Histórias da Guerra

Histórias da Guerra

histórias da guerra

Histórias da Guerra, da autoria de Amadeu Escórcio.

Em abril, através da sua chancela Edições Abstrusas Visconde de Seide, Amadeu Escórcio publicou a obra Histórias de Guerra. Durante anos, o autor ouviu relatos de episódios de combatentes na Guerra Colonial Portuguesa, com o intuito de registá-los em livro.

Quase 50 anos anos depois, decidiu que já tardava em passar os episódios ao papel. No entanto, descobriu que, com o passar das décadas, muitos dos rascunhos se perderam. Optou então por fazer um livro misto, metade sob a forma de contos e metade em banda desenhada. No total, compilou 5 contos e 11 BD curtas.

histórias da guerra

Como é costume nestes casos, os nomes dos relatores e intervenientes foram alterados, e apagados alguns pormenores particulares, para proteger a privacidade daqueles que, ao longo dos anos, por uma razão ou por outra, me foram contando estes episódios. E aqui ficam alguns desses episódios registados como testemunhos dispersos, dramáticos, caricatos ou trágicos, de uma guerra que durou treze anos e que, se poupou alguns, destruiu outros, estropiando-os física ou mentalmente, ou até matando-os. Também optei por incluir uma BD com uma das “canções de Niassa”. Nestas canções, soldados em comissão de soberania em Moçambique, como se dizia então, adaptavam letras de sua autoria a músicas então em voga, desabafando assim algum mal estar e protesto.

Amadeu Escórcio nasceu no Funchal, em 1954. Licenciou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (atual Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), em 1979. Frequentou ainda o 1.º ano do Curso de Cinema no Conservatório Nacional de Lisboa (atual Escola Superior de Arte e Cinema do Instituto Politécnico de Lisboa).
Foi sócio fundador do grupo de artes plásticas Artever.
Tem desenvolvido atividade na área da pintura, desenho, ilustração editorial e banda desenhada.

Deixa um comentário