois de se ter formado na Universidade Mount Allison em História e Antropologia, deslocou-se para Alberta para procurar trabalho e pagar os empréstimos que contraíra para estudar. Durante esse período, Beaton começou a criar webcomics sob a designação de Hark! A Vagrant e conquistou seguidores um pouco por todo o mundo. Hark! A Vagrant e Step Aside, Pops estiveram durante meses na lista dos livros de banda desenhada mais vendidos do The New York Times, sendo escolhidos como livros do ano pela Time e o The Washington Post e vencendo os prémios Eisner, Ignatz, Harvey e Doug Wright. Publicou também os livros ilustrados King Baby e The Princess and the Pony, tendo este último originado a série de animação Pinecone & Pony, produzida pela DreamWorks Animation e First Generation Films para a Apple TV+, sendo Beaton um dos produtores executivos da mesma. Beaton vive atualmente em Cabo Bretão com a sua família.
Patos: Dois anos nas areias petrolíferas
KATE BEATON
Editora: Relógio d’Água
Páginas: 440, azul
Encadernação: capa mole
Dimensões: 17,15 x 22,86 cm
ISNB: 9789897833816
PVP: 26,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.