Jon Rohner

Jon Rohner

Jon Rohner

Jon Rohner, da autoria de Alfonso Font.

Em maio, a Arte de Autor publica Jon Rohner, da autoria de Alfonso Font. Inicialmente intitulada Jann Polynesia, esta série de aventuras do espanhol Alfoso Font, baseava-se na obra de autores como Jack London e Robert Louis Stevenson, sendo este último um dos personagens da banda desenhada.

A série começou a ser publicada em 1986, entre os números 59 e 62 da revista Cimoc, nos quais foi publicada a primeira banda desenhada da série, La isla de las voces. Font retomou a série a partir do número 98, já com o nome Rohner, com a estória Mi amigo Tusi-Tala.

Algumas das bandas desenhadas Rohner foram publicadas em Portugal na revista Selecções BD (1.ª série), entre os números 33 e 35, com os títulos Os dentes do tubarão (2.ª com o título Rohner), O meu amigo Tusi-Tala (1.ª com o título Rohner) e O sangue do vulcão (3.ª com o título Rohner). Estas 3 bandas desenhadas tinham sido, inclusivamente, compiladas em Espanha pela Norma no álbum Rohner: La Sangre del Volcán, no n.º 7 da sua coleção Pandora, em 1990. Aliás, seria no n.º 29 desta coleção que, em 1992, seria compilada Rohner: La isla de las voces, oficialmente rebatizando Jaan Polynesia.

As 4 últimas aventuras de Rohner foram publicadas entre dezembro de 1992 e maio de 1993, nos números 142 a 145 da revista Cimoc. Seriam compiladas pela Norma com o título Jon Rohner, Marino em 1994, no 1.º álbum da Colección Alfonso Font.

Curiosamente, em 2008, a Planeta DeAgostini reeditou a saga num único volume, também designado de Jon Rohner, Marino, sem incluir La isla de las voces, originalmente lançada como Jann Polynesia. É, precisamente, o material publicado pela Planeta DeAgostini que se encontra na edição portuguesa. Quanto à questão da não inclusão de La isla de las voces, a informação fornecida à Arte de Autor pelos detentores dos direitos do material da presente edição foi a de que Alfonso Font produziu essa banda desenhada num curto espaço de tempo, não tendo ficado agradado com o resultado.

Comandante de navio, aventureiro, sedutor… As aventuras de Jon Rohner, um marinheiro que sulca os mares do Sul na segunda metade do século XIX, estão cheias de emoção, exotismo, acção, crime, aventura e superstições… Alfonso Font, um dos nomes maiores da BD espanhola presta uma bela homenagem à literatura de aventuras, através do seu maior representante, o escritor Robert Louis Stevenson, ele próprio personagem central desta saga.

Alfonso Font, nascido em Barcelona em 1946, tem formação em Belas Artes. Começou a sua carreira com histórias soltas em revistas de BD espanholas, em particular nas da Editorial Bruguera. Ao longo dos anos 60 e 70, Font desenvolveu uma sólida carreira que rapidamente ultrapassou as fronteiras do seu país, tendo trabalhado para o mercado de BD nos EUA, em França e Inglaterra, em inúmeros títulos que iam desde westerns a histórias de guerra ou de terror. Nos anos 80,começa a escrever os seus primeiros argumentos, conhecendo o sucesso durante o grande 𝘣𝘰𝘰𝘮 da BD adulta espanhola com séries como Cuentos de un Futuro Imperfecto, El Prisionero de las Estrellas e Jon Rohmer, que fizeram dele um dos mais populares autores espanhóis daquela década. Desde então, continua o seu trabalho para os mercados internacionais, com grande destaque para Itália, já que é um dos principais desenhadores de Tex, um dos maiores sucessos dos fumetti, e continua ativamente a criar os seus próprios argumentos. Alfonso Font foi distinguido em 1993 com o Grande Prémio do Salón del Cómic de Barcelona, e em 1996 com o prestigiado prémio de carreira Yellow Kid.

Deixa um comentário