É Só Pele!

É Só Pele!

É Só Pele!, da autoria de Nina Jablonski, Holly Y. McGee e Karen Vermeulen.

Em abril, a Booksmile publicou o livro ilustrado É Só Pele!, da autoria de Nina Jablonski, Holly Y. McGee e Karen Vermeulen. Esta obra foi originalmente editada nos EUA, em 5 de setembro de 2023, pela Powers Squared.

Recomendado a partir dos 4 anos, esta obra conta a história da pele humana, numa tentativa de desmitificar conceitos da história recente do ser humano que estão na base do racismo. Aborda muitas questões que, certamente, serão apreendidas com diferentes graus de profundidade à medida que os leitores sejam mais velhos. Inclusivamente, após a narrativa, existe um segundo texto, destinado às crianças mais velhas, onde algumas das questões são mais exploradas.

Atendendo à crescente desinformação de que somos alvo diariamente nos mais diferentes tópicos, é importante abordar conceitos básicos, apoiados na ciência, cuja compreensão ajudarão à obtenção de uma maior harmonia no nosso planeta. E quanto mais precoce for a idade em que os conceitos são aprendidos, melhor!

A pele é um órgão espetacular. Não só é o maior, como é a primeira barreira contra as doenças. E vem em várias cores! Todos nós transpiramos, temos comichão, pelos e sinais. A pele que cobre o nosso corpo cumpre uma função importante para as defesas contra as agressões do exterior. Por vezes, é muito falada por causa da cor. Este livro explica os factos sobre a evolução da pele humana e, através de factos científicos, desmistifica a cor da pele. Afinal de contas, é só pele!

Dra. Nina Jablonski é antropologista e paleobióloga com diversas investigações sobre a evolução da cor de pele publicadas em revistas académicas como o Journal of the American Association (JAMA), a revista Nature, e a American Psychologist. É autora de vários livros, incluindo Living Color: The Biological and Social Meaning of Skin Color Skin: A Natural History. Também fez TED Talks, e apareceu em programas de televisão como o The Colbert Report e um podcast de Bill Nye, Science Rules!.

Dra. Holly McGee é historiadora na Universidade de Cincinnati. O seu trabalho como professora, investigadora e autora de estudos nas áreas de História Afro-Americana, Política Negra Comparada e História da África do Sul oferece perspetiva sobre as narrativas relativas à criação do termo «raça» e a proliferação do racismo na sociedade moderna. É fundadora de uma organização não lucrativa, a Associação Nacional de Professores Negros.

Karen Vermeulen é artista, ilustradora e professora na Cidade do Cabo, na África do Sul. Os seus trabalhos são alegres e inspiradores. Quando não está envolvida num projeto criativo, provavelmente está a brincar com o seu gato, Sir Henry.

Deixa um comentário