Desenho, Palavra, Sequência

Desenho, Palavra, Sequência

Desenho, Palavra, Sequência: Banda Desenhada, a 9.ª Arte

Exposição e conferências “Desenho, Palavra, Sequência: Banda Desenhada, a 9.ª Arte”.

No dia 26 de Março de 2024, às 15h00, vai ser inaugurada a exposição “Desenho, Palavra, Sequência – Banda Desenhada, a 9ª Arte” organizada pela Academia Nacional das Belas Artes. Esta iniciativa será a introdução de um conjunto de novos eventos que irão decorrer no seio da comunidade das Belas Artes (Academia e Faculdade) em torno da BD.

“Desenho, Palavra e Sequência – Banda Desenhada, a 9ªarte”

A arte é um conceito em permanente evolução.

De exemplos rudimentares, eventualmente místicos como a arte rupestre, passando pela Idade Média, em que sete categorias de índole não visual (gramática, retórica, lógica/dialéctica, aritmética, geometria, astronomia e música) consubstanciavam o primado dos intelectuais cultos e pelos séculos XVIII/XIX, que no contexto da dialéctica arte/ciência se preocupam com o belo, algo que agrada aos sentidos (música, dança/ópera, literatura, pintura, escultura e arquitectura) transportando a ideia de Belas Artes, com forte conotação visual, alcança-se no séc. XX o “Manifesto das Sete Artes” (1923) de Riciotto Canudo, baseado na lógica da evolução natural dos elementos básicos da expressão artística até à chegada do cinema (7ªarte).

Mas a evolução progride e posteriormente passam a ser consideradas “novas artes”, tal como a fotografia, a banda desenhada (9ª arte), termo este cunhado por Claude Baylic (1964) no artigo “La Bande Desinée est-elle an art?” e a arte digital – no contexto de um possível quadro de classificação, sem consenso absoluto mas esclarecedor da essência da questão, a cada uma delas associam-se determinados itens específicos, nomeadamente:

  • 1ª Arte  –  Artes Sonoras (som): música, canto
  • 2ª Arte  –  Artes Cénicas (movimento): dança, representação, ópera, circo
  • 3ª Arte  –  Pintura (cor)
  • 4ª Arte  –  Escultura (volume)
  • 5ª Arte  –  Arquitectura (espaço)
  • 6ª Arte  –  Literatura (palavra)
  • 7ª Arte  –  Artes Audio-Visuais (áudio-visual) – genericamente refere-se ao cinema
  • 8ª Arte  –  Fotografia (imagem)
  • 9ª Arte  –  Banda Desenhada (desenho, cor, palavra e sequência)
  • 10ª Arte  –  Arte Digital (artes gráficas computorizadas 2D, 3D + programação)

A Academia Nacional de Belas-Artes (ANBA), em 18 de Outubro de 2023, oficialmente acolheu a Banda Desenhada (BD) no âmbito da sua esfera de intervenção. Sob a sua égide, com a colaboração da Bedeteca de Beja, apresenta agora a exposição, “Desenho, Palavra e Sequência – Banda Desenhada, a 9ª arte”, fazendo jus àquela evolução e visando contribuir para uma optimização da percepção comum e erudita relativamente a uma arte de raízes ancestrais, potencialmente extensíveis à arte rupestre, mas de esplendor recente.

A exposição, considerando uma pluralidade de estilos e apoiando-se em pranchas de diferentes autores portugueses contemporâneos, evidencia os paradigmas da estrutura da linguagem da BD, do argumento até à composição final de todos os componentes da prancha, reforçando o pressuposto de que a simultaneidade e interligação de “Desenho, Palavra e Sequência” é constante e inseparável.

Programa Exposição:

  • 26 Março: Abertura exposição (15h00, sessão de abertura);
  • 29 Maio: Encerramento exposição;
  • 26 Março e 29 Maio: Visita guiada (16h00 -16h30);

Programa Conferências (17h00 – 19h00)

  • 12 Abril (6ª feira): “Tradição e Rutura” – Conversa com os autores de BD Filipe Abranches, Joana Afonso, Miguel Rocha e Mosi. Paulo Monteiro/Penim Loureiro (moderação)
  • 3 Maio (6ª feira): “Arquitetura e Banda Desenhada” – Conversa com os autores de BD e arquitetos Pedro Burgos, Penim Loureiro e João Paciência. Manuel Couceiro da Costa (moderação)
  • 17 Maio (6ª feira): “A Escrita na Banda Desenhada” – Conversa com os autores de BD André Oliveira, Pedro Moura e Rita Alfaiate. Carlos Silva (moderação).

Deixa um comentário