Comic Con Portugal 2024 em números

Comic Con Portugal 2024 em números

Comic Con Portugal 2024 em números

Comic Con Portugal 2024 em números: o evento como um impulsionador da economia e do turismo.

Cerca de um mês após o término do evento, apresenta-se o artigo “Comic Con Portugal 2024 em números”.

A Comic Con Portugal celebrou na Exponor mais uma edição com um enorme sucesso, deixando vincado em números uma evolução exponencial ao longo dos anos. A edição de 2024 testemunhou níveis recorde de satisfação, afluência e impacto económico. Durante os quatro dias, passaram pelo evento 155.234 participantes (um aumento de 27,5% face a 2022 e de quase 10% em comparação ao anterior máximo, registado em 2019, em pré-pandemia). De todos os eventos realizados pela Exponor na última década, o 3.º dia de evento, foi registado como aquele com o maior recorde de visitantes dentro desse mesmo recinto.

De acordo com o Estudo de Impacto Económico da BDO e um estudo realizado entre os dias 21 e 24 de março na Exponor, pelo ISAG-European Business School e Centro de Investigação em Ciências Empresariais e Turismo da Fundação Consuelo Vieira da Costa (CICET-FCVC), o impacto económico direto na região, resultante do maior evento de cultura pop da Península Ibérica (medido pelas despesas de consumo final dos participantes e pelas despesas da organização com a produção do evento), estima-se entre os 27,4 e 46,4 milhões de euros (Valor Bruto de Produção – VBP).

Do ponto de vista da riqueza gerada pela organização e pelas empresas cuja atividade depende da Comic Con Portugal, estima-se entre os 16,2 e 27,4 milhões de euros (Valor Acrescentado Bruto – VAB). Por sua vez, ao analisarmos de uma perspetiva nacional, o evento gerou um impacto económico para o país de 53,4 e 89,6 milhões de euros.

Consolidando-se como um evento de grande relevância para o turismo de Portugal (mais especificamente na Área Metropolitana do Porto), os dados indicam que 88% dos visitantes da Comic Con Portugal afirmaram que o evento foi o grande motor da sua deslocação e permanência na região.

Para Catarina Santos Cunha (Vereadora do Pelouro do Turismo e da Internacionalização da Câmara Municipal do Porto) “a Câmara Municipal do Porto reconhece a importância para a Cidade da realização de eventos como a Comic Con Portugal, que apoiou e ajudou a dinamizar de forma ativa e empenhada, esperando que, no futuro, ajude a impulsionar a cultura pop na região”.

Marta Moura Pontes (Vereadora do Pelouro das Atividades Económicas, Turismo e Internacionalização da Câmara Municipal de Matosinhos) reforça que o município “oferece condições excecionais para receber eventos nacionais e internacionais de grande escala, como a Comic Con Portugal. A forma como decorreu, os indicadores gerais e o movimento que se gerou ao longo deste período, refletem o potencial da região para atrair e manter visitantes, além de consolidar a sua posição internacional como um destino de excelência”.

O Município de Vila Nova de Gaia entendeu apoiar a Comic Con Portugal, em parceria com os municípios do Porto e de Matosinhos, reconhecendo a sua importância enquanto evento dinamizador da cultura pop e de divulgação e promoção dos territórios junto dos parceiros, convidados e dos milhares de pessoas que tiveram a oportunidade de o visitar”, afirma José Guilherme Aguiar (Vereador do Pelouro do Turismo e Empreendedorismo da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia).

Aos 89,6 milhões de euros de impacto económico, traduzem-se valores impulsionadores de setores relacionados a alojamento, restauração e lazer. Os visitantes do evento oriundos de outros destinos, que não a Área Metropolitana do Porto, indicaram que os gastos médios em alojamento rondam os 100€, sendo o total dos gastos diários médios de 327€.

A Comic Con Portugal 2024 consolidou-se como um evento culturalmente significativo e economicamente impactante ao longos dos seus 10 anos de existência, Esta última edição onde celebramos os 10 anos, para além de criarmos uma experiência ímpar para o visitante e agentes envolvidos, fomentamos o impulso para o consumo de turismo na região que se traduz numa expansão da economia especialmente no município do Porto, Matosinhos e Gaia ” diz Paulo Rocha Cardoso (Diretor Geral da Comic Con Portugal)”.

Comic Con Portugal 2024 em números no site Bandas Desenhadas

Para além do presente artigo, o 20.º, eis uma lista dos restantes 19 artigos publicados no site sobre esta edição da Comic Con Portugal 2024, 15 deles diretamente relacionados com o evento e 4 deles com lançamentos ou pré-lançamentos de bandas desenhadas durante o mesmo:

Mais de 150 marcas

Com mais de 220 horas de conteúdo a decorrer em 10 palcos e mais de 150 marcas (nacionais e internacionais) envolvidas, a edição de 2024 da Comic Con Portugal contou com a presença dos três principais canais portugueses – RTP, SIC e TVI.

Marcaram presença também os grandes estúdios de cinema e televisão com conteúdo e ativações de marca, entre elas o AXN (Sony Pictures Entertainment Iberia) com o incrível Escape Room “Presos ao AXN”; a Sony Pictures Portugal trouxe à Comic Con Portugal o filme “Ghostbusters: Império do Gelo” com uma ativação de marca onde foi possível ver de perto o carro “Ecto-1”. O estúdio proporcionou também, aos fãs de Dragon Ball, um momento de homenagem à saga e ao seu criador Akira Toriyama com a projeção do filme “Dragon Ball Super: Super Hero”; Syfy (NBC Universal) com uma ativação do Icónico Chucky e com a presença do talento Raymond Lee da série “Quantum Leap”; A Cinemundo não deixou ninguém indiferente com sua ativação do canal de televisão. Em paralelo, no cinema, permitiu aos fãs o contacto com a ativação da Warner Bros. Portugal com os filmes “Furiosa” e “Godzilla vs. Kong” e no panorama nacional trouxe o elenco do filme “Revolução sem Sangue” ao Golden Theatre.

Do grupo NOS, a Dreamia marcou presença com o seu lendário concerto “Canal Hollywood in Concert” do Canal Hollywood e com o Biggs com o painel do ator Ed Westwick da série “Gossip Girl”. Os Canais TVCine fizeram o lançamento do seu novo jogo, criado em parceria com a Creative Toys, “Aposta a Pipoca”, no evento que divertiu os fãs. Para culminar, os Cinemas NOS quiserem proporcionar a todos os espectadores do Golden Theatre o ambiente “Cinema” com a instalação de um bar à semelhança das salas de cinema.

O Grupo LEGO® marcou uma presença multiárea com os seus conteúdos quer em ativações de marca em diferentes áreas quem em conteúdos nos auditórios. A FNAC marcou a diferença com a recriação de uma loja FNAC que envolvia retalho e experiência. A The Walt Disney Company concretizou sonhos dos miúdos e graúdos que sempre sonharam em ver os seus super-heróis de perto com a exposição de estátuas dos mais variados universos: Marvel, Star Warner e Disney/Pixar. A Redbull, Doritos, CTT, Parlamento Europeu, Pris Audiovisuais, Samsung, Oreo, Hasbro Gaming, Nintendo e Radio Popular Gaming animaram o evento com ativações cheias de experiência e adrenalina.

Marcas como Banzai, Vigor, ISAG, Coca-Cola e Sapo, Spormex e Restart elevaram a sua presença nesta edição com a aposta não só com ativação, mas também na área sponsoring. As quatro primeiras afirmaram-se como os Sponsors Oficiais do evento e as restantes abraçaram o sponsoring de palcos: Live Stage powered by Sapo, Creator’s Hub powered Spormex e Corporate Stage powered by Restart.

Parceiros institucionais também quiserem fazer parte desta grande celebração contribuindo para causas como as Incapacidades Não Visíveis (Sunflower); Combate ao desperdício Alimentar (Refood) e Sensibilização para a sustentabilidade e ecologia (LIPOR).

O futuro

No último dia do evento, foi realizada uma conferência de imprensa na qual Paulo Rocha Cardoso abordou não só as próximas edições do evento como se focou num novo projeto destinado aos mais novos.

O CEO da Comic Con Portugal, em conjunto com Inês Lopes do AM Experience Group, apresentou o Comic Con Kids: Power Camp, destinado a promover a autoconfiança das crianças sob o mote de encontrarem os seus “superpoderes latentes”. Este projeto já tem várias áreas e atividades identificadas, pretendendo-se que seja uma experiência para as famílias. Está pensada enquanto uma atividade itinerante e que não esteja restringida a apenas uma edição por ano. Não há ainda nenhuma data nem local definido para a primeira edição do Comic Con Kids: Power Camp.

Quanto à próxima edição da Comic Con Portugal, Paulo Rocha Cardoso informou que ainda não está definido nem o local nem as datas – incluindo a altura do ano – em que a mesma será realizada, estando envolvidos muitos parceiros e áreas que serão decisivos para o planeamento da próxima edição.

Deixa um comentário