
Torre Nova: O Último Prédio da Tawen, da autoria de Eliana N’Zualo e Ique Langa.
Das atuais 11 publicações do projeto BDPALOP, 7 delas foram distribuídas em Portugal no último trimestre do ano passado. Uma das bandas desenhadas da intitulada Primeira Coleção é Torre Nova: O Último Prédio da Tawen, da autoria de Eliana N’Zualo e Ique Langa.
Esta é uma das 3 bandas desenhadas moçambicanas publicadas na Primeira Coleção da BDPALOP, no qual constam 3 BD de Angola, 3 de Cabo Verde e 3 de Moçambique. A razão por terem sido distribuídas somente 7 publicações em Portugal, tem a ver com o facto da produção de 2 delas se ter atrasado.
Para selecionar as 9 bandas desenhadas a constar da Primeira Coleção, o projeto BDPALOP, sediado em Moçambique, realizou um concurso, que teve como júri Maísa Chaves (ilustradora – Moçambique), Nádia Aragão (autora de banda desenhada infantil – Angola), Daniel Medina (escritor – Cabo Verde), Rodrigo Faria (editor – Brasil) e Paulo Monteiro (autor de banda desenhada e diretor do Festival Internacional de BD de Beja – Portugal).
A BDPALOP contou com masterclasses realizadas por profissionais da BD na área da ilustração, argumento, paginação, coloração e artes-finais. A equipa de formação e mentoria foi constituída por André Caetano, André Oliveira, Cris Peters, Frederica Armada, Inês Amaro, Joana Afonso, Joana Mosi, João Mascarenhas, Jorge Coelho, José de Freitas, Miguel Mendonça, Manuel Morgado, Mário Freitas, Osvaldo Medina, Pedro Moura, Rapha Pinheiro, Ricardo Venâncio e Zé Burnay.
O projeto BDPALOP é apoiado pela PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor Leste, ação do Programa PALOP-TL, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Instituto Camões, I.P. O projeto tem como parceiros o Anima Estúdio Criativo (Moçambique), Bomcomix Estúdios (Angola), Jovemtudo (Cabo Verde) e A Seita (Portugal).
Quanto à inspiração para Torre Nova: O Último Prédio da Tawen, N’Zualo revela que é “movida pelo desejo de aprender cada vez mais e, por isso, interessa-me a Banda Desenhada, pela intimidade que se cria entre a palavra e a ilustração“. Quanto a Langa, afirma que “as histórias que contamos criam a nossa realidade, através do significado que damos ao mundo. Quero continuar a contar histórias e, com a BDPALOP, obter mais conhecimento e trocar experiências com outros profissionais da área“.







Ta.wen: substantivo feminino; do Inglês ‘town’; urbe; aglomerado de pessoas que, situado numa área geograficamente definida, possui muitas casas, anexos, parte central de uma cidade. A cidade de Maputo está em transformação, mas o prédio Torre Nova permanece intocado. Paíto, Maninha e Zita vivem nesse edifício antigo e, embora habitem flats diferentes, partilham os mesmos dilemas e frustrações. Juntos decidem começar um ‘jornal do prédio’ onde denunciam o facto do elevador estar avariado há anos, o que desencadeia uma série de discussões entre os vizinhos. Há quem queira contribuir, há aqueles que acham que não precisam e há ainda os que se abstêm de fazer qualquer comentário, vendo-se a comissão de moradores obrigada a tomar uma posição.
Eliana N’Zualo é uma contadora de histórias moçambicana que vive em Maputo. Publicou o livro infantil Elefante Tendai e os Primos Hipopótamos pela editora Fundza em 2019, tendo sido depois incluído em antologias no Brasil e na África do Sul. Na área do audiovisual, desenvolveu os vídeos-poemas “Margens” (2019) e “Cartas de Amor para Meninas Mal Comportadas” (2021).
Ique Langa é um contador de histórias moçambicano. Gosta de escrever poesia, desenhar e filmar, encontrando nestes formatos novos caminhos para aprender sobre o mundo e as pessoas. É formado em Cinema e trabalha na área das artes visuais, tendo participado na BDPALOP como ilustrador.
Torre Nova: O Último Prédio da Tawen
ELIANA N’ZUALO, IQUE LANGA
Editora: BDPALOP
Páginas: 44, cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 24 x 16,5 cm
ISBN: 9789895325047
PVP: 6,00€

Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.