
O fanzine Cão Raivoso #1 é a primeira publicação do clube de banda desenhada homónimo da Escola Artística Soares dos Reis.
O fanzine Cão Raivoso #1 é a primeira publicação do clube de banda desenhada homónimo da Escola Artística Soares dos Reis. Para além de diferentes bandas desenhadas de tema livre e participação voluntária, o fanzine inclui ainda um artigo sobre o papel de Raphael Bordalo Pinheiro na banda desenhada.

O primeiro número conta com trabalhos dos alunos Ana Lopes, Ana Magalhães, Ana Silva, André Ferreira, Carlota Azevedo, Catarina Zhu, Daniela Duarte, Emma (Enzo Oliveira), Isabella D’Agostini, Joana Abreu, Joana da Costa (Yuri), Karla Bobay, Madalena Dinis, Mara Soutinho, Mariana Oliveira, Matilde Camacho, Matilde Cunha, Miguel Crispim, Nuno Oliveira e Sara Monteiro, bem como do docente Jorge Delmar.



A criação de um clube de Banda Desenhada em contexto escolar tem por objectivo promover a banda desenhada enquanto meio de expressão artística e literária. Incentivar os/as alunos/as à criação de hábitos de leitura e de desenho, à exploração e partilha de conteúdos diversos (música, poesia, textos de opinião, ilustração, cartoons etc.), dar a conhecer as inúmeras actividades e eventos de banda desenhada que anualmente têm lugar por todo o país, bem como editoras e autores a nível nacional e internacional.
O nome atribuído ao clube e respectivo fanzine – Cão Raivoso – é surripiado a Sérgio Godinho, conhecido cantautor português que escreveu esta cantiga para o seu álbum «À Queima Roupa», de 1974. Um álbum de teor contestatário e politicamente atento, bastante comum numa determinada corrente da música portuguesa da altura, não fosse o ano de lançamento do álbum o ano da Revolução dos Cravos. E porque o tom contestatário, o grito e a revolta são próprios da juventude, pareceu-nos o nome mais indicado para este clube, um espaço que se deseja aberto ao diálogo, à liberdade criativa à análise de conteúdos, à criação de histórias, imagens, artigos que advenham de temáticas próximas aos nossos alunos/as e ex-alunos/as.
O primeiro número do fanzine, de tema livre, reúne uma série de contributos gráficos que denotam influência de géneros como o terror, suspense, ficção científica, mas também humor, poesia e desenhos de observação.
O lançamento oficial ocorre no dia 10 de fevereiro, às 18h00, no Centro Comercial Brasília. De distribuição gratuita, está também disponível uma versão digital aqui.
Cão Raivoso #1
VÁRIOS AUTORES
Editora: Cão Raivoso
Páginas: 52, preto
Encadernação: agrafes
PVP: gratuito

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.