O Fato Novo do Sultão, a adaptação da obra de Guerra Junqueiro para banda desenhada por André F. Morgado e Luiza Strauss.
Em maio, a Levoir editou o quinto livro da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD. A obra escolhida foi o conto O Fato Novo do Sultão de Guerra Junqueiro, adaptada por André F. Morgado e Luiza Strauss.
Este conto de Guerra Junqueiro está incluído na antologia Contos para a Infância, originalmente editada pela Typographia Universal de Thomaz Quintino Antunes, em 1887. De facto, Guerra Junqueiro tornou-se num pioneiro da literatura para a infância, em Portugal, ao traduzir e adaptar sete contos de Hans Christian Andersen. O Fato Novo do Sultão, cuja verdadeira origem remontará a antigos contos persas ou indianos assumiu-se como um dos contos mais lidos por milhares de crianças portuguesas sendo, ainda hoje, uma história incontornável nas escolas nacionais.
Em 27 de Maio, a Levoir e a RTP lançaram o volume 5 da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD a 27 de Maio. O Fato Novo do Sultão faz parte da coletânea Contos para a Infância de Guerra Junqueiro. O Fato Novo do Sultão conta a história dum Sultão, que por ser muito vaidoso vê-se envolvido numa burla. O sultão desperdiçava todos os seus haveres na compra de trajes. Em qualquer momento que a sua comparência fosse necessária, o Sultão não perdia ocasião para exibir um fato novo. Vivendo numa cidade por onde muitos estrangeiros passavam, a obsessão do Sultão despertou a atenção de dois homens que, disfarçados de tecelões, um dia decidiram visitar o rei. Disseram-lhe que tinham a habilidade de confecionar o tecido mais precioso que havia. A qualidade do vestuário feito a partir desse tecido residia no facto de o mesmo se tornar invisível aos idiotas e àqueles que não desempenhassem bem as suas tarefas.
Guerra Junqueiro nasceu em Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança, a 15 de setembro de 1850, e faleceu, em Lisboa, a 17 de julho de 1923. Cresceu no seio de uma família de lavradores abastados, tendo recebido uma educação inspirada em valores tradicionalistas e clericais, que, mais tarde, o levou a frequentar o curso de Teologia na Universidade de Coimbra. Licenciou-se em Direito em Coimbra, em 1873, durante um período que coincidiu com o movimento de agitação ideológica em que eclodiu a Questão Coimbrã.
André F. Morgado nasceu na cidade da Guarda, em Portugal, sendo licenciado em Pedagogia e especializado em Ensino Especial. Paralelamente às suas atividades enquanto docente, tem trabalhado, nos últimos anos, junto de várias faixas etárias para incentivar o interesse e gosto pela cultura, bem como cultivar o valor do pensamento crítico, social, científico e artístico. No que toca à banda desenhada, cocriou a editora Bicho Carpinteiro, atualmente revertida numa chancela da cooperativa editorial A Seita. Editou ainda Virar a Página – Antologia de BD, onde publicou 2 BD curtas, “O Piano das Vinte e Uma” (com Ronald Kaiser) e “Prisma” (com Kachisou). Na sua carreira enquanto argumentista de banda desenhada, destacam-se A Vida Oculta de Fernando Pessoa, ilustrada por Alexandre Leoni (originalmente lançado no Brasil em 2015 na editora SESI-SP, com edição portuguesa em 2016 na Bicho Carpinteiro, que reeditou ainda em 2018 a obra com uma edição especial), e O Infeliz Pacto de George Walden, ilustrada por Rodolfo Oliveira (A Seita, 2023). É o argumentista dos 2.º e 4.º volumes da coleção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, dedicados, respetivamente, à Farsa de Inês Pereira de Gil Vicente e à Carta a el-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil de Pêro Vaz de Caminha.
Luiza Strauss é uma ilustradora brasileira. Formada em Design Gráfico, desde 2015 que se dedica à ilustração e à animação. Atua, principalmente, na área da didática e animação de produções focadas no apoio à aprendizagem. Em paralelo, tem participado no desenvolvimento de curtas-metragens e séries animadas de ficção para televisão. Apaixonada por banda desenhada desde menina, participou em várias coletâneas como Mundos em miniatura, Longe de casa e O grande, gostoso, quente e húmido livro do sexo!, editados no Brasil em 2019 e 2020. Atualmente, trabalha numa produtora audiovisual, dando vida a personagens voltados principalmente para o público infantojuvenil.
O Fato Novo do Sultão (baseada na obra de Guerra Junqueiro)
ANDRÉ F. MORGADO, LUIZA STRAUSS
Coleção: Clássicos da Literatura Portuguesa em Banda Desenhada, vol. 5
Editora: Levoir
Páginas: 64, a cores
Encadernação: capa dura
Dimensões: 210 x 285 mm
ISBN: 9789896829346
PVP: 15,90€
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.