Nomeações dos 6.ºs Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno

Nomeações dos 6.ºs Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno

nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas

As Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno.

Hoje desvendamos as Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno. Como tínhamos anunciado, esta 6.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas traz novidades quanto à estruturação dos mesmos, apesar de continuar a manter-se fiel ao espírito com que os Prémios foram criados.

Uma das primeiras alterações que é facilmente identificada é a atualização do logotipo, que, se por um lado mantém a imagética anterior, por outro lado permite que o novo logotipo vá de encontro às novidades que surgem após 5 anos de organização dos Prémios Bandas Desenhadas. Este trabalho foi realizado pelo autor de banda desenhada, designer de comunicação, ilustrador e diretor de arte Nuno Lourenço Rodrigues, a quem agradecemos publicamente.

Uma das grandes alterações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas tenta corresponder ao feedback que nos foi sendo dado pelos autores e editores ao longo das nomeações que realizamos. De facto, desde a sua génese, os Prémios Bandas Desenhadas tinham uma particularidade – as nomeações eram realizadas ao longo do ano, cada uma delas correspondendo a um trimestre editorial, formalmente designado pela estação do ano que vigorava na maioria do seu período. Ao realizar somente uma nomeação por trimestre em cada categoria, na prática estava-se a dar a indicação de que aquele nomeado era a melhor obra da categoria naquele trimestre.

Deste modo, decidimos assumir plenamente tal. Os 6.os Prémios Bandas Desenhadas passam a ser constituídos por 4 edições distintas – a Edição Inverno, Edição Primavera, Edição Verão e Edição Outono, as quais continuam a utilizar as antropomorfizações das estações do ano, propositadamente criadas por Daniel Maia e Susana Resende para a 1.ª edição dos Prémios. Para cada uma destas edições são elegíveis as bandas desenhadas publicadas, respetivamente, no 1.º, 2.º 3.º e 4.º trimestres. E, em cada uma dessas edições, haverá diversos nomeados mas apenas um vencedor formalmente designado em cada categoria. Após a atribuição dos Prémios referentes ao último trimestre do ano, realizar-se-ão ainda os 6.os Grandes Prémios Bandas Desenhadas, referentes a todas as publicações de banda desenhada de 2024, estando automaticamente nomeados os Vencedores de cada uma das edições trimestrais.

Outra das alterações foi que aumentámos o número de elementos do júri, apesar de termos diminuído o número de jurados em representação do site Bandas Desenhadas. Se o Nuno Pereira de Sousa e a Susana Figueiredo permanecem jurados, integram pela primeira vez o júri Ana Maltilde Sousa (artista visual e autora de BD, docente e investigadora FCT Júnior no CIEBA-FBAUL), Ana Ribeiro (autora de BD, editora de fanzines), Diogo Carvalho (autor de BD, professor de educação visual), Francisco Pedro Lyon de Castro (crítico, editor) Gabriel Martins (crítico, criador de conteúdos) e Marco Fraga da Silva (guionista de BD, professor de BD no IPLUSO – Instituto Politécnico da Lusofonia).

Foram acautelados os conflitos de interesses de cada um dos jurados e implementados os devidos procedimentos internos para que a seriedade com que o júri exerce as suas funções permaneça inabalável.

Os critérios utilizados pelos jurados para apreciação das obras permanecem inalteráveis, relacionados com a natureza narrativa e gráfica das obras, tais como a execução, originalidade, pertinência e novidade do assunto ou dos meios utilizados, entre outros.

As Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno consideraram elegíveis as 94 obras de banda desenhada identificadas, publicadas entre 01 de janeiro e 31 de março de 2024:

  1. Janeiro
  2. Fevereiro
  3. Março

Relembra-se que o nosso Observatório contabiliza as edições mensais, tendo em conta a primeira forma de comercialização da obra, independentemente do canal utilizado. Deste modo, edições comercializadas através do site ou das redes sociais de uma editora, bem como num dado evento, num determinado mês, são contabilizadas como publicadas nesse mês, independentemente do mês em que venha a ocorrer a eventual distribuição generalizada nos pontos de venda de periódicos ou livrarias.

Sem mais delongas, apresentamos, então, as Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno.

NOMEAÇÕES

nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
  • “Além” – Joana da Costa Abreu (Yuri) (Cão Raivoso #1 – Cão Raivoso)
  • “Deixo um Pouco de Mim, Levo um Pouco de Ti” – Sara Monteiro (Cão Raivoso #1 – Cão Raivoso)
  • “Silence” – André Coelho (Katabasis #1 – KHTHON)
  • “Via Cava or the Dog Star Rising” – André Coelho (Katabasis #1 – KHTHON)
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas
nomeações dos 6.ºs prémios bandas desenhadas

Próximas Datas

Vencedores dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno

Conhecida a lista de nomeados, compete agora aos jurados deliberar quais as obras vencedoras dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno, sendo a data em que as mesmas serão conhecidas o dia 30 de abril deste ano.

6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Primavera

Entretanto, encontramo-nos já a trabalhar nos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Primavera, referentes às bandas desenhadas editadas em Portugal no 2.º trimestre deste ano (01 de abril a 30 de junho de 2024). Relembramos os editores e autores que a data-limite para a receção das obras editadas no 2.º trimestre de 2024 é o dia 10 de julho de 2024. Para qualquer esclarecimento, podem entrar em contacto com o nosso site.

Deixa um comentário