A Norte de Sul Nenhum

A Norte de Sul Nenhum

A Norte de Sul Nenhum

A Norte de Sul Nenhum, da autoria de Fernando Cabrita e João Mascarenhas.

Em abril, a cooperativa editorial A Seita publicou A Norte de Sul Nenhum, uma banda desenhada com argumento e ilustrações de João Mascarenhas a partir de poemas de Fernando Cabrita, cujo título remete para A Sul de Nenhum Norte de Charles Bukowski. A obra teve direito a uma exposição no Coimbra BD 2024 (cf. fotos aqui).

Khalid, um refugiado de guerra, encontrou alguma felicidade através da sua poesia, da música que toca no seu alaúde, e das rosas que cultiva, das quais retira essências para fazer perfumes e outros encantos que vende na cidade onde passou a viver, no Sul de Portugal. Estando longe da mulher que ama, tenta viver das memórias e dos prazeres que partilha com João, alguém que também fugiu aos horrores da guerra colonial. Depois de O Perigoso Pacifista, João Mascarenhas volta a juntar a música e a banda desenhada numa história que parte dos poemas de Fernando Cabrita para abordar o drama dos refugiados. Os direitos de autor desta edição serão entregues pelos autores a uma associação de apoio aos refugiados.

Fernando Cabrita é um advogado e escritor algarvio, que entre poesia, crítica literária e ensaio, já tem publicados cerca de cinquenta títulos em Portugal e em muitos outros países, com obra traduzida para castelhano, francês, russo, polaco e turco, e com poemas publicados em revistas literárias, blogues, antologias e coletâneas do mundo inteiro. A sua obra poética recolheu já numerosos prémios literários, entre os quais se destacam o Prémio Nacional de Poesia Mário Viegas em 2008, e o Prémio Internacional de Poesia Palabra Ibérica em 2011, e muito recentemente, em outubro de 2023, o Prémio de Poesia da Lusofonia Prof. Adriano Moreira. A sua poesia foi musicada pela cantora Viviane, pelos Entre Aspas e pelo Projecto Camaleão Azul. De 2015 a 2022, foi o organizador do Festival Internacional Poesia a Sul.

João Mascarenhas é autor e divulgador premiado de Banda Desenhada e ilustração. A sua personagem (e seu alter ego) O Menino Triste é publicada desde 2001, contando já com 4 livros. Outro trabalho seu, Butterfly Chronicles, uma BD de ficção científica, foi criada para suportes digitais de leitura. Tem sido exposto em vários continentes, participado em inúmeros projetos e editado vários fanzines, o último dos quais foi BDLPque reúne autores dos países da CPLP e venceu o Prémio Nacional de BD do Festival Internacional Amadora BD 2013 na categoria Fanzine e o Troféu HQ MIX 2014, no Brasil, na categoria Destaque Língua Portuguesa. O Perigoso Pacifista (2022), uma biografia do cantor Adriano Correia de Oliveira, foi o seu primeiro trabalho editado por A Seita. Posteriormente, foi publicado Burpszila (2023), com argumento de Luís Graça, na Escorpião Azul.

Deixa um comentário