Reedição de Einstein, Eddington e o Eclipse

Reedição de Einstein, Eddington e o Eclipse

Reedição de Eisntein, Eddington e o Eclipse

Reedição de Einstein, Eddington e o Eclipse, da autoria de Ana Simões e Ana Matilde Sousa.

Em abril, a Chili Com Carne realizou a reedição de Einstein, Eddington e o Eclipse, da autoria de Ana Simões e Ana Matilde Sousa. Trata-se de uma edição revista e ampliada da obra galardoada na categoria de Melhor Obra Nacional na 1.ª edição dos Prémios Bandas Desenhadas.

Nesta nova edição, foram incluídas não só novas descobertas como elaboradas 16 novas páginas de banda desenhada.

Este livro está associado à exposição E3 — Einstein, Eddington e o Eclipse e está dividido em duas partes (ensaio e banda desenhada), ambas bilingues, português e inglês, as duas principais línguas usadas durante a expedição. A banda desenhada toma a correspondência de Arthur Eddington trocada com sua mãe, irmã e o Observatório de Lisboa antes, durante e após a sua expedição à Ilha do Príncipe para estudar o eclipse solar total de 1919, como ponto de partida para uma narrativa gráfica de contornos experimentais e impressionistas. Focando-se na teia de actores humanos e não-humanos envolvidos nesta expedição – pessoas conhecidas e desconhecidas, animais, plantas, factores ambientais e afetivos – a BD, que também compila alguns documentos da exposição, estabelece uma relação intertextual com o ensaio teórico sobre as implicações científicas, políticas e sociais dessa viagem cujos resultados confirmaram a revolucionária teoria da relatividade de Einstein. As “impressões” da viagem assumem um duplo significado, referindo-se ao relato de Eddington por palavras e às marcas nas páginas, alusivas à presença material dos lugares visitados.
Lançada em 2019, é uma perfeição editorial, dentro do meio académico e institucional, que conseguiu confluir o nobre objectivo de divulgação científica com Arte – seja ela narrativa ou não – que tantas vezes entram em conflito e com resultados medíocres. Aqui é o contrário, é uma obra iluminada. Nesta nova edição, foram incluídas novas descobertas e foram feitas mais 16 páginas novas para a banda desenhada. É o que se pode dizer em jargão livreiro, eis uma edição “melhorada e aumentada”!

Relembra-se ainda que, na altura do lançamento original da obra, Pedro Moura moderou uma videoconversa com as duas autoras.

Deixa um comentário