Melhores LeR 28

Melhores LeR 28

Melhores LeR 28 prossegue a rubrica Melhores Leituras e Releituras.

Antes de se iniciar mais um fim de semana, cá estão as prometidas Melhores LeR 28, prosseguindo o trabalho do Bandas Desenhadas em realizar um conjunto de sugestões ecléticas. Como é habitual, neste artigo das Melhores LeR encontrarão 10 bandas desenhadas que, pelas mais variadas razões, se distinguiram durante a minha leitura.

Como gostamos de ressalvar, se, por um lado, as obras de/sobre banda desenhada e demais livros ilustrados (re)lidos podem não ter tido data de lançamento nesses meses ou sequer nesses anos, por outro lado não há, obviamente, nenhum tipo de hierarquização entre as obras que surgem em Melhores LeR 27 e Melhores LeR 28 e seguintes, tendo a numeração dos artigos apenas o propósito de os distinguir.

As diferentes propostas das Melhores LeR 28 estão dispostas por ordem alfabética, desde as que geraram prazer na leitura até às intelectualmente estimulantes, passando pelos mais variados géneros literários, faixas etárias dos principais públicos-alvo e países de origem (Portugal, Espanha, Bélgica, EUA e Japão).

BRIGANTUS VOL. 1: BANIDO

YVES H., HERMANN
Arte de Autor, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Numa estória bem contada, a imagética invocada leva-nos a sonhos distantes de infância a imaginar como seria o quotidiano quando os romanos invadiram as ilhas britânicas. Agora, resta-nos a impaciência de aguardar pela conclusão do díptico.

O CLUBE DE BD DO SUPERGATINHO VOL. 2: PERSPETIVAS

DAV PILKEY
Marcador, 2023
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

De forma divertida, o autor aborda diferentes técnicas de construir banda desenhada, sendo uma ótima forma de interessar as mentes jovens pelo assunto.

E DEPOIS DO ABRIL

ANDRÉ MATEUS, FILIPE DUARTE
Escorpião Azul, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Com uma narrativa inovadora de Mateus e ilustrações inspiradas de Duarte, esta obra revela-nos como Portugal viveria numa distopia se a Revolução do 25 de Abril não tivesse ocorrido. Com direito a 3 Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno, a obra seria galardoada com o Prémio de Melhor Argumento em Obra Nacional.

O GATO QUE MIA #1

AMADEU ESCÓRCIO
Edição de autor, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Neste fanzine, o destaque vai para o sentido de humor do autor, que me fez dar algumas gargalhadas.

JONAS FINK VOL. 1: INIMIGO DO POVO

VITTORIO GIARDINO
Arte de Autor, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Esta obra é um excelente exemplo do que a banda desenhada por ser ao combinar um cativante argumento com ilustrações a que o olhar não consegue resistir. O facto de ter lugar em Praga e do autor transpor facilmente o leitor para locais perfeitamente reconhecíveis a todos os que visitaram a cidade é um bónus.

KAIU SHIRAI X POSUKA DEMIZU: BEYOND THE PROMISED NEVERLAND

KAIU SHIRAI, POSUKA DEMIZU
Viz (EUA), 2022

Neste volume que colige diversas bandas desenhadas curtas dos autores de The Promised Neverland, o destaque vai para a BD “Spirit Photographer Saburo Kono” e o epílogo da própria série The Promised Neverland.

LONESOME VOL. 4: O TERRITÓRIO DO FEITICEIRO

YVES SWOLFS
Gradiva, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Terminado o ciclo, não deixo de ficar com a sensação de que Swolfs poderia ter investido mais na temática sobrenatural, dado ser aquela que distingue a narrativa dos demais westerns contemporâneos. De qualquer modo, definitivamente Swolfs encontra-se na lista de autores cujo futuro trabalho vou estar atenta.

O MERCENÁRIO VOL. 5: A FORTALEZA

VICENTE SEGRALLES
Ala dos Livros, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Este volume é, sem dúvida, aquele com o meu argumento favorito da série até ao momento. No entanto, como é habitual, o grande destaque vai para as ilustrações e o caderno final com os extras. Este livro foi galardoado com o Prémio de Melhor Reedição dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno, tendo a série O Mercenário sido galardoada ainda na categoria de Melhor Série.

UMA MULHER, UM VOTO

ALICIA PALMER, MONTSE MAZORRIAGA
Com BD complementar de PEDRO MOURA, MATILDE FEITOR
Levoir, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

A obra destaca-se pela temática e pela sua vertente didática. Extremamente curiosa é, graças à edição portuguesa, poder-se verificar as diferenças que ocorreram no movimento pelo sufrágio feminino em Portugal e Espanha. No entanto, a abordagem portuguesa apresentada, fruto do reduzido número de páginas em que tinha de ser realizada, é demasiado concisa, especialmente com a comparação inevitável com a espanhola. Sendo uma temática que merece um maior desenvolvimento, desejo que, no futuro, surja uma obra portuguesa de maior fôlego.

ZODÍACO: MEMÓRIAS GRÁFICAS

AI WEIWEI, ELETTRA STAMBOULIS, GIANLUCA COSTANTINI
Objectiva, 2024
Previews, sinopse e ficha técnica: aqui

Sendo um dos grandes lançamentos do início do ano, estamos perante uma obra de excelência. Seja pela visão artística e a filosofia de Ai Weiwei, na sua aproximação pouco usual aos signos do zodíaco chinês, seja pelo trabalho gráfico de Costantini na obra. Certamente que o leitor dificilmente falhará a próxima exposição de Ai Weiwei perto de si. Para ler e reler. Com direito a 3 Nomeações dos 6.os Prémios Bandas Desenhadas – Edição Inverno, a obra seria galardoada com o Prémio de Melhor Ilustração em Obra Estrangeira.

Deixa um comentário