Melhores LeR 25

Melhores LeR 25

Melhores LeR 25

Melhores LeR 25 prossegue a rubrica Melhores Leituras e Releituras.

Passada uma semana, cá estão as prometidas Melhores LeR 25, prosseguindo o trabalho do Bandas Desenhadas em realizar um conjunto de sugestões ecléticas. Como é habitual, neste artigo das Melhores LeR encontrarão 10 bandas desenhadas que, pelas mais variadas razões, se distinguiram durante a minha leitura.

Como gostamos de ressalvar, se, por um lado, as obras de/sobre banda desenhada e demais livros ilustrados (re)lidos durantes estes meses podem não ter tido data de lançamento nesses meses ou sequer nesses anos, por outro lado não há, obviamente, nenhum tipo de hierarquização entre as obras que surgem em Melhores LeR 24 e Melhores LeR 25 e seguintes, tendo a numeração dos artigos apenas o propósito de os distinguir.

As diferentes propostas das Melhores LeR 25 estão dispostas por ordem alfabética, desde as que geraram prazer na leitura até às intelectualmente estimulantes, passando pelos mais variados géneros literários, faixas etárias dos principais públicos-alvo e países de origem (Portugal, França, Bélgica, EUA e Japão).

ALMADA NO FIO DO TEMPO

CARLOS GUERREIRO, MARIANA MATOS, TIAGO ALBUQUERQUE
Câmara Municipal de Almada, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Uma tentativa de ficção científica à portuguesa que não só não destoa no género como se revela imaginativa, com um interessante trabalho gráfico de preto e branco.

ARENA VOL. 2

LE CHEF OTAKU, CLARITY
ASA, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

No segundo volume desta série de manfra, as ilustrações de Clarity encontram-se no mesmo nível do livro anterior. Quanto à estória, Gabriel revela-se um estratega na sua tentativa de ser vencedor nos combates, enquanto são feitas novas alianças e se vai descobrindo o passado do patrocinador dos humanos.

THE BOOKS OF CLASH VOL. 2

GENE LUEN YANG, LES MCCLAINE
Nuvem de Tinta, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Um livro divertido, com um grafismo engraçado, nesta série especialmente dirigida a um público juvenil. Neste segundo volume, a arqueira aprende que a arte do arco e flecha é mais do que aquilo que se pode esperar…

Melhores LeR 25

FUKUSHIMA: CRÓNICA DE UM DESASTRE SEM FIM

BERTRAND GALIC, ROGER VIDAL
Gradiva, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

O subtítulo deste livro, baseado num acontecimento histórico relativamente recente, poderia ser “crónica de um desastre anunciado”. Fico sempre siderada com a estupidez humana, neste caso o das altas patentes, protegidas pela distância longínqua, enquanto compete aos elos mais fracos, na própria estação nuclear, se sacrificarem para conter um desastre maior e permitir que os demais continuem vivos. Destaque ainda para os desenhos de Vidal.

Melhores LeR 25

KOINSKY RELATA… MEIA DÚZIA DE COISAS QUE SEI SOBRE ELES

HUGO PRATT
Ala dos Livros, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Fico sempre atónita com a qualidade das aguarelas de Pratt, constantes dos extras nos recentes volumes do autor editados entre nós. Nesta obra, encontramos histórias curtas e diretas, com economia de traços e paisagens. As sensações provocadas por esta leitura vão sendo muito diferentes, desde o miniconto de terror “Baldwin 622” ao triste “Um Pálido Sol Primaveril”, no qual somos confrontados com o falecimento de um personagem…

Melhores LeR 25

O LIVRO DAS MARAVILHAS

ÉTIENNE LE ROUX, VINCENT FROISSARD
Ala dos Livros, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Neste relato das viagens de Marco Polo, as mesmas são imaginadas, aparentemente, num relato na primeira pessoa. No entanto, descobre-se, a certa altura, que não é esse o caso. Com um grafismo que conquista de imediato o leitor, esta é a história de como começar novas aventuras. Froissard confere à obra uma releitura da paisagem italiana sob um ponto de vista asiático, atribuindo um sabor onírico à jornada. Não nos admiraríamos se vislumbrássemos muitas das vinhetas desta obra a ornamentar, sob a forma de quadros, paredes outrora despidas.

Melhores LeR 25

A MENINA QUE VEIO DO OUTRO LADO: SIÚIL, A RÚN VOL. 3

NAGABE
Presença Comics, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta foi uma série que me conquistou pelo argumento, o traço delicado e o marcado jogo de sombras. No terceiro volume deste conto de fadas, as aparências iludem. Como curiosidade, saliento o facto de ter ficado admirada por a tia da menina realmente existir.

Melhores LeR 25

SPIROU: A ESPERANÇA NUNCA MORRE… – TERCEIRA PARTE

ÉMILE BRAVO
ASA, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Para ser franca, quando terminei a leitura da Segunda Parte, não imaginei que fosse este o rumo que a estória tomaria na Terceira Parte. À medida que a guerra vai entrando nos seus anos finais (menciona-se, por exemplo, a rendição alemã na Batalha de Estalinegrado, em 1943), Spirou e Fantasio juntam-se à resistência belga. E Bravo termina o volume com um cliffhanger para a última parte da série. Esta série foi galardoada na categoria de Melhor Série de Publicações na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

Melhores LeR 25

TANGO VOL. 7: A FLECHA DE MAGALHÃES

PHILIPPE XAVIER, MATZ
Gradiva, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Tal como já nos tinha maravilhado com as paisagens da América do Sul, Matz repete agora a fórmula com o sudeste asiático, nomeadamente as Filipinas. Atente-se à aplicação da cor, o uso da luz ou a representação de um pôr-do-sol… Por seu turno, Xavier constrói uma interessante estória, na qual Tango, qual caçador de relíquias, procura o capacete de de Fernão de Magalhães.

Melhores LeR 25

ZONA: 10 ANOS

VÁRIOS AUTORES
Associação Tentáculo, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

A Zona: 10 Anos não só teve direito a nomeação na categoria de Melhor Antologia na 5.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas, como a sua banda desenhada “Uma Década na Pele”, da autoria de Guilherme Correia e Isabel Nobre foi nomeada na categoria de Melhor BD Curta editada em antologia. Entre outras boas propostas, interessei-me particularmente pela BD “Capítulo Zero: O Encontro” de Matthieu Pereira.

Deixa um comentário