Painel de Stan Sakai e Ryan Ottley na Comic Con Portugal 2024.
O Painel de Stan Sakai e Ryan Ottley na Comic Con Portugal 2024, com o título “Entre Ronins e Super-Heróis”, teve lugar no dia 21 de março, às 17h00, no The One Theatre, com moderação da minha pessoa, Nuno Pereira de Sousa.
Marcou o regresso de painéis de banda desenhada ao então denominado Auditório B da primeira edição da Comic Con Portugal, sendo de destacar a presença de uma equipa técnica extremamente profissional e dedicada, empenhada em proporcionar excelentes momentos aos convidados e visitantes.
Após Ottley e Sakai terem ficado surpresos pelas suas principais obras se encontrarem inéditas no nosso país, tendo como mote a banda desenhada de Sakai do Deadpool quanto à origem das suas espadas na obra Deadpool: Preto, Branco & Sangue, iniciou-se o painel com a abordagem da origem de Sakai e Ottley enquanto autores de banda desenhada.
Sakai revelou que descobriu o telefone de Sergio Aragonés na lista telefónica. Essa foi a origem de uma boa amizade, tendo o autor se dedicado à letragem à mão em Groo, O Errante e, mais tarde, à tira do Homem-Aranha escrita para os jornais pelo Stan Lee. E, para surpresa de Ottley, Sakai confirmou que continua a realizar a letragem à mão. Quanto à autoria de banda desenhada, assinou e ilustrou The Adventures of Nilson Groundthumper and Hermy, tendo, mais tarde, em 1984 criado Usagi Yojimbo, a saga épica de Miyamoto Usagi, um coelho japonês que viveu no Japão no final do século XVI e início do século XVII. Aproveitou-se ainda para falar do extenso trabalho de investigação que o multipremiado autor realiza para retratar adequadamente a época, bem como basear algumas dos seus personagens em personalidades históricas de então. Sakai também destacou o seu trabalho de pesquisa para ilustrar a série 47 Ronin, tendo inclusivamente visitado os túmulos de Asano. É um trabalho do qual muito se orgulha, escrito por Mike Richardson.
Quanto a Ottley, após ter sido despedido de um armazém fornecedor de material médico, decidiu focar-se em tentar vingar no mundo dos comics, expondo o seu trabalho na internet. Rejeitou um convite de Rick Kirkman para um trabalho, vindo mais tarde a aceitar o de realizar a ilustração fill-in do #8 de Invencible. Kirkman gostou do resultado e Ottley desenhou a quase totalidade dos restantes comics, até ao seu final, com o #144, durante 14 anos. A liberdade que tinha a desenhar Invencible não se manteve quando trabalhou na Marvel em Amazing Spider-Man (com argumento de Nick Spencer) nem em Hulk (com Danny Coates). Daí, estar muito entusiasmado em ter regressado à Image para um novo projeto que deve ser anunciado daqui a uns meses. Entretanto, desenhou uma banda desenhada curta no Skybound’s Energon Universe: Free Comic Book Day (FCBD) 2024 Special, revelando que, apesar de ter gerado uma experiência interessante, não desejava desenhar periodicamente uma série de Transformers. E teve ainda curiosidade em saber se os leitores portugueses tinham acesso aos FCBD e se eram fornecidos gratuitamente ou comprados.
Foi também abordada a questão de ambos os autores terem direitos criativos quanto a Invincible e Usagi Yojimbo. De forma muito distinta da banda desenhada com direitos detidos por uma empresa, tal permite-lhes ter uma palavra a dizer, por exemplo, nas séries de streaming que adaptam as suas obras.
Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.