Melhores Ler 21

Melhores Ler 21

Melhores Ler 21

Melhores LeR 21 prossegue a rubrica Melhores Leituras e Releituras.

Passada uma semana, cá estão as prometidas Melhores LeR 21, prosseguindo o trabalho do Bandas Desenhadas em realizar um conjunto de sugestões ecléticas. Como é habitual, neste artigo das Melhores LeR encontrarão 10 bandas desenhadas que, pelas mais variadas razões, se distinguiram durante a minha leitura.

Como gostamos de ressalvar, se, por um lado, as obras de/sobre banda desenhada e demais livros ilustrados (re)lidos durantes estes meses podem não ter tido data de lançamento nesses meses ou sequer nesses anos, por outro lado não há, obviamente, nenhum tipo de hierarquização entre as obras que surgem em Melhores LeR 20 e Melhores LeR 21 e seguintes, tendo a numeração dos artigos apenas o propósito de os distinguir.

As diferentes propostas estão dispostas por ordem alfabética, desde as que geraram prazer na leitura até às intelectualmente estimulantes, passando pelos mais variados géneros literários, faixas etárias dos principais públicos-alvo e países de origem (Portugal, França, Canadá e Japão).

Melhores Ler 21

1629 vol. 1

XAVIER DORISON, TIMOTHÉE MONTAIGNE
Arte de Autor, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Apesar do ambiente criado ser, por vezes, pesado, não há como o olhar do leitor não se deter a apreciar as ilustrações desta obra. Destaco as vinhetas da sequência com a tempestade e o naufrágio, as quais provocam no leitor uma completa imersão. Aguardo, ansiosamente, a conclusão do díptico.

Melhores Ler 21

BLACKSAD vol. 7: ENTÃO, TUDO CAI – Segunda Parte

JUAN DÍAZ CANALES, JUANJO GUARNIDO
Ala dos Livros, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Como Guarnido nos tem habituado ao longo da série, há novamente um excelente trabalho na forma como os bichos são antropomorfizados. E as paisagens em Nova Iorque são extremamente cativantes, com um jogo de sombras muito bem conseguido. Entretanto, Díaz Canales providencia-nos um final inesperado.

CTHULHU SADINO

PEDRO MOURA, MARCO GOMES, DANIEL MAIA
Montesinos | Câmara Municipal de Setúbal, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Uma banda desenhada lovecraftiana, com uma narrativa de Moura bem estruturada, na qual se tenta dar unicidade aos trabalhos gráficos de Gomes e Maia, sendo visível a experiência de cada um no meio. Certamente que agradará aos leitores!

CLUBE DAS PRINCESAS AMALDIÇOADAS vol. 1

LAMBCAT
ASA, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Uma narrativa (anti)contos de fadas pouco usual, na qual se defende que não se devem aceitar as primeiras aparências, sendo um livro que recomendo a adolescentes por transcender algumas das propostas básicas que surgem no mercado dirigidas a essa faixa etária. Divertida e com desenhos “fofinhos”, esta BD dá uma nova vida aos contos de fadas.

CRÓNICAS DE ENERELIS vol. 2: SANGUE

PATRÍCIA COSTA
Edição de autor, 2021
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Continua a saga de aprendizagem dos protagonistas num segundo volume, no qual, mais uma vez, é notório o trabalho muito bem conseguido do planeamento das pranchas. Quando se alia um excelente trabalho gráfico a uma história bem contada, não é de estranhar que este volume tenha sido nomeado na 3.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas na categoria de Melhor Obra Nacional com distribuição alternativa.

DOCE ÊMESE CANIBAL n.º 4: ZOMBIES

MÁRIO ANDRÉ
Kustom Rats, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Nesta banda desenhada curta e assustadora q.b., o autor alerta não só para o vício das drogas, mas para uma em particular que transforma rapidamente os usuários em “zombies”. Nota-se ainda um cuidado especial na conceção deste zine-objeto.

FANZINE DE BD ANTÓNIO ARROIO vol. 1

VÁRIOS AUTORES
Escola Artística António Arroio, 2019
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta antologia de banda desenhada apresenta, como seria de esperar, narrativas e materiais muito diferentes entre as suas várias propostas, evidenciando-se o cuidado na estruturação das histórias. Está repleta de ideias que fogem ao trivial, sendo uma lufada de ar fresco.

A MENINA QUE VEIO DO OUTRO LADO: SIÚIL, A RÚN vol. 2

NAGABE
Presença Comics, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Continua a história de uma amizade que parecia impossível. Graficamente apelativa, sendo empregue um tipo de traço delicodoce, esta manga vai criando um universo repleto de interesse e comovente.

Melhores Ler 21

NEON

RITA ALFAIATE
Escorpião Azul, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Se a edição integral de O Caderno da Tangerina já tinha levantado o véu das experiências de Alfaiate com a utilização da cor, Neon expõe o domínio com que tal é conseguido. Para além de um argumento bem conseguido, salienta-se a inclusão das páginas extra no final da obra com ilustrações da autora. BD nomeada nas categorias de Melhor Obra Nacional e Melhor Ilustração em Obra Nacional na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

Melhores Ler 21

SÍLVIA

PEPEDELREY
El Pep, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Numa banda desenhada repleta de desenhos de sapatos e pernas, o autor conquistou-me com um argumento cativante e sarcástico. É uma obra que merece, sem dúvida, uma maior atenção por parte de público e crítica.

Deixa um comentário