Panzu: A Máscara do Deuses, da autoria de Luís Mateus e Simão Kusanica.
Das atuais 11 publicações do projeto BDPALOP, 7 delas foram distribuídas em Portugal no último trimestre do ano passado. Uma das bandas desenhadas da intitulada Primeira Coleção é Panzu: A Máscara do Deuses, da autoria de Luís Mateus e Simão Kusanica.
Esta é uma das 3 bandas desenhadas angolanas publicadas na Primeira Coleção da BDPALOP, no qual constam 3 BD de Angola, 3 de Cabo Verde e 3 de Moçambique. A razão por terem sido distribuídas somente 7 publicações em Portugal, tem a ver com o facto da produção de 2 delas se ter atrasado.
Para selecionar as 9 bandas desenhadas a constar da Primeira Coleção, o projeto BDPALOP, sediado em Moçambique, realizou um concurso, que teve como júri Maísa Chaves (ilustradora – Moçambique), Nádia Aragão (autora de banda desenhada infantil – Angola), Daniel Medina (escritor – Cabo Verde), Rodrigo Faria (editor – Brasil) e Paulo Monteiro (autor de banda desenhada e diretor do Festival Internacional de BD de Beja – Portugal).
A BDPALOP contou com masterclasses realizadas por profissionais da BD na área da ilustração, argumento, paginação, coloração e artes-finais. A equipa de formação e mentoria foi constituída por André Caetano, André Oliveira, Cris Peters, Frederica Armada, Inês Amaro, Joana Afonso, Joana Mosi, João Mascarenhas, Jorge Coelho, José de Freitas, Miguel Mendonça, Manuel Morgado, Mário Freitas, Osvaldo Medina, Pedro Moura, Rapha Pinheiro, Ricardo Venâncio e Zé Burnay.
O projeto BDPALOP é apoiado pela PROCULTURA – Promoção do Emprego nas Atividades Geradoras de Rendimento no Setor Cultural nos PALOP e Timor Leste, ação do Programa PALOP-TL, financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Instituto Camões, I.P. O projeto tem como parceiros o Anima Estúdio Criativo (Moçambique), Bomcomix Estúdios (Angola), Jovemtudo (Cabo Verde) e A Seita (Portugal).
Quanto ao projeto BDPALOP, Mateus refere que “com a BDPALOP, estou a realizar o meu sonho. Sempre quis ser reconhecido como profissional da escrita e que as minhas obras falassem por si mesmas“. Quanto a Kusanica, afirma que “quero ser um artista profissional de banda desenhada. A BDPALOP vai ajudar-me nesse caminho para desenvolvermos em conjunto este mercado. O meu objetivo é conseguir atingir um público maior, internacional, né? Conseguir publicar as minhas histórias noutros países, fazer chegar a bandeira nacional mais longe, esses são os meus objetivos como artista“.
Nos tempos idos dos reinos africanos, Panzu sonha ser um grande guerreiro, tal como fora o seu ascendente, o antigo rei Kuna Nkaji. A princesa Vita, herdeira da atual dinastia, vai até à aldeia de Panzu para aprender mais sobre os espíritos ancestrais com o velho sábio. Durante o ataque de um leopardo feroz, Panzu sente o chamamento da máscara ancestral dos Nkajis e acaba salvando a aldeia, chamando à atenção da princesa. À medida que eles ficam mais próximos, Panzu descobre mais sobre a sua missão de encarnar o espírito de Kuna Nkaji, o que poderá significar destronar o rei.
Luís Mateus é um argumentista de nacionalidade angolana, que vive em Luanda. Escreve histórias e roteiros para o estúdio de banda desenhada Eclypstudio, onde expressa as suas ideias e criatividade através da narrativa.
Simão Kusanica é um ilustrador angolano que vive em Luanda. Faz parte de um estúdio de
banda desenhada chamado Eclypstudio, onde publicou Esquadrão do Mal. O seu sonho foi
sempre o de se tornar num Ilustrador profissional e publicar as suas próprias histórias para o público de leitores.
Panzu: A Máscara dos Deuses
LUÍS MATEUS, SIMÃO KUSANICA
Editora: BDPALOP
Páginas: 48, cores
Encadernação: capa mole com badanas
Dimensões: 24 x 16,5 cm
ISBN: 9789895325054
PVP: 6,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.