CoBrA 2: Operação Conacri 1, da autoria de Marco Calhorda e Zoran Jovicic.
Dois anos depois da edição do primeiro volume de CoBrA – a série de ficção baseada em factos reais, que se centra figura histórica de Jorge Pereira Jardim (1919-1982), agente secreto português -, a Ala dos Livros lança CoBrA 2: Operação Conacri 1.
O argumento continua a ser da autoria de Marco Calhorda, mas a ilustração não compete, desta feita ao português Daniel Maia – ilustrador da 1.ª banda desenhada, nomeada na categoria de Melhor Ilustração em Obra Nacional na 4.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas -, mas sim ao bósnio Ziran Jovicic.
Quase uma década depois da perda de Goa, no qual o CoBrA teve uma participação fulcral no engendrar do repatriamento para a Metrópole dos mais de 4.000 prisioneiros Portugueses detidos na Índia, o seu multifacetado e controverso líder Jorge Jardim vê o agudizar da Guerra Colonial na Guiné como uma oportunidade única para voltar a ganhar relevo dentro da máquina do estado português. Apercebendo-se de que a política “Por Uma Guiné Melhor” do General Spínola corre o risco de não passar de um paliativo, começa a posicionar o CoBrA para dinamizar e, posteriormente, apoiar uma ação militar única e de tal envergadura que leve a uma vitória final sobre os movimentos independentistas da Guiné. CoBrA: Operação Conacri (Tomo 1) é uma obra de ficção, baseada em eventos históricos, que enquadram a evolução do sangrento e brutal conflito na Guiné nos finais dos anos setenta. O Tomo 2 retoma a trama nos eventos que antecederam e posteriormente levaram ao desastroso ataque à capital da Guiné Conacri em 1970.
Marco Calhorda é natural de Moçambique, onde nasceu em 1975. Começou a sua carreira a escrever para a Bloomberg News em Londres, mas, com o tempo, passou para a ficção. As suas histórias geralmente levam-no aos lugares da sua juventude, tal como Moçambique e outras ex-colónias portuguesas, tecendo narrativas sobre manipulação política e intriga de espionagem em torno de eventos históricos importantes. Operação Goa marcou a sua estreia em BD, a primeira parte da trilogia CoBrA.
Zoran Jovicic nasceu em 1984, em Mrkonjic Grad, na República de Srpska, Bósnia e Herzegóvina, e vive presentemente em Novi Sad, na Sérvia. É casado e pai de dois filhos. Zoran trabalha como artista de storyboard cinematográfico e autor e ilustrador de banda desenhada, tendo no seu currículo mais de 20 livros, publicados em vários mercados europeus, como por exemplo Alemanha e Itália, bem como na Austrália e Estados Unidos da América.
CoBrA 2: Operação Conacri 1
MARCO CALHORDA, ZORAN JOVICIC
Editora: Ala dos Livros
Páginas: 80, preto
Encadernação: capa dura
Dimensões: 21 x 27 cm
ISBN: 978-989-9108-43-1
PVP: 18,50€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.