BD Vedras 2024

BD Vedras 2024

bd vedras 2024

BD Vedras 2024: exposições, conferência, lançamento de fanzine e concurso de BD e Cartoon em Torres Vedras.

A BD Vedras 2024 conta com edição da Clicando – Associação Cultural de Torres Vedras, com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras e Biblioteca Municipal de Torres Vedras e a colaboração da Cooperativa de Comunicação e Cultura e o Clube Português de Banda Desenhada.

O evento conta com 2 exposições. “Fanzines Portugueses” está patente entre 18 de maio (inauguração agendada para as 17h00) e 21 de junho na Sala de Exposições da Biblioteca Municipal. “O movimento de fanzines de banda desenhada teve o seu início em Portugal no início da década de 70, do século passado e beneficiou de algum abrandamento da censura, após o afastamento de Salazar em 1968, que se acentuou após a sua morte em 1970. O gosto pela leitura da BD e o desejo de divulgar bandas desenhadas originais levaram muitas pessoas e em especial muitos estudantes a editar fanzines. Para muitos, senão para a sua totalidade, era a única forma de, a custos reduzidos, conseguirem publicar, fora do circuito comercial, muitas das suas próprias histórias. Esta exposição pretende relembrar uma época única na história dos fanzines de banda desenhada em Portugal.” A exposição conta com conteúdos e arquivos pessoais de Carlos Ferreira e Venerando Matos, sendo o projeto e execução gráfica da autoria de Carlos Ferreira. Organizada pela Clicando e a Biblioteca Municipal, conta com o apoio da Câmara Municipal de Torres Vedras. No dia 1 de junho, realiza-se uma visita guiada à exposição pelas 17h30.

Por seu turno, na Sala de Exposições da Cooperativa de Comunicação e Cultura, sita na zona histórica de Torres Vedras, é inaugurada a exposiçãoVasco Parracho e a banda desenhada” pelas 17h00 do dia 25 de maio, patente até ao dia 21 de junho. A visita guiada à exposição está agendada para dia 1 de junho, às 17h45.

Quanto a lançamentos, no dia 18 de maio, pelas 18h00, é lançado o Impulso – Fanzine de banda Desenhada n.º 9, editado pela Clicando. O fanzine de banda desenhada Impulso nasceu em janeiro de 1973 e foi editado por alunos do Liceu Nacional de Torres Vedras. Passados 50 anos após o primeiro número, será lançado o nono na Sala de Adultos da Biblioteca Municipal (2.º andar).

Será também no 2.º andar da Biblioteca Municipal que, no dia 1 de junho, terá lugar a conferência “A Banda Desenhada e os Fanzines em Portugal”, pelas 18h00.

Nesse mesmo dia, às 17h45, será realizado o lançamento do Concurso de BD e Cartoon João Sarzedas – Torres Vedras.

Deixa um comentário