Ventage: Angola na Era dos Mutantes

Ventage: Angola na Era dos Mutantes

ventage

Ventage: Angola na Era dos Mutantes, da autoria de Florinda Sakamanda e Hélder Simões.

Das atuais 11 publicações do projeto BDPALOP, 7 delas foram distribuídas em Portugal no último trimestre do ano passado. Uma das bandas desenhadas da intitulada Primeira Coleção é Ventage: Angola na Era dos Mutantes, da autoria de Florinda Sakamanda e Hélder Simões.

Como o título deixa antever, esta é uma das 3 bandas desenhadas angolanas publicadas na Primeira Coleção da BDPALOP, no qual constam 3 BD de Angola, 3 de Cabo Verde e 3 de Moçambique. A razão por terem sido distribuídas somente 7 publicações em Portugal, tem a ver com o facto da produção de 2 delas se ter atrasado.

Para selecionar as 9 bandas desenhadas a constar da Primeira Coleção, o projeto BDPALOP, sediado em Moçambique, realizou um concurso, que teve como júri Maísa Chaves (ilustradora – Moçambique), Nádia Aragão (autora de banda desenhada infantil – Angola), Daniel Medina (escritor – Cabo Verde), Rodrigo Faria (editor – Brasil) e Paulo Monteiro (autor de banda desenhada e diretor do Festival Internacional de BD de Beja – Portugal).

A BDPALOP contou com masterclasses realizadas por profissionais da BD na área da ilustração, argumento, paginação, coloração e artes-finais. A equipa de formação e mentoria foi constituída por André Caetano, André Oliveira, Cris Peters, Frederica Armada, Inês Amaro, Joana Afonso, Joana Mosi, João Mascarenhas, Jorge Coelho, José de Freitas, Miguel Mendonça, Manuel Morgado, Mário Freitas, Osvaldo Medina, Pedro Moura, Rapha Pinheiro, Ricardo Venâncio e Zé Burnay.

O projeto BDPALOP é apoiado pela PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor Leste, ação do Programa PALOP-TL, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Instituto Camões, I.P. O projeto tem como parceiros o Anima Estúdio Criativo (Moçambique), Bomcomix Estúdios (Angola), Jovemtudo (Cabo Verde) e A Seita (Portugal).

Quanto às aspirações dos dois autores de Ventage: Angola na Era dos Mutantes, Sakamanda revela que quer “escrever histórias que inspirem e mudem a vida dos leitores“. Quanto a Simões, quer “ser um criador de banda desenhada profissional e um dia criar um grande estúdio de manga e anime no meu país“.

Com a queda de um meteorito em Angola no ano de 2018, surge o vent, uma energia misteriosa que confere habilidades extraordinárias a alguns dos habitantes. Quase 200 anos depois, mutantes, super-heróis, monstros e super-vilões tornaram-se numa realidade mundial, e para restaurar a ordem e o equilíbrio, é criada a Ventage, uma organização que forma mutantes para proteger a sociedade. Depois de salvo de um ataque, Leo descobre que ele pode também ser um mutante e que os seus poderes estão somente adormecidos.

Florinda Sakamanda é uma argumentista angolana que sempre sonhou escrever, embora em criança não tenha tido quase acesso a livros. O que mais a motiva a trabalhar com banda desenhada é a possibilidade de dar voz a comunidades marginalizadas e fazer chegar livros a cada vez mais crianças angolanas.

Hélder Simões é um ilustrador angolano que, desde cedo, descobriu o seu talento para desenhar e contar histórias. Sentiu-se várias vezes marginalizado socialmente por ter optado pela área artística, mas sempre persistiu e continuou a aprimorar os seus conhecimentos de banda desenhada.

Deixa um comentário