Gato Comum

Gato Comum

gato comum

Gato Comum, da autoria de Joana Estrela.

Após as recentes bandas desenhadas de Joana Estrela, publicadas pela Planeta Tangerina – Pardalita (2021) e Miau! (2022) -, a editora torna a apostar em mais uma BD da autora, desta feita intitulada Gato Comum.

Considerada pela crítica dona de «uma voz narrativa avassaladora», Joana Estrela regressa à BD com uma história que acompanha os últimos dias da vida de um gato e as difíceis decisões que pesam sobre a família que o acolhe.  Um livro comovente sobre o luto, que celebra também a vida de um gato no seio de uma família humana: as cumplicidades, os sustos, os hábitos e as manias — e, por fim, os dias que obrigam à despedida. 
«É sábado de manhã. O gato ainda está vivo. Mas também ainda está a morrer.»

Joana Estrela, nascida em Penafiel, em 1990, começou cedo a desenhar retratos de família, sobre os quais escrevia legendas divertidas. Um dos seus clássicos para prendas de anos consistia em fazer listas de coisas-que-dizemos-quando-estamos zangados, aplicando a ideia aos diferentes membros da família. À mãe, por exemplo, calhou um retrato rodeado pelos principais ralhetes com que brindava o pai, como “Não calques os tapetes do quarto!” ou “Começas logo a comer e nem cortas a carne às tuas filhas!”. O seu método de trabalho não mudou muito desde então, até porque o que a motiva a começar um livro continua a ser o seu próprio divertimento. Estudou Design de Comunicação na Faculdade de Belas Artes do Porto (2012). Passou por Budapeste e Vilnius, viveu no Porto com dois gatos (um preto e um branco) e, em 2022, começou a estudar Banda Desenhada na LUCA, em Bruxelas. Em 2014, a Plana publicou o seu primeiro livro, Propaganda. Em 2016, o Planeta Tangerina publicou Mana, a obra vencedora do I Prémio Internacional de Serpa para Álbum Ilustrado.

Deixa um comentário