Gaston 22: O Regresso de Lagaffe

Gaston 22: O Regresso de Lagaffe

gaston 22

Gaston 22: O Regresso de Lagaffe, da autoria de Delaf.

Em abril, a ASA publicou Gaston 22: O Regresso de Lagaffe, da autoria de Delaf. Editada originalmente pela Dupuis em 22 de novembro de 2023, tal como o próprio título indica, marca o retorno da série dedicada a Gaston Lagaffe, personagem criado por André Franquin (1924-1997).

Quanto à numeração, segue a da série Gaston mais recente da Dupuis, editada entre 2018 e 2021, com todas as pranchas de Franquin, incluindo alguns inéditos, a qual teve direito a 22 álbuns (do número 0 ao 21). Trata-se, obviamente, de uma série mais completa do que aquela que a ASA, numa tentativa de publicar integralmente Gaston, tinha distribuído em conjunto com o jornal Público em 2010 (com um total de 19 volumes).

Com esse prosseguir da numeração dos álbuns da autoria do falecido Franquin, a Dupuis pretende demonstrar a continuidade da série, apesar da, obviamente, nova autoria do 22.º volume.

Gaston é uma dos personagens mais conhecidos da BD franco-belga. Nascido há 66 anos, sob a direção de André Franquin, Gaston é no início um anti-herói preguiçoso que muito rapidamente se torna num personagem com imaginação e energia sem limites (desde que não envolva trabalho). A série inclui uma curiosa galeria de personagens: Moizelle Jeanne, a atordoada amante de Gaston (que não capta nenhum dos sinais que ela envia); Sr. De Mesmaecker, o empresário irascível que nunca consegue assinar contratos; Prunelle, a chefe stressada de Gaston, vítima favorita de suas invenções, etc. Esta série de banda desenhada franco-belga humorística Gaston é servida por gráficos expressivos e ultra dinâmicos. Para melhor respeitar o espírito e a obra de Franquin, Delaf realizou um trabalho de análise extremamente meticuloso. O resultado já pode ser lido!

Delaf é o pseudónimo de Marc Delafontaine. Nasceu em 9 de outubro de 1973, em Sherbrooke (Quebeque, Canadá). Recém-formado em Artes Plásticas, começou, nas Éditions Aquila Communications, a criar as suas pequenas histórias em BD que serviam para os recém-chegados ao Quebeque aprender francês. Denis Grenier, um profissional de desenho animado deu alguns conselhos ao jovem Marc, oferecendo-se então para ajudá-lo. Delaf ingressou posteriormente em vários estúdios de animação em Montreal, onde trabalhou na coloração e no layout antes de se iniciar pelo storyboard. Depois de trabalhar na série animada Marsupilami, Delaf viu, em 2005, o seu primeiro álbum publicado na Vents d’Ouest, Le Guide Junior vol. 3: Pour bien élever les parents (com argumento de Goupil e Douyé). Nesse mesmo ano, inicia a série Les Nombrils, com argumento de Dubuc, nas páginas da extinta revista Safarir, série convertida em álbum pela Dupuis, a qual acaba por ganhar vários prémios em França, tornando-se um verdadeiro best-seller, com mais de 2,5 milhões de exemplares. desde 2017, assina a solo o spin-off Les vacheries des Nombrils. Em 2022, Marc Delaf realiza um sonho ao ser escolhido para desenhar a personagem icónico Gaston Lagaffe.

Deixa um comentário