O Bandas Desenhadas visita o Iberanime LX 2024.
Pois é! Agora foi o Iberanime LX 2024!
Como vos dizia no artigo “Coimbra BD 2024: Não havia silêncio nos claustros“, o vosso Bandas Desenhadas não pára o périplo por terras portuguesas de aquém-mar. Foi a Comic Con Portugal 2024, o Coimbra BD 2024 e agora o Iberanime LX 2024, realizado na FIL, no Parque das Nações, nos dias 11 e 12 de Maio.
O Bandas Desenhadas esteve lá no dia 11 e registou tudo o que conseguiu registar. Mais, só se tivéssemos ido também no domingo.
A afluência foi brutal, com milhares e milhares, muitos milhares mesmo, de visitantes. Famílias inteiras, grupos de amigos e um ou outro atirador furtivo (como eu próprio) encheram os dois pavilhões que albergaram o maior festival de cultura pop japonesa realizado em Portugal. E se o colorido do Iberanime, por si só, já é digno de nota, a afluência de milhares de cosplayers aumentou a variedade da paleta.
Para os que não puderam ir, que hesitaram na visita ou que foram e querem mais, convido-vos a virem nesta visita guiada pelo Iberanime Lisboa 2024.
O Cartaz do Iberanime LX 2024
O cartaz do Iberanime LX 2024 foi realizado por Edo Haruma, tal como já tinham sido os das edições de Lisboa e do Porto de 2023.
Nascido no México, mas radicado no Japão há muitos anos, Edo Haruma vive em Tóquio e é um animador, designer de personagens e storyboarder. Conceituado ilustrador de anime, do seu currículo faz parte a ilustração da série de animação One Piece. Mas os seus créditos estendem-se a várias animações para televisão, cinema e videojogos.
Edo Haruma esteve presente no Iberanime num workshop e em alguns painéis, para além de ser jurado no World Masters Grand Finale onde se escolheu o melhor cosplayer do mundo. A sua simpatia esteve bem visível para os vários fãs que o visitaram na zona de Meet & Greet.
Autores, Editoras e outros expositores
Foram inúmeros os autores/criadores presentes no Iberanime. Simpáticos, ávidos de contacto, fazem, sem dúvida, parte do colorido essencial deste evento, animando e encantando, de metro quadrado em metro quadrado, todos os visitantes.
Dos autores, decidi escolher duas criadoras portuguesas de manga.
Patrícia Costa recebeu-nos amavelmente no seu stand. Estava rodeada de fãs e tive de esperar pelo momento ideal para vos conseguir uma foto.
É a autora da consolidada série Crónicas de Enerelis da qual já saiu o quinto volume e confidenciou-nos que o sexto é publicado em Novembro ou Dezembro deste ano, iniciando-se com ele um novo arco de história.
Já Maru-N, que também nos recebeu no seu stand na “Vila dos Artistas”, é a criadora da série The Curse of the Fox Fire, da qual já foi editado o primeiro volume, sendo que o segundo ainda não tem data prevista de publicação.
Para além destas duas autoras de manga, escolhi destacar dois criadores cujo trabalho de qualidade é digno de nota. Devo, no entanto, dizer que muitos mais mereciam estar aqui representados.
Assim, saliento o trabalho de ilustração de Luís Figueiredo com um estilo muito próprio. Infelizmente, quando visitei o seu stand, o Luís estava a participar num workshop e não consegui falar com ele acerca do seu trabalho. Apesar disso, e a título de exemplo, deixo-vos aqui uma foto de uma das suas ilustrações.
Um trabalho que me encantou sobremaneira foi o de Tiago Geraldes e o da sua loja Little Badger. Para além de obras originais, o Tiago pega em personagens conhecidos de BD e dá-lhes um tratamento especial – misto entre cubismo e surrealismo – criando prints e T-shirts fantásticas. Muito me arrependo de não ter comprado uma!
Seguem-se fotos do autor e de exemplares do seu trabalho.
Use os botões para navegar entre as páginas do artigo.
Amante da literatura em geral, apaixonado pela BD desde a infância, a sua vida adulta passa-a toda rodeado de livros como editor. Outra das suas grandes paixões é o cinema e a sua DVDteca.