2.ª Oficina de Banda Desenhada e Ilustração

2.ª Oficina de Banda Desenhada e Ilustração

2.ª Oficina de Banda Desenhada e Ilustração ministrada por Pepedelrey.

A oficina de Banda Desenhada e Ilustração é ministrada por Pepedelrey e será realizada na Universidade Popular da Sociedade Promotora de Educação Popular (SPEP-UP), sita em Alcântara, Lisboa, em cinco módulos distintos:

– O primeiro módulo irá introduzir os conceitos base sobre a linguagem e a estrutura narrativa de uma BD e a relação entre o texto (argumento e guião) e a imagem. Serão apresentados todos os géneros literários na BD.

– No segundo módulo, serão desenvolvidas as diferentes técnicas de escrita de um argumento, a partir da ideia inicial à fase final para adaptação ao guião. Será introduzido neste módulo, a aprendizagem do conceito e funcionalidade de transcrever o guião para um story board (primeira planificação visual da estória).

– No terceiro módulo, vamos introduzir a Ilustração e a sua relação com a imagem utilizada numa narrativa de BD. Quais as diferenças entre ilustração narrativa, ilustração editorial e ilustração técnica/científica.

– No quarto módulo vamos iniciar um trabalho de BD ou de um conto Ilustrado.

– No quinto módulo, abordaremos como finalizar e preparar uma obra para impressão em papel (livro, revista e jornal) ou para suporte digital (e-books e plataformas de leitura on-line), com aprendizagem de algumas das ferramentas de edição e paginação.

Horário: 5ª feira, 20:00 – 22:00
Duração: 4 meses (abril 2024 a julho 2024)
Modalidade: Presencial 
Destinatários: A partir dos 16 anos, para todas as pessoas interessadas em aprender a linguagem da Banda Desenhada e da Ilustração. Não é necessário qualquer formação académica ou conhecimento prático anterior.
Atividade sujeita a número mínimo e máximo de inscrições.
Pagamento em 4 prestações (início de abril, início de maio, início de junho e início de julho): 140€ 
Pagamento numa só prestação (início de abril): 480€
Os materiais necessários para o desenvolvimento das Oficinas, serão apresentados – explicação das diferentes qualidades e capacidades dos materiais  e suas características plásticas e estéticas – e pedidos aos formandos no primeiro dia da Oficina.
Inscrição: aqui

Pepedelrey é um heterónimo criado – a partir do anagrama do nome do autor – em 1984, no fanzine “Hyena”, criado na Escola de Artes Decorativas de António Arroio. O autor, natural de Oeiras (1967), explorou o delírio artístico de Lisboa dos anos 80 do século XX até à exaustão. Nos anos 90, leva a festivais internacionais a BD portuguesa e expande-se na exploração de recursos audiovisuais: fotografia e vídeo para cinema, televisão e publicidade. Participou em diversos jornais, revistas e em edições coletivas de banda desenhada e ilustração. Foi também autor de diversos livros coletivos e individuais, para várias editoras em Portugal e no estrangeiro. Títulos como “Paris Morreu”, “Virgin´s Trip”, “Marco Paulo é a Minha Religião”, “Shock – Tributo a Estrompa”, “A Noite em que Tu Morreste”, “PdR“, “Sílvia” e “Filosofia ao Domicílio” da editora El Pep, “A Viagem da Virgem” “Pepedelrey – Antologia Gráfica”, “Futuro Proibido”, “Apontamentos de Terror”, “Shedy” pela editora Escorpião Azul, entre outras obras. Colaborou também em diversas publicações coletivas de BD como “Mutate & Survive”, “Seitan Seitan Seitan Scum”, “Humanus”, “Histórias do Outro Mundo”, entre outras. Fundador do antigo coletivo informal The Lisbon Studio, da editora, livraria e galeria El Pep e antigo associado da Chili Com Carne (onde colaborou em diferentes exposições e publicações) e sócio da extinta loja-galeria CCC. Fez parte do coletivo que em 2014 tentou revitalizar o abandonado espaço Imaviz (underground).

Deixa um comentário