Chamada para envios de trabalhos para a coletânea de histórias de terror Zona Negra III.
Está aberta a chamada de BD e ilustrações para a Zona Negra III. A Associação Tentáculo está a receber, até ao dia 30 de junho de 2024, histórias de banda desenhada e ilustrações em preto e branco, com o tema de terror para o terceiro número do Zona Negra, publicação da Associação Tentáculo, a ser lançado no MotelX. Os trabalhos devem ser enviados em escala de cinzas (Grayscale), com 270 x 190 mm e resolução de 600 dpi.
As páginas e ilustrações devem ser enviadas para o e-mail: zona.bd@gmail.com .
Relembra-se que o primeiro Zona Negra (que corresponde ao 2.º volume da antologia Zona) foi lançado ao público no MoteLX, Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, no final de 2009 (tendo sido editado de forma independente pelo autor de banda desenhada Fil).
Quanto a Zona Negra II (que corresponde ao 6.º volume da antologia Zona), foi o primeiro volume editado pela Associação Tentáculo e o primeiro número da antologia com direito a ser uma sequela, tendo sido lançado ao público no Festival Internacional de BD da Amadora, no fim de 2010.
Condições da Chamada de BD e ilustrações para a Zona Negra III
1- A participação na Zona não é remunerada, tem o objectivo de promover o trabalho dos autores participantes. Lucro efectuado será usado para a gestão corrente de custos, promoção e realização de novos números da Zona.
2- Por cada 1-5 páginas os autores têm direito a um exemplar de oferta (1-5 páginas – 1 exemplar de oferta, 6-10 – 2 exemplares de oferta, 11-15 – 3 exemplares de oferta, …). Todos os autores têm ainda direito a comprar exemplares extra, de qualquer número da Zona (mesmo aqueles em que o autor não participa) a preços mais baixo. A inclusão de “previews/teasers” para divulgação de outros projectos e entrevistas não são contabilizados para oferta do exemplar, no entanto, estes autores têm também acesso a exemplares a preços mais baixos.
3- O trabalho apresentado pelos autores será tratado com o maior respeito possível e nenhum trabalho será usado sem permissão do autor e o autor será sempre creditado.
4- Quem submete o trabalho, deverá previamente ter informado e obtido a autorização, de todos os autores que participaram nele, para o submeter. E todos os autores devem ser correctamente creditados.
5- O copyright do trabalho mantém-se do autor que ao submeter o trabalho apenas autoriza a sua publicação na Zona em versão impressa ou digital, e ainda o seu uso integral ou parcial para divulgação/promoção da Zona desde que propriamente creditado.
6- Promove-se o uso de personagens e histórias originais. Não significa que não se possa aceitar personagens já existentes desde que não infrinja o copyright, ou seja em que o autor tenha o copyright das mesmas ou pelo menos tenha obtido autorização para o seu uso.
7- A selecção final de trabalhos a incluir será feita após o final do prazo de submissão, mas para acelerar o processo de publicação pode-se proceder à pré-selecção de trabalhos antes do prazo final de submissão.
8- A não ser que haja indicação explicita do contrário por parte do autor, a Associação Tentáculo manterá consigo os trabalhos não seleccionados e irá incluí-los no lote de trabalhos a ser seleccionados para números subsequentes da Zona em que o seu uso faça sentido (temas semelhantes, formato, etc).
9- O prazo de final de submissão é geralmente indicativo e poderá ser encurtado ou alargado caso haja necessidade de o fazer. Nesse caso, a associação informa por e-mail os autores que tiverem indicado que estão a trabalhar para esse número e colocará essa informação no blog da Zona e facebook.
10- Não serão incluídos trabalhos com publicidade, a não ser que seja paga.
Como submeter o trabalho para a chamada de BD e ilustrações para a Zona Negra III
1- Os autores deverão aceitar e seguir as condições acima e enviar o seu trabalho para o e-mail zona.bd@gmail.com. Caso o prefiram podem enviar uma amostra em baixa resolução desde seja o suficiente para ler e avaliar o trabalho. A Associação Tentáculo compromete-se a não tornar o trabalho público e tratar os ficheiros com confidencialidade até à sua publicação estar decidida. O formato em que os trabalhos devem ser enviados é definido em mais detalhe na secção “Formato dos Trabalhos”.
2- Os trabalhos demasiado grandes poderão ser enviados por sistemas para envio de ficheiros maiores tais como um link do dropbox ou www.wetransfer.com, ou qualquer outra forma de envio de ficheiros grandes.
3- Quando se prepara um novo número faz-se sempre divulgação, mas a submissão de trabalhos pode ser feita em qualquer altura, mesmo que não esteja em preparação nenhum número. A associação mantém o trabalho consigo até surgir um novo número da Zona em que este possa ser enquadrado e nessa altura contacta de novo o autor para aferir se ainda tem interesse em que o trabalho seja considerado para esse número.
4- Ao submeter um trabalho, além do trabalho em si, deverão enviar:
- um contacto telefónico
- os contactos de todos os autores (pode ser de e-mail ou telefónico)
- o nome com que desejam ser creditados
- um pequeno resumo biográfico (1 ou dois parágrafos no máximo, nada de CV – algo que se possa usar para apresentar os autores na divulgação do trabalho)
- uma foto ou avatar que possa ser incluída no livro caso o trabalho seja publicado (enviar com pelo menos 20 x 20 mm e 300dpi; caso optem por um avatar não usar imagens comerciais ou com copyright, mas sim algo original)
- link para página web/portfolio/blog/etc.. (caso enviem mais do que um, digam qual é o principal).
Formato dos Trabalhos
Os trabalhos devem ser enviados em escala de cinzas (Grayscale), com um formato 270 x 190 mm, e resolução de 600 dpi.
Idealmente as páginas serão apresentadas em formato TIFF ou PSD, com a ilustração numa layer única e com o texto editável, as fontes usadas devem também ser fornecidas.
O modelo de página da Zona a ser usado pode ser descarregado aqui.
O formato da página deverá seguir sempre o modelo fornecido e respeitar as margens de segurança externa de bleed, se o trabalho tiver desenhos até à margem de corte, e de segurança interna (live area) – sendo que elementos gráficos essenciais, caixas de texto, etc., devem ficar pelo menos 8 mm para o interior em relação à margem de corte (qualquer dúvida sobre estas questões ou sobre o uso do modelo, contactar a Associação Tentáculo).
Processo de Selecção
1- A selecção é feita pelos editores da Zona, e como tal está sujeita aos seus gostos e opiniões pessoais.
2- O que é analisado em primeiro lugar: a qualidade gráfica em geral (desenho, cor, layout das páginas, balonagem/legendagem), a história e respeito pelo tema.
3- Em caso de dúvida consideram-se outros factores, baseado sobretudo em participações anteriores dos autores (contribuições positivas, colaboração na produção/divulgação da Zona, etc).
Artigos realizados por colaboradores do Bandas Desenhadas.