Napoleão 1, da autoria de Nöel Simsolo e Fabrizio Fiorentino.
Quatro anos depois, a Gradiva retoma a sua coleção antológica Eles Fizeram História com o seu sexto volume, Napoleão 1, da autoria de Nöel Simsolo e Fabrizio Fiorentino, estando o dossier pedagógico a cargo de Jean Tulard.
Trata-se do primeiro volume do tríptico dedicado a Napoleão, correspondendo ao 5.º volume na coleção original francesa da Glénat, onde conheceu edição em 8 de outubro de 2014.
Relembrando, entre 2019 e 2020, a Gradiva publicou anteriormente os volumes dedicados a Lenine, Estaline, Mao Tsé Tsung e o díptico dedicado a Churchill.
Como pôde um pequeno militar corso tornar-se Napoleão I, imperador dos Franceses, entre 1804 e 1815? Sucessivamente general, cônsul e imperador, este ambicioso filho do Ancien Régime, formado na República, foi um reformador sem tempo a perder, o fundador do Estado moderno e o génio militar que subjugou, durante algum tempo, as monarquias europeias. Este primeiro volume, centrado no período 1793-1799, acompanha a ascensão do jovem general e as suas primeiras campanhas militares, desde a tomada de Toulon à campanha de Itália e ao seu regresso do Egito.
Noël Simsolo, nascido em 31 de agosto de 1944 em Périgueux, é realizador de cinema, ator, argumentista, historiador de cinema e romancista francês. É autor de três aventuras de Le Poulpe, da série Edgar Flanders. Em 2004, escreve o argumento de Ne touchez à rien, a sua primeira incursão na banda desenhada. Desejoso de voltar a trabalhar em conjunto, propôs a Bézian um universo que ambos adoravam, o ambiente de suspense e fantasia dos anos 20, baseado numa série radiofónica que tinha escrito para a France Culture nos anos 90, Docteur Radar, cujo primeiro volume foi publicado em 2014. Desde então, tem trabalhado em vários projetos para a Glénat, concentrando-se em particular em thrillers em colaboração com Dominique Hé: Les Miroirs du crime, Mémoires de Marie-Antoinette, 1789… Saint-Just, biografias dedicadas a grandes figuras do cinema como Sacha Guitry ou, na coleção “9 ½” que coedita: Sergio Leone, Jean Gabin, Orson Welles ou Alfred Hitchcock – Le Maitre de l’angoisse! Em 2023, oeste último livro foi selecionado para os prestigiados Eisner Awards na categoria Melhor Trabalho Baseado em Factos Reais. Em 2022, iniciou a série Du Côté de l’Enfer. Atualmente, está a trabalhar num novo projeto com Dominique Hé para a Glénat.
Fabrizio Fiorentino é um artista italiano nascido em Torre del Greco, perto de Nápoles. Formado na Escola de Arte de Nápoles e na Academia de Belas Artes, tornou-se conhecido em 1994 com os fumetti Dick Damon (Fénix). Em 2001, mudou-se para os Estados Unidos para trabalhar para a CrossGen. Regressou a Itália em 2003, onde trabalha regularmente com a Marvel Comics (Spider-Man) e DC Comics (Batman, Catwoman, etc.). Em 2012, tornou-se diretor artístico e professor na Scuola Internazionale di Comics, em Nápoles. Em 2014, juntou-se à Glénat e à Fayard para desenhar o tríptico dedicado a Napoleão na coleção “Ils ont fait l’histoire“, a partir de um argumento de Noël Simsolo e sob a direção histórica de Jean Tulard. Em 2017, desenhou a adaptação em banda desenhada de A Ilha do Doutor Moreau, de Herbert George Wells, proposta por Dobbs. No ano seguinte, desenhou a banda desenhada do filme L’Empereur de Paris, a partir de um argumento do próprio Éric Besnard. Fabrizio Fiorentino reencontrou Dobbs e trabalhou com ele no álbum dedicado a João Paulo II na coleção “Un pape dans l’histoire” publicada por Glénat e Cerf. Reside em Itália.
Jean Tulard, Presidente da Académie des sciences morales et politiques, é um académico e historiador francês especializado em Napoleão I e na era napoleónica, bem como na história do cinema. Colaborou, sozinho ou como editor, em mais de cinquenta obras e foi várias vezes condecorado pelo seu trabalho.
Napoleão 1
NÖEL SIMSOLO, FABRIZIO FIORENTINO, JEAN TULARD
Editora: Gradiva
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 23,3 x 31,3 cm
ISBN: 978-989-785-280-0
PVP: 20,99€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.