O Mundo Sem Fim, da autoria de Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain.
A Ala dos Livros publica O Mundo Sem Fim, da autoria de Jean-Marc Jancovici e Christophe Blain. Trata-se de uma obra originalmente editada pela Dargaud em 2021.
Este livro marca o regresso de Blain às publicações nacionais de banda desenhada, após terem ficado incompletas 2 das séries em que assinou argumento e desenho – Isaac, O Pirata (a Polvo publicou somente 3 dos 5 tomos) e Gus (a Gradiva publicou somente 1 dos 4 tomos).
Com mais de 2 anos de tempo de produção, é uma reflexão sobre as alterações climáticas, as questões energéticas e o limite físico do crescimento mundial.
Jean-Marc Jancovici analisa o desenvolvimento da sociedade de forma simples e cativante, através da BD e do humor, para enfrentar um tema por vezes incómodo e lança-nos a questão: “Qual o custo energético e ambiental de mantermos o nosso padrão de vida?”
Uma abordagem científica, rigorosa e precisa, apoiada numa argumentação densa e documentada. Dos desafios económicos às consequências climáticas, os autores analisam quais têm sido as opções energéticas que servem de base ao crescimento mundial. Apresentando as vantagens e desvantagens de cada uma através de diversos métodos e metáforas, fazem-nos pensar sobre as alternativas.
Publicado no final do ano de 2021 em França, foi o livro mais vendido de todos os géneros em 2022, atingindo actualmente mais de 1 milhão de exemplares vendidos em França. Está, entretanto, publicado em vários países.
É agora publicado também em Portugal, pela Ala dos Livros, numa edição que inclui ainda um prefácio da autoria de Rui Cartaxo, Professor de Economia do Instituto Superior de Economia e Gestão
Jean-Marc Jancovici, nascido em França, é sócio cofundador da empresa Carbone 4, uma consultora especializada em questões ligadas às alterações climáticas e presidente do think tank The Shift Project. É ainda professor na Escola Nacional Superior de Minas de Paris (a Mines Paris Tech). É autor ou coautor de vários livros, entre os quais L’Avenir climatique, quel temps ferons-nous ? (Points), Dormez tranquille jusqu’en 2100 (Odile Jacob) ou C’est maintenant ! 3 ans pour sauver le monde (Seuil). Formado na Escola Politécnica em 1984 e na Escola Superior de Telecomunicações de Paris em 1986, Jean-Marc Jancovici é considerado um especialista em matéria de energia e de clima. O Mundo Sem Fim (2021) é a sua primeira banda desenhada.
Christophe Blain nasceu em França, em 1970. Depois de ter estudado na Escola de Artes Gráficas de Paris e de ter frequentado o curso de Arte Contemporânea da Faculdade de Belas Artes de Cherburgo, é, em 1992, incorporado na marinha. Antes de embarcar a bordo da fragata Tourville, mune-se dos seus objetos pessoais mais preciosos: uma caixa de aguarelas, pinceis e cadernos de desenho. Dia após dia, desenha tudo o que vê, oferecendo-nos em Carnet d’un matelot (Albin Michel, 1994), a sua primeira obra, um testemunho único da vida a bordo de um navio de guerra. Cumprido o serviço militar, Blain trabalhou para diversas revistas como ilustrador, até que, inspirado por autores como Sfar, Bravo, Trondheim, David B. ou Satrapi, que conhecera no Atelier Vosges nos anos 90, decidiu regressar à BD. E é assim que surge, em 1997, La Révolte d’Hop-Frog (Dargaud), obra que conta com argumento de David B. Para além de realizar diversos trabalhos com este argumentista, os quais surgem na revista Lapin, Blain colabora ainda, na década de 1990, com Lewis Throndheim e Joann Sfar em álbuns da famosa série Donjon. É, no entanto, em 2001, com a publicação da série “Isaac, o Pirata”, que Blain obtém o reconhecimento público e da crítica pelo seu trabalho. Seguem-se outras obras como a série Gus (Gradiva), na qual se realça a mestria de Blain também como argumentista, ou, em 2020 e ainda com Sfar, a nova série de Uma Aventura do Tenente Blueberry (Dargaud). Para além de outros prémios, nos quais se destaca um Eisner, Christophe Blain viu já por duas vezes ser atribuído a uma obra sua o Prémio de Melhor Álbum no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême: a primeira vez em 2002, para o primeiro tomo da série Isaac, o Pirata (Polvo), e a segunda vez em 2013, para o segundo volume da série Quai d’Orsay (Dargaud). Em 2021, em resultado da sua colaboração com Jean-Marc Jancovici, especialista em matéria de energia e de clima, publica a banda desenhada O Mundo Sem Fim, obra que aborda com inteligência e sentido de humor a interligação entre energia e questões climáticas e que rapidamente se tornou uma referência e um bestseller internacional.
O Mundo Sem Fim
JEAN-MARC JANCOVICI, CHRISTOPHE BLAIN
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 196, cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 235 x 310 mm
ISBN: 978-989-9108-33-2
PVP: 35,00€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.